TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  27/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.018 Palavras (13 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 13

  Unidade: Anhanguera Joinville

  Curso: Analise e Desenvolvimento de Sistemas

  Nome: Lucas Oliveira da Silva                             RA: 2485710982

              Ronaldo Cesar Alves Nogueira                RA: 2485817251          

              Niki Moretti                        RA:                

              Carlos Eduardo Barcelos Amaral             RA: 4999595964

Relatório 01: Tipos de Sistemas Operacionais

Disciplina: Sistemas Operacionais

                                                                  22/04/2015

Joinville/SC

INTRODUÇÃO

   O uso dos sistemas operacionais atualmente é essencial para o desenvolvimento de uma empresa, pois a tecnologia hoje é fundamental para concorrência no mercado, e também para auxiliar com cada vez mais agilidade a solucionar aos determinados problemas que fazem parte do dia a dia de qualquer empresa. E para o funcionamento de quaisquer sistemas de computação os sistemas operacionais são fundamentais. Os principais sistemas operacionais que dominam o mercado atualmente são o Windows fabricado pela Microsoft, que é o sistema mais popular e acessível no mundo atualmente, logo atrás vem o Mac da Apple, com um sistema operacional de uma qualidade excepcional e um dos sistemas considerado dos mais seguros do mundo, e por ultimo o Linux que é um software livre, onde o usuário pode ter todo acesso aos recursos de seu sistema e assim aperfeiçoa-lo. Linux que originalmente não tinha sido criado para um objetivo de um sistema portátil, hoje em dia o Linux é um dos núcleos de sistemas operativos mais portáteis. E nos sistemas operacionais existem os servidores que é onde compartilha toda a informação de uma determinada empresa, e os desktops que são os locais de trabalho, onde se desenvolve a parte operacional da empresa. Todas essas informações serão abordas nos textos a seguir. 

2.0- SISTEMAS OPERACIONAIS PARA SERVIDORES

2.1- Sistemas Operacionais Windows Server 2008

   Atualmente os sistemas Windows Server 2008 e o sistema Windows Server 2008 R2 são os sistemas mais avançados do Windows Server, por isso é o mais recomendado no mercado. Uma nova versão do Windows Server foi lançada o Windows Server 2012, mas não obteve o mesmo sucesso no mercado que a versão de 2008. Com o Server 2008 que foi originalmente projetado para movimentar a nova geração de redes, aplicativos e serviços à web, pode se desenvolver distribuir e gerenciar experiências de usuários e aplicativos além de fornecer uma infraestrutura de rede altamente segura, assim aumentando cada vez mais a eficiência tecnológica e valorizando cada vez mais a organização.

   O Windows Server 2008 trás muitas novidades que o seu antecessor, o Windows Server 2003, onde ocorreu um aperfeiçoamento trazendo muito mais tecnologia como o aumento da segurança na rede de computadores, aumento significativo na produtividade do software assim reduzindo cada vez mais a sobrecarga administrativa, entre as novidades do Windows Server 2008 são o gerenciador de servidor que tem a função de permitir ao usuário exibir e gerenciar virtualmente todas as informações e ferramentas que afetam a produtividade do servidor de uma determinada empresa. Entre as principais funções de um gerenciador de servidor são:

  • Visualizar e fazer alterações em funções e recursos do servidor instalados no servidor.
  • Executar tarefas de gerenciamento associadas ao ciclo de vida operacional do servidor, como iniciar e interromper serviços e gerenciar contas de usuários locais.
  • Executar tarefas de gerenciamento associadas ao ciclo de vida operacional das funções instaladas no servidor.
  • Determinar o status do servidor, identificar eventos críticos e analisar e solucionar falhas ou problemas de configuração.
  • Instalar ou remover funções, serviços de função e usando uma linha do comando do Windows.

   A novidade do gerenciador de servidor do Windows Server 2008 é o novo console de gerenciador de servidor que facilita o gerenciamento e proteção de varias funções de um servidor de uma empresa oferecendo uma única fonte para gerenciar a fonte do servidor e as informações do sistema exibindo o status do servidor, identificar problemas nas configurações das funções de servidor e gerenciar todas as funções instaladas no servidor. E com o novo gerenciador de servidor do Server 2008 os administradores não precisam mais executar o assistente de configuração de segurança antes de implantar servidores, pois todas as funções do servidor estão padronizadas com as configurações de segurança recomendada e já estão automaticamente prontas para serem implantadas, instaladas e devidamente configuradas. Para o uso do gerenciamento de servidores é necessário o conhecimento de todas as funções como a terminologia, os requisitos de todas as funções e tarefas cotidianas de um gerenciamento de servidor.

   No Windows Server 2008 agora existe a possibilidade de os administradores optarem por instalar um ambiente mínimo que evita sobrecarga extra, este tipo de instalação é chamado de núcleo de servidor que tem como objetivo principal diminuir o trabalho administrativo e limitar os riscos de segurança. Com o núcleo de servidor ele oferece três benefícios importantes como:

  • Reduzindo a manutenção de software necessária.
  • Reduzindo o gerenciamento necessário.
  • Reduzindo a superfície de ataque.

   A instalação de núcleo de servidor é geralmente usada em organizações onde há muitos servidores onde precisam executar tarefas somente dedicadas, ou em ambientes em que os quesitos de alta segurança exigem uma superfície de ataque mínima do servidor.

2.2-Principais Funções do Windows Server 2008

   Uma função do servidor descreve a principal função do servidor, cada função possui um ou mais descritos como subelementos de uma função. As funções a seguir estão todas disponíveis no Windows Server 2008.

Função serviço de Certificado do Active Directory: No Windows Server 2008 essa função fornece serviços personalizáveis para a criação e gerenciamento de certificados de chaves publica usado em sistemas de segurança de software que empregam tecnologia de chave publica.

Função Serviços de Federação do Active Directory: é uma função que pode se usar para se criar uma solução de acesso a identidades que seja segura, altamente extensível na internet capaz de operar em varias plataformas, inclusive em ambiente Windows e não-Windows.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (182.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com