TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  3/11/2023  •  Trabalho acadêmico  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios – Análise e Projeto de Sistemas – Aula 08.09.2023

1 – Qual o conceito de Sistema ?

 É um conjunto integrado de componentes regularmente inter-relacionados e interdependentes criados para realizar um objetivo definido, com relações definidas e mantidas entre seus componentes e cuja produção e operação como um todo é melhor que a simples soma de seus componentes.

2 – Qual o conceito de Sistema de Informação ?

Conceito de Sistema de Informação é aplicável a todo mecanismo projetado com a finalidade de coletar, processar, armazenar e transmitir informações, de maneira a facilitar o acesso de usuários interessados, solucionando problemas e atendendo suas necessidades.

3 – O que é Dado e o que é Informação ?

Dado é uma representação bruta de fatos, números, textos, imagens, etc., que por si só não têm significado.

Informação é o dado processado e organizado de forma a ter significado, sendo útil para tomada de decisões ou compreensão de algo.

4 – Qual o objetivo de um Sistema de Informação ?

O objetivo de um Sistema de Informação é coletar, armazenar, processar e disponibilizar dados de forma organizada e acessível para apoiar a tomada de decisões e facilitar a gestão eficiente de uma organização ou atividade.

5 – Qual o conceito de Abstração ?

Abstração é o processo de simplificar informações complexas, destacando os aspectos mais importantes e ocultando os detalhes menos relevantes, a fim de facilitar a compreensão ou o uso dessas informações. É uma forma de representação simplificada ou generalizada de algo.

6- O que é Herança ?

Herança é um princípio fundamental na programação orientada a objetos que permite que uma classe (ou tipo de objeto) herde características e comportamentos de outra classe. A classe que é herdada é chamada de classe pai ou superclasse, e a classe que herda é chamada de classe filha ou subclasse. A subclasse pode adicionar ou modificar comportamentos da superclasse, mas também herda todos os comportamentos que não foram explicitamente alterados. Isso promove a reutilização de código e ajuda a organizar hierarquicamente os objetos em um programa.

7 – Qual o conceito de Encapsulamento ?

Encapsulamento é um dos quatro pilares da programação orientada a objetos (junto com herança, polimorfismo e abstração). Ele se refere ao princípio de esconder os detalhes internos de um objeto e expor apenas as partes que são relevantes para o mundo exterior. Isso é feito através do uso de classes e interfaces, que fornecem uma camada de proteção para os dados e métodos de um objeto.

Em termos simples, encapsulamento significa agrupar os dados (atributos) e comportamentos (métodos) de um objeto em uma única unidade, e controlar o acesso a esses elementos de forma apropriada. Isso ajuda a prevenir acesso não autorizado e a manter a integridade dos dados, promovendo assim a segurança e a consistência no código.

8 – O que é Polimorfismo ?

Polimorfismo é um princípio da programação orientada a objetos que permite que objetos de diferentes tipos sejam tratados de maneira uniforme. Isso significa que um mesmo método pode se comportar de maneiras diferentes em diferentes tipos de objetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (67.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com