TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AVALIAÇÃO DE INTERFACES PARA APLICATIVOS EM SISTEMAS ANDROID

Por:   •  28/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.701 Palavras (15 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 15

AVALIAÇÃO DE INTERFACES PARA APLICATIVOS EM SISTEMAS ANDROID

Julie Munhoz Barbosa1, Gustavo Rissetti2

1 Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Santa Maria –Brasil

2Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha , São Vicente do Sul–Brasil

E-mails: lilasm8@gmail.com, gustavo.rissetti@iffarroupilha.edu.br

Resumo. Com a grande variedade de dispositivos móveis presentes no mercado, vários Sistemas Operacionais foram lançados, para melhor usufruir de todas as funcionalidades dos mesmos. Nesse sentido, a empresa Google lançou o sistema Android, sendo um dos sistemas mais consolidados e adotados para dispositivos móveis, possuindo vantagens como ser multitarefa, ter código aberto, além de ser compatível com diversos dispositivos. Porém, apesar da grande quantidade de aplicações disponíveis para Android, algumas apresentam deficiências na sua interface, em quesitos de usabilidade. Assim, este trabalho tem o objetivo de identificar como uma aplicação para sistema Android deve ser desenvolvida seguindo critérios de usabilidade.

  1. Introdução

No desenvolvimento de uma aplicação, não há preocupação apenas com o estudo de uma tecnologia nova, mas também com a necessidade de criar um aplicativo de software que tenha aceitabilidade e usabilidade.

 Para que um software seja bem sucedido, é preciso planejar a usabilidade do mesmo. Um dos fatores principais que podem levar ao sucesso de um sistema é a interface, que permite a interação direta com o usuário. Se uma interface é elaborada sem um projeto prévio e sem aplicação de regras de avaliação, tem grandes chances de o aplicativo não ser aceito pelo público-alvo, por isso existe a necessidade de aplicações de regras e diretrizes para o projeto de interfaces [De Souza 2011]. Isso tem sido bastante explorado para sistemas de uso geral, em aplicações para desktop, e também deve ser extensamente explorado para dispositivos móveis.

 A usabilidade pode ser obtida em qualquer ambiente, desde que o projeto de interface tenha sido produzido adequadamente. Assim, esse trabalho se justifica pela necessidade de estudo e aplicações de regras e diretrizes para melhorar as interfaces para dispositivos com sistema Android, pois essa modalidade de aplicações está em expansão no mercado, e muitas delas são difíceis de utilizar por não terem uma boa interação com o usuário.

 Este trabalho mostra algumas das características que uma aplicação para sistema Android deve possuir, com o objetivo de encontrar soluções de possíveis problemas de interfaces, baseados nos estudos de Jakob Nielsen, tais como definir corretamente a dimensão de um botão, tamanho das fontes e a cor adequada que será utilizada; interação do usuário com as telas, limitações da capacidade de armazenamento e processamento. Com isso, pretende-se que as interfaces existentes e a as que ainda estão por ser desenvolvidas possam atender a usuários novos que até então nunca tiveram contato com nenhum dispositivo móvel e também aos usuários que já conhecem e usam frequentemente.

 Para isso, algumas interfaces de aplicações existentes serão avaliadas, em busca de oportunidades de melhoras de possíveis problemas, baseados nas regras de avaliação e implementação de interfaces de Jakob Nielsen. Assim, poderá ser elaborado um estudo de modo a criar melhores interfaces que possam facilitar e melhorar a usabilidade dos aplicativos para este sistema operacional.

        O restante do texto está organizado da seguinte forma. A         Seção 2 apresenta o referencial teórico onde é relatado sobre a computação móvel e dispositivos móveis, além de informações sobre sistemas operacionais; a Seção 3 refere-se a conceitos de usabilidade e ergonomia, eficiência e eficácia, e demais aspectos relevantes quanto à usabilidade; a Seção 4 mostra a metodologia a ser utilizada neste estudo; a Seção 5 trata sobre a usabilidade em aplicativos para Android, utilizando dois aplicativos para ordens de serviço a serem avaliados para ilustrar o que foi pesquisado; por fim, a Seção 6 apresenta as conclusões e aspectos para trabalhos futuros.

  1.  Referencial Teórico

Com o surgimento da computação móvel foi fornecida a capacidade de acessar informações, aplicações e serviços de qualquer lugar a todo instante [Lecheta 2009]. Aplicações móveis se referem a sistemas de software que operam em dispositivos móveis. Elas trazem uma série de características que devem ser consideradas durante seu desenvolvimento, tais como: mobilidade, o dispositivo móvel, o usuário móvel e o contexto móvel [Dariva 2011].

 Mobilidade se refere ao uso de dispositivos móveis portáteis que têm como capacidade fornecer serviços para que usuários se conectem, obtenham dados e os forneçam a outros usuários e sistemas. Esses dispositivos móveis podem ser definidos como um computador portátil que o usuário pode carregar facilmente e que se comunica com outros dispositivos através de uma tecnologia de comunicação sem fio [Dantas 2009]. Exemplos de dispositivos móveis são os smartphones, tablets, notebooks, entre outros.

Apesar dos dispositivos possuírem funcionalidades capazes de fornecer serviços em qualquer hora e lugar, eles ainda possuem restrições quando comparados com os computadores de mesa, no que diz respeito a: processamento, memória, pouca duração da bateria, telas pequenas e interfaces de entrada de dados limitadas, assim, o usuário interage não somente com a aplicação, mas com todo o ambiente que o cerca [Dantas 2009]. Para essa interação, normalmente o usuário utiliza a própria tela dos dispositivos, com uso de interações gestuais.

  1. Usabilidade e Ergonomia

A ergonomia está na origem de usabilidade, pois, tem por objetivo, proporcionar eficiência, eficácia, saúde e bem estar do usuário, através da adaptação do trabalho ao homem, garantindo que dispositivos e sistemas estejam adaptados de maneira como o usuário pensa, comporta-se e trabalha, e assim proporcione usabilidade [Cybis et al. 2007].

 Duas expressões normalmente usadas no teste de usabilidade são usabilidade e experiência do usuário. De acordo com Nielsen (1993), usabilidade está associada a cinco atributos, os quais são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.4 Kb)   pdf (237.3 Kb)   docx (307.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com