TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.008 Palavras (13 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

SUPERMERCADOS T&F

Modernização da rede de computadores

Polo Unip Santa Maria da Vitória-BA

2016

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

SUPERMERCADOS T&F

Modernização da rede de computadores

Caros Henrique Cardoso Borges

Ra: 1628100

Curso: Análise e desenvolvimento de Software

Semestre: II

Polo Santa Maria da Vitória - BA

2016

RESUMO

Este trabalho buscou sanar problemas enfrentados pelo supermercado T&F  através da modernização tecnológica de sua estrutura lógica e física de rede de computadores, onde foram apresentadas possíveis soluções para problemas do cotidiano. Problemas esses que vão desde conexão à internet até uma má escolha de topologia de rede para atender as necessidades de um supermercado em ampla expansão.  Foi sugerido uma configuração de hardware, dentre eles: switchers, data centers, roteadores, access points, servidores,  os quais são suficientes para suportar softwares e tráficos de rede que, no dia a dia, irá ajudar o supermercado T&F a expandir seus negócios sem se preocupar com os futuros possíveis problemas que um gargalo tecnológico possa vir causar. Além dos softwares, hardwares, topologias e estruturas de rede, foi sugerido ao restaurante que adote a cultura de capacitar seus funcionários sobre a forma, correta e segura, de utilização da tecnologia da informação para não expor dados confidenciais do supermercado a riscos desnecessários. Foi sugerido a contratação de uma empresa especializada em sugurança digital, a qual será responsável pela capacitação dos empregado e pela parte de segurança da informação.  


SUMÀRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        DESENVOLVIMENTO        7

2.1        HARDWARE        7

2.1.1        SMARTPHONE PARA GESTÃO DA ÁREA DE ESTOQUE.        8

2.1.2        DISTRIBUIÇÃO SINAL WIRELESS        8

2.1.3        SERVIDOR        9

2.1.4        DESKTOP        10

2.1.5        SWITCHES        11

2.2        CONFIGURAÇÃO        11

2.2.1        SERVIDOR DHCP        12

2.2.2        SERVIDOR DNS        13

2.2.3        SERVIDOR HTTP/WEB        13

3        CONCLUSÃO        15

4        REFERÊNCIAS        16

  1. INTRODUÇÃO

Com o avanço tecnológico e as possibilidades que o mesmo proporciona às empresa, ser competivo, independente de qual ramo de atividade financeira a empresa atue, tornou-se uma necessidade que a mesma reinvente-se e acompanha a evolução das tecnologias de ponta, visto que é sabido que um número cada vez maior de empresas buscam, de forma intença, novos mecanismos e técnicas que as ajudem no processo de gestão adminstrativa e tecnologia da informação para obter um maior crescimento e desenvolvimento sustentável ao longo do tempo.

Com a disseminação das grandes redes varegistas, que investem vultuosa somas de dinheiro em tecnologia, tornou-se essensial para supermercados de pequeno e médio porte, que querem sobreviver à concorrencia desses hipermercados, a aquisição de sistemas e equipamentos cada vez mais robustos, que auxiliam, desde a gestão adminstrativa, compra, controle financeiro, controle de estoque, segurança digial, até o atendimento ao cliente final, tornando a empresa mais eficiente como um todo.

Como supracitado, investimentos em tecnologia tornaram-se essencial, e inevitavelmente, junto a todo esse avanço, vieram suas vulnerabilidades. Alem dos desafios comuns para um supermercado, concorrencia, controle financeiro, controle de estoque, lado a lada à modernição tecnológica de um superemrcado veio a necessidade da segurança da informação, o que a algum tempo deixou de ser algo acessório, quase que sem atenção no mundo corpotativo, tornou-se primeira necessidade quando tratamos de tecnologia em uma empresa.

Assim, este trabalho busca definir recursos mínimos de hardware e apresentar soluções para problemas do supermercado T&F através de um sistema de informação que irá ajudar a sanar dificuldades de gestão de diferentes segmentos do superemrcao, tal como, atendimento ao cliente, e gerenciamento de níveis de controle de estoque, financeiro, admisntrativo e de marketing até problemas com a segurança da informação, evitanto assim possíveis vazamentos de dados que possam prejudir a empresa de alguma esfera, seja ela econômica, social ou jurídica.


  1. DESENVOLVIMENTO

  1. HARDWARE

Vivemos um momento em que a modernização dos sistemas de informação se torna necessário cada vez mais em um menor curto espaço de tempo. Saber identificar quais hardware’s são necessários para desempenhar determinada atividade é essencial. A escolha da estrutura física que garante o desempenho dos sistemas, pode se tornar um grande inconveniente para a empresa caso o mesmo seja escolhido de forma leviana, podendo tanto pecar pela falta, com sistemas lentos que podem levar a prejudicar atendimentos e a imagem da companhia perante o cliente, como pecar pelo excesso, que pode gerar gastos desnecessários, desfalcando assim o caixa da empresa, que poderia ter esses recursos melhor investidos em algo que seja mais interessante naquele determinado momento. A solução para este tipo de problema é seguir alguns pré requisitos básicos que envolvem os seguintes procedimentos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (178 Kb)   docx (24.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com