TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Estruturada de Sistemas

Por:   •  17/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.030 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

Análise Estruturada de Sistemas:

Relatório sobre a importância do documento de especificação para a Análise de Estrutura.

Quais as principais ferramentas que os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas usam como apoio.

Identificamos por meio de pesquisas na internet, quais os principais métodos de comunicação usados pelo analista para obtenção de informações sobre um determinado projeto, afim de facilitar ou não a necessidade do negócio a ser aplicado o software.

2 – ANÁLISE ESTRUTURADA DE SISTEMA

2.1 - Relatório sobre a importância do documento de especificação

Anderson Donizete Batista

Passo 1 – Relatório Indivídual

Pelo que tenho lido sobre o assunto, eu acho que a especificação é extremamente importante para o desenvolvimento / criação de um processo de desenvolvimento de software como um "Diagrama de Fluxo de Dados - DFD", onde o mesmo consiste nos procedimentos e nas interfaces entre eles, mas e sobre o seu conteúdo? É baseado nisso que entra as especificações ou processo de especificação, o que pode ser descrito da seguinte forma: narrativas, tabelas de decisão, português estruturado, árvores de decisão , fórmulas matemáticas e certas combinações de acima descritas. Especificando um processo começa com sua nomeação, mas é na descrição do processo que o analista tem de cumprir para atingir o objetivo de alcançar um processo de especificação completa, clara e não redundante . O documento de especificação de um software contém todos os requisitos funcionais e de qualidade de software, incluindo as capacidades do produto, recursos, benefícios e critérios de aceitação. Este documento serve como um meio de comunicação entre o designer ou projetista e o usuário do software, afim de estabelecer um acordo sobre o software desejado. Evite durante o desenvolvimento do documento decisões do requisito do projeto sejam tomadas. Assim, dada a importância do documento de requisitos no processo de desenvolvimento de software, é essencial que este documento esteja organizado a reforçar os requisitos de compreensão e legibilidade, evitando problemas e erros que ocorram durante a fase de implementação do software.

Fernando Aparecido Sanches Manzano

Passo 1 – Relatório Indivídual

O documento de especificação de um sistema deve seguir os seguintes critérios para que a construção de um sistema ocorra de forma que possa ajudar na criação , manutenção e econômia do projeto .

- Gráficos : Permitem representar a informação de forma concisa e compacta .

- Suporte adicional de detalhe textual : deve ser utilizada uma quantidade suficiente de texto para tornar o modelo claro , preciso e completo .

- Passivel de fraccionamento : São capazes de transmitir convenientemente muita informação . Esta estrutura possibilita a consulta de um dado aspecto sem ser necessário conhecer todo o sistema .

- Redução de complexidade : Muitos sistemas são complexos , sendo necessário decompor essa complexidade em partes mais simples .

- Focalização em perspectivas específicas : Um sistema complexo necessita de ser visto de mais do que uma perspectiva .

- Absorvível em grandes partes : Deve apresentar uma quantidade moderada de informação , sem se aprofundar em extremos de complexidade ou simplicidade .

- Mais barato de construir do que a coisa real : O fracasso de alguns sistemas , construídos sem recorrer a metodologias de análise ,tyornam a construção de modelos numa economia de tempo e dinheiro durante toda a vida do projeto .

2.2 - Principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos:

JUDE / Professional

É apropriado para o uso do negócio, modelos de grande porte, e criação de documentos. Ele fornece a capacidade de mesclar projetos Judas, descrições de casos de uso, orientação para a criação de diagrama de classe, de entrada e saída dos modelos de / para arquivos XML, copiar e colar funções em formato vetorial ( EMF ).

Enterprise Architect (EA)

É apropriado para o alinhamento da estratégia de TI e planejamento com os objetivos de negócio da empresa , otimização da gestão da informação , responsabilidade estratégica de longo prazo para os sistemas de TI da empresa , promoção da infra-estrutura e aplicações compartilhadas para reduzir custos e melhorar os fluxos de informação , certifica-se de que os projetos não duplicam funcionalidade ou divergem entre si e as estratégias de negócios e de TI , trabalha com soluções de arquiteto para fornecer uma solução corporativa baseado no consenso de que é escalável, flexível e em sincronização com sempre mudando necessidades de negócios , gestão dos riscos associados com os ativos de informação e de TI através de normas e políticas de segurança adequadas , participação direta ou indireta no desenvolvimento de políticas, normas e diretrizes que orientam a seleção, desenvolvimento, implementação e uso da Tecnologia da Informação dentro da empresa e constroi conhecimentos e habilidades empregado em áreas de especialização.

Microsoft Visio

É um aplicativo para criação de diagramas para o ambiente Windows. Pode ser utilizado para gerar diagramas de diversos tipos, como organogramas, fluxogramas, modelagem de dados (usando UML ou outra notação gráfica qualquer), diagramas de redes, plantas baixas, cartazes, etc.

O Visio está disponível em duas edições: Standard e Professional. A interface é idêntica, mas a edição "profissional" oferece recursos automatizados para diagramas mais avançados, além da funcionalidade de integração com dados de outros aplicativos, que podem ser apresentados graficamente.

O produto foi desenvolvido pela Visio Corporation,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (18.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com