TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo e Lógica de Programação

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  5.576 Palavras (23 Páginas)  •  1.955 Visualizações

Página 1 de 23

Algoritmos e lógica de programação

Aula 1

1. Algoritmos podem ser representados de maneira textual, por meio de pseudocódigo (portugol) ou mesmo com o uso de fluxogramas. Essas representações auxiliam que terceiros possam ler o seu algoritmo.

Dito isso, analise o seguinte algoritmo:

[pic 1]

Assumindo que a = 1 e b = 3, qual será o valor retornado pelo algoritmo?

Resposta incorreta.

Você acertou!

[pic 2]B. 1.5.

O algoritmo calcula a área de um triângulo retângulo. Sabendo que a = 1 e b = 3, e seguindo os passos do algoritmo, o valor retornado será:
área = (1*3)/2 = 1.5.


2. Algoritmos podem ser utilizados com a finalidade de auxiliar professores a determinar a média final de seus alunos.

O seguinte algoritmo recebe como entrada as notas nas três avaliações realizadas (n1, n2 e n3) e retorna a média final (mf) do aluno. Perceba que a média calculada é uma média ponderada que dá peso diferente a cada uma das avaliações:

[pic 3]

Se João teve as seguintes notas nas avalições:

n1 = 9.73​​​​​​​

n2 = 3.21​​​​​​​

n3 = 5.45

De acordo com o algoritmo, qual será a sua média final?

Você acertou!

[pic 4]A. 5.41.

Sabendo que n1 = 9.73, n2 = 3.21 e n3 = 5.45, e seguindo os passos do algoritmo, a média final de João pode ser calculada da seguinte forma: 
soma = 9.73 + 6.42 + 16.35 = 32.5.
mf = 32.5/6 = 5.4167.


3. Os algoritmos possibilitam estruturar de modo sequencial e lógico a execução de uma tarefa. Mas não é qualquer sequência de passos lógicos que é chamada de algoritmo. Os algoritmos precisam satisfazer determinadas condições.

Nesse contexto, analise as seguintes características:

I. Ser finito.

II. Ter um início.

III. Ter um fim.

É/são característica(s) necessária(s) a um algoritmo:

Você acertou!

[pic 5]D. I, II e III.

Um algoritmo deve apresentar estado inicial e estado final (previsível), bem como seguir uma sequência lógica e finita de passos, além, é claro, de produzir o fim desejado.


4. Situações envolvendo algoritmos podem surgir em diversos contextos, como, por exemplo, quando são utilizadas fórmulas matemáticas para resolver uma equação.

O algoritmo a seguir estabelece as etapas para se calcular o volume de uma esfera de raio r.

[pic 6]

Você acertou!

[pic 7]C. 33.49.

Sabendo que r = 2, e seguindo os passos do algoritmo, o volume retornado pelo algoritmo será:
volume = 4/3 * 3.14 * 8 = 33.4933.


5. Em fluxos condicionais, nem todos os passos de um algoritmo são executados.

Dado o seguinte algoritmo:

[pic 8]

Você acertou!

[pic 9]B. Linhas 1-5, linhas 7-9 e linha 12.

Para os valores dados, x = 1, y = 4 e z = 3, tem-se que x não é maior ou igual que y, logo, a linha 6 não será executada. Como y é maior que z, a linha 9 será executada, e o algoritmo passará para seu fim. Dessa forma, serão executadas as linhas 1-5, 7-9 e 12.


Aula 2

1. 

Algoritmos são uma importante ferramenta para especificar a solução de problemas. A escolha da forma de representação do algoritmo determinará seu detalhamento e a precisão da especificação. Escolha a alternativa que apresenta formas de representação de algoritmos (no contexto computacional) em ordem crescente de capacidade de detalhamento/precisão do algoritmo construído.

Você acertou!

[pic 10]B. Descrição narrativa; fluxograma; pseudocódigo.

A descrição narrativa é a forma menos detalhada/precisa de representar algoritmos; o pseudocódigo é a forma mais detalhada/precisa de representar algoritmos, ficando bem próximo do potencial de uma linguagem de programação.


2. 

Algoritmos são uma sequência de passos, finitos e bem definidos, utilizados para resolver algum problema. A utilização de um conjunto de palavras-chave para escrever o algoritmo é característica do(a):

[pic 11]C. pseudocódigo.

Existem várias formas de representação de algoritmos. As principais são: descrição narrativa, fluxograma e pseudocódigo. A primeira utiliza a linguagem natural para representar o algoritmo, não tendo nenhum tipo de regra ou palavra-chave; já a segunda representa os algoritmos utilizando um conjunto de símbolos gráficos; por fim, a terceira usa um conjunto de palavras-chave com seus respectivos relacionamentos para descrever um algoritmo. A linguagem de programação é o algoritmo já convertido para que o computador possa entender. O diagrama de sequência é útil na parte de documentação de software, descrevendo a sequência de funcionamento dele. Logo, nem a linguagem de sequência nem o diagrama de sequência têm relação com as formas de representação dos algoritmos. Das três formas de representação citadas anteriormente, o pseudocódigo é a que utiliza um conjunto de regras para descrever o algoritmo.


3. 

Fluxogramas são diagramas gráficos (desenhos) que podem ser utilizados para a representação de algoritmos. Analise as afirmativas a seguir e selecione aquela que NÃO se refere aos fluxogramas.

Você acertou!

[pic 12]B. São ambíguos e imprecisos.

Fluxogramas representam algoritmos de forma não ambígua e precisa.


4. 

Qual é o nome usado para a forma de representação de algoritmos expressos por meio de um diagrama gráfico com o uso de blocos (elipses, retângulos, paralelogramos e losangos) e setas de direção?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.3 Kb)   pdf (224.8 Kb)   docx (89 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com