TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos e Programação de Computadores

Por:   •  13/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.441 Palavras (6 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade de Estadual de Maringá

Departamento de Informática

Grafos: algoritmos

Disciplina: Algoritmos e Programação de Computadores

Professor: Luís Fernando Braga

Curso: Engenharia Química

Turma: 006

Discentes: Ahmed Husseinat           RA:95227

               Milena Ribeiro Rocha     RA:95221  

                 Rafael Manieri                    RA:

                 Vanessa Angelo             RA:95232

              Guilherme Tukasan         RA:

        

               

SUMÁRIO

Contextualização3

Linguagens de programação3

O que são algoritmos3

Algoritmos e computadores3

Propriedades básicas4

Texto deve ser finito4

Instruções elementares4

Sequência metódica e sequência de passos4

Sem parar5

Necessidade de prova de correção5

Tipos de algoritmos6

Pseudocódigo6

Descrição narrativa6

Fluxograma6

Diagrama de Chapin7

Referências bibliográficas8

Algorítmos

  1. contextualização
  1. Linguagens de programação

Nos dias atuais e com a evolução galopante da tecnologia, dificilmente encontram-se pessoas que nunca tenham utilizado um computador. Os propósitos podem variar bastante, seja para edição de textos, jogos ou atividades mais complexas. Já é difícil de imaginar nossas vidas sem o uso desta ferramenta.

Nesta atividade tão comum do cotidiano, para o programa funcionar e executar todas as tarefas exatamente como comandadas, o computador simplesmente segue as instruções passadas para ele. E para realizar essa interpretação entre homem e máquina, foram desenvolvidas as linguagens de programação, e essas escritas utilizam uma lógica para serem escritas.

  1. O que são algoritimos

Um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa. Ou seja, é “receita” que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa, explicando como fazer para executar a tarefa.

  1. Algoritmos e computadores

O conceito de algoritmo envolve quatro itens: dados de entrada e saída, a própria receita do algoritmo e o meio de suporte onde ele executa. No caso de algoritmos que executam em computadores, esses quatro itens são realizados de forma mais específica:

• Dados de entrada: podem ser materializados através do teclado, do mouse, ou lidos de um arquivo preparado com antecedência.

• Dados de saída: normalmente são comunicados através de um monitor, de uma impressão, ou podem ser escritos em arquivos de saída que serão examinados posteriormente.

• Meio de suporte: obviamente é todo o hardware do computador, onde o programa executa.

• Receita do algoritmo: é o software, ou seja, são os programas que executam no computador. Esses programas, resumidamente, são receitas escritas numa linguagem de máquina, que o hardware do computador pode interpretar diretamente, executando as instruções nas ordens especificadas.

  1. Propriedades básicas
  1. o texto deve ser finito

É uma precaução básica para evitar algoritmos “triviais”, esses textos, via de regra, residem em arquivos armazenados no disco rígido. É claro que devem ser finitos, uma vez que a capacidade dos discos é limitada.

  1.  Instruções elementares

O texto do algoritmo deve ser composto apenas por instruções elementares, sendo estas, exatamente aquelas instruções que podem ser corretamente interpretadas e executadas por um computador.

Cada arquitetura de computador define seu particular conjunto de instruções elementares válidas, para executar um algoritmo em máquinas diferentes existem, hoje, linguagens de alto nível, chama de linguagem de C, conhecida como C++.

  1. sEQUÊNCIA METÓDICA E SISTEMÁTICA DE PASSOS

Em particular, deve-se sempre especificar a instrução inicial. Se nada for dito em contrário, esta será sempre entendida como a primeira instrução da sequência dada. Após cada instrução do algoritmo, deve estar claro qual deve ser a próxima instrução a ser executada na sequência. Se nada for dito em contrário, a próxima instrução na ordem da sequência dada será sempre entendida como a próxima instrução a ser executada.

Essa propriedade é automaticamente garantida quando escrevemos algoritmos em uma linguagem de programação. Ou seja, a própria sequência que compõe o texto já indica precisamente a ordem de execução das instruções. Algumas instruções ao longo do texto têm também o papel de influir na ordem de execução das instruções, especificando desvios para instruções adiante, ou atrás, na sequência. Obviamente, o processo de compilação mantém a ordem de execução especificada originalmente.

  1. sempre parar

O algoritmo deve sempre parar, após começar a executar com um conjunto válido de dados de entrada. Isto é, uma vez iniciada a execução, sempre se alcançará uma das instruções de “pare” espalhadas ao longo do texto da receita. Esta é uma propriedade crucial. Não se deseja que o algoritmo fique executando indefinidamente, após iniciado com dados de entrada válidos. É também, muitas vezes, uma propriedade difícil de garantir que esteja sendo satisfeita. No entanto, se não for satisfeita, a receita não poderá se classificada como um algoritmo legítimo.

O desafio está no fato de que o texto do programa, por si só, não deixa claro se a propriedade de terminação está ou não sendo obedecida. Se não estiver, então, para algum conjunto de dados de entrada válidos o programa vai executar indefinidamente, sem parar. É o que se conhece como “loops” de programação. Detectar esses casos, e corrigi-los, é uma tarefa que pode se provar delicada e árdua.

  1. Necessidade de prova de correção

O processo algorítmico de resolução de problemas envolve os seguintes passos básicos:

1. Entender o problema a ser resolvido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (260 Kb)   docx (364.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com