TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  21/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 O QUE SÃO AS TÉCNICAS DE 4ª GERAÇÃO 5

2.1 COLETA DE REQUISITOS 5

2.2 EVOLUÇÃO 5

2.3 VANTAGENS 6

2.4 DESVANTAGENS 6

2.5 EXEMPLO – UTILIZAÇÃO DO MODELO: E-COMMERCE 7

3 PHP, SQL E AS TÉCNICAS DE 4ª GERAÇÃO 8

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho aborda os conceitos aplicados para que um software possa ser desenvolvido com qualidade e eficiência usando o Modelo de Processo de Software de 4ª geração.

São objetivos deste trabalho, com base no que foi aprendido, explicar as características, descrever a evolução, dar exemplo, e apresentar as vantagens e desvantagens do Modelo de Processo de Software de 4ª geração;

2 O QUE SÃO AS TÉCNICAS DE 4ª GERAÇÃO

O Modelo de 4ª geração, ou mais conhecido como o termo “técnicas de quarta geração” (4GT) abrange um conjunto de ferramentas que possibilitam que o desenvolvedor especifique características do software em nível elevado. A ferramenta então gera automaticamente o código fonte, tendo como base a especificação do desenvolvedor.

A grande dificuldade em se aplicar este modelo é que nem todas as aplicações possíveis de desenvolvimento são aplicáveis nas ferrasmentas existentes para este modelo.

4GT – Modelo

Fonte: Jean Felipe - Unesp.br (2013)

2.1 COLETA DE REQUISITOS

A técnica inicia-se com uma etapa de coleta de requisitos. Idealmente, o cliente descreveria os requisitos e estes seriam diretamente traduzidos num protótipo operacional. Mas isso pode nem sempre ser possível. O cliente pode não ter certeza daquilo que é exigido, ser ambíguo ao especificar fatos que são conhecidos e pode ser inviável especificar as informações de maneira que uma ferramenta 4GT possa receber.

2.2 EVOLUÇÃO

Os modelos de processo de software apresentados durante a década de 70, cujo o modelo em cascata é um bom representante, possuíam longos períodos de desenvolvimento e muitas vezes os requisitos do sistema se alteravam antes do fim do processo. Os desenvolvedores de software necessitavam de um modelo mais ágil que permitisse um tempo de desenvolvimento mais curto e a mudança dos requisitos durante o processo.

Nos anos 80 os trabalhos de Barry Boehm (modelo de processo em espiral) e Tom Gilb (modelo de processo evolucionário) serviram de base para uma metodologia chamada de Rapid Iterative Production Prototyping (RIPP), criada por Scott Shultz. James Martin estendeu o RIPP agregando valores de outros processos tornando-o maior e mais formal sendo assim denominado de RAD – hoje também chamados de ferramentas de técnicas de 4ª geração.

O termo 4GL (linguagem de programação de 4ª geração) foi usado primeiramente por James Martin em seu livro publicado em 1982 "Applications Development Without Programmers" para se referir a estas linguagens não-procedimentais e de alto-nível.

2.3 VANTAGENS

A vantagem mais significativa na utilização desta técnica é que o tempo é extremamente reduzido no desenvolvimento de software quando este modelo é aplicado. Profissionais que tenham grande habilidade em conhecer o negócio proposto no projeto, e com muita experiência na ferramenta, poderão apresentar resultados esperados em curto prazo e níveis desejáveis de qualidade.

2.4 DESVANTAGENS

O código produzido utilizando esta técnica é ineficiente e pode ficar aquém das espectativas de qualidade.

As 4GL não são tão mais fáceis de usar do que as linguagens de programação comuns.

A manutenibilidade em sistemas usando 4GL ainda é questionável.

2.5 EXEMPLO – UTILIZAÇÃO DO MODELO: E-COMMERCE

Uma das maiores utilizações desta técnica é na elaboração de lojas virtuais, ou mais conhecidas como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (14.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com