TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS - Sistemas de Banco de Dados

Por:   •  2/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.757 Palavras (12 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Curso Superior Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Atividade Avaliativa - ATPS Sistemas de Banco de Dados

 Prof. Edson Feitosa

                                                                              João Daniel - 1299197457

                                                                                   Pedro Cesar – 1298797430

                                             Luis Felipe – 3708633872

                            Renan Dutra – 6203104350

Sorocaba / SP

2013


João Daniel - 1299197457  

Pedro Cesar – 1298797430

Luis Felipe – 3708633872

Renan Dutra – 6203104350

ATIVIDADE AVALIATIVA - ATPS

Prof. Edson Feitosa

Atividade

Avaliativa:

ATPS

apresentado

ao        Curso

Superior

Tecnologia      em      Análise e Desenvolvimento de Sistemas      da

Faculdade Anhanguera de Sorocaba, como requisito para a avaliação da Disciplina Sistemas de Banco de Dados para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.

Sorocaba / SP

2013[pic 2]


ÍNDICE

Introdução        4

Desenvolvimento        5

Etapa 1        5

Etapa 2        9

Etapa 3        11

Etapa 4        14

Conclusão        24

Referências Bibliográficas        25

1.INTRODUÇÃO[pic 3]

        No desenvolvimento desta atividade procuraremos solucionar o problema da empresa LFLXZ que esta informatizando todo o processo gerencial de seu estacionamento, procurando estudar e desenvolver soluções para a estrutura do banco de dados que será utilizado pelo sistema utilizando o conceito de modelos de dados.

2.DESENVOLVIMENTO

ETAPA 1

PASSO 2

Comparativo entre a utilização de arquivos convencionais e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).

        Ambos possuem funções básicas de armazenamento de informações que são vitais, ligadas diretamente a um ou mais sistemas na qual necessitam desses dados para funcionar. Uma das primeiras diferenças é o tamanho ocupado por esses dados, tomando como exemplo um setor administrativo de uma empresa com diversos formulários, arquivos e documentos em papel que inevitavelmente com o passar do tempo irão se multiplicar necessitando de armários e outros locais para serem armazenados e a partir desse momento criando um espaço grande para cobrir se for necessário fazer uma pesquisa ou consulta em determinados arquivos, tomando tempo e criando a possibilidade de perdê-los ou danifica-los.

   

        Entretanto ao se utilizar um SGBD seus usuários já deverão possuir um conhecimento mais profundo para manipula-lo da maneira correta para que seu uso seja viável, porque há riscos de perda de arquivos com mau uso do SGBD que poderá comprometer a integridade de seus arquivos, sendo assim, pode-se considerar a implantação de um SGBD mais complexa. Mas se seguido todo o processo de manutenção e segurança do BD, seu uso se torna mais viável do que o uso de arquivos convencionais, diminuindo o tempo de interação com o sistema na busca e alteração dos dados, centralizando as informações e de uma forma mais organizado, ganhando espaço, tempo e confiabilidade.

PASSO 3

1.

        A modelagem de dados é o inicio da criação de um banco de dados que usa um conjunto de conceitos para representar a estrutura de um banco de dados. Seu desenvolvimento parte da criação das funções, relações e restrições entre os dados, buscando uma maneira de descrever o projeto de forma mais maleável, organizada e de fácil entendimento sobre as funções do sistema e do usuário, deixando a tarefa de criação do banco de dados mais clara. Nessa modelagem de dados, modelar é criar um modelo, antecipando o comportamento diante de seus usuários, as características do banco de dados e suas funcionalidades, visando abstrair informações desnecessárias para o usuário para simplificar a interação com o banco e recriar diferentes situações para prevenir erros de programação e de execução. Tornando esse um processo essencial para o desenvolvimento do BD e do sistema, buscando evitar falhas e gastos futuros. Existem diversos modelos de dados, entre eles estão o modelo de dados relacional, de Entidade Relacionamento, baseado em objetos, de dados semiestruturado, de dados em rede e o modelo de dados hierárquico.

2.

Modelo de dados

Modelo Relacional

        No modelo de dados relacional se utiliza tabelas únicas com um nome exclusivo, e cada tabela representa os dados e suas relações através de colunas com identificações únicas, e as tabelas também são chamadas de relações. O modelo relacional é baseado em registros assim como o banco de dados que também é estruturado em registros, sendo que cada tabela possui registros de um tipo especifico e cada um desses tipos define um numero fixo de atributos. Esse modelo é um dos mais utilizados atualmente, sendo que uma grande pare dos sistemas de banco de dados são baseadas no modelo relacional como o SQL por exemplo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (381.3 Kb)   docx (144.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com