TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS XML

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.190 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

Centro Universitário Anhanguera de São Paulo

Unidade Vila Mariana

ATPS – Linguagem Organização Transferência Dados Web





São Paulo 2015
Professor Edcleison Martinez Zanardi

Etapa 03

Introdução

Cada vez mais estamos guardando, compartilhando e utilizando dados armazenados utilizando XML. O sucesso se deve a possibilidade de, com uma maneira simples, podermos descrever nosso dados, de acordo com nossas necessidades,e a facilidade com que outros sistemas podem recuperá-los e utilizá-los com grande liberdade, e quase independente de tecnologias.

Em XML, marcamos nossos dados utilizando o mesmo conceito de tags,existentes em outras linguagens de marcação. A diferença de XML (embora não seja sua exclusividade) é que nós mesmo podemos definir as tags, de forma que as informações mantenham uma estrutura que guarda o sentido que nossos dados possuem na nossas aplicações.

Assim, se por exemplo, nossa aplicação consiste em um sistema para controle de uma loja, podemos ter uma tag “produto”, assim se armazenamos as informações dos nossos arquivos em um arquivo comum, de texto plano, podemos facilmente identificar cada produto: os dados de cada produto estarão entre uma tag de tipo “produto”, de abertura, e uma de fechamento.

Com XML podemos fazer com que nossos dados tenha um significado, uma semântica, mas, e se quisermos visualizar os dados? Nós não possuímos algo como um navegador para documentos HTML que automaticamente identique a estrutura do nosso documento, e saiba como esperamos visualizá-lo.  

Folhas de Estilo para documentos XML

A motivação para criação da XSL (Extensible Stylesheet Language) é justamente a solução para esta questão. A familia de linguagens XLS permite que você manipule arquivos XML gerando outros documentos, em formatos como HTML e PDF, e consiste de três linguagens.

- XSLT (XLS transformation) que permite transformar documentos XML em documentos HTML, por exemplo.

- A XSL Path que permite selecionar elementos de um arquivo XML, permitindo manipular os documentos XML com bastante liberdade.

- XLS-FO (XML Formatting Objects) que permite criar uma semântica de formatação para um documento XML.

Nós podemos pensar na XSL como uma forma de CSS (Cascading Style Sheets) para documentos HTML, e a seguir teremos uma visão geral do que podemos fazer com ela.

Tranformando documentos XML

A XLS Tranformations nos permite tranformar documento XML em outros documentos XML, ou documentos HTML. Com ela podemos manipular os dados de acordo com os valores, filtrar ordenar preparar os dados para exibição, adicionar elementos ou remover. A logica comum por trás da XLS é relativamente simples: para cada elemento XML nós definimos uma representação no documento de saída, embora, como dito, podemos incluir, ou remover elementos. Veja um exemplo:

Supondo que temos um documento XML como seguinte conteúdo:

 

    RAFAEL

    24

    5

 

 

    JOSE

    24

    5

 

Nós podemos utilizar um estilo XSLT para transformar este arquivo como a seguir:

Sala

 

   

     

     

     

   

   

     

       

       

       

 

     

   

 

NomeIdadeSemestre

E assim transformamos nosso arquivo em um documento HTML, que podemos abrir em qualquer navegador com suporte à XSL, obtendo algo como:

Sala

Nome Idade Semestre

Rafael 24     5

Jose    24     5

Entendendo XSL

Como isso é feito? Vamos entender. Na primeira linha do documento XLS foi utilizando o elemento . Ele tem o seguinte significado: vamos criar um modelo e aplicar a uma determinada parte, definida pelo nosso atributo “match”, como usamos uma barra, significa que estamos aplicando o nosso template a todo o documento.

O proximo elemento que desconhecemos é que queremos iterar sobre cada elemento aluno do nosso documento XML. Os comandos HTML já devem ser conhecidos, então é fácil, perceber que o que estamos fazendo é criar uma tabela, e assim, utilizando, novamente o comando select e o elemento conseguimos inserir os valores de cada elemento do tipo “aluno” do nosso documento em cada linha da nossa representação HTML.

Obviamento, o poder de XSL Transformations é muito maior que esse exemplo, mas podemos notar, como XSL consegue manter tão fácil quanto é lidar com arquivos XML recuperando suas informações em nossas aplicações, quanto formata-lo para exibir de uma forma agradável para as pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (96.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com