TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Estruturada de Sistemas

Por:   •  12/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADE ANHANGUERA

MARIA JOSÉ DE SOUZA SANTOS

LEONARDO SHIROMA

JORDELINO MARTINS

ERIC ADAMS GOMBATA LEMOS

ALYSSON FREITAS

CAIO WILLIAN SANTOS

Atividade Prática Supervisionada

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

FACULDADE ANHANGUERA

MARIA JOSÉ DE SOUZA SANTOS - 7093571062

LEONARDO SHIROMA - 7245600352

JORDELINO MARTINS - 7092578021

ERIC ADAMS GOMBATA LEMOS - 7089580090

ALYSSON FREITAS - 7247594020

CAIO WILLIAN SANTOS - 1299700981

Atividade Prática Supervisionada

Atividade de Análise Estruturada de Sistemas, com solução de problemas impostos na ATPS

Prof° Fabio Antonio.

SÃO BERNARDO DO CAMPO

2013

As principais ferramentas que apoiam os profissionais de Análise e Especificação de Sistemas na organização dos requisitos iniciais do problema.

O levantamento de requisitos e a etapa do desenvolvimento do sistema de informação responsável por identificar e modelar as atividades do negocio a serem atendidas pelo sistema, o que a torna uma atividade cada vez mais relevante.

Existem várias ferramentas para levantamento de requisitos, mas todas têm por objetivo tornar mais compreensível as linguagens de negócios, já que muitas vezes não se entende desde o inicio todas as necessidades do sistema.

Uma boa forma de se começar um projeto é perguntando para o cliente duas informações básicas: o que o sistema deve faze; o que deve gerar.

São muitas as ferramentas que podem ser usadas para elaboração de um sistema, como levantamento do ponto de vista, entrevista, prototipagem, etnografia e workshops.

  • Levantamento do ponto de vista

Nada mais é que verificar com todas as partes interessadas no sistema o que elas realmente pretendem ganhar com a implantação do sistema, tendo que muitas vezes pontos de vista de usuários diferentes sobre um mesmo problema pode levar a uma solução em comum para as partes, economizando tempo e dinheiro no projeto.

A etapa de documentação do ponto de vista tem por objetivo refinar a descrição dos pontos de vista e serviços identificados.

  • A entrevista

E uma das técnicas mais simples de se utilizar e produzir bons resultados na fase inicial de obtenção de dados do projeto, mas o entrevistador deve domar alguns cuidados, como dar espaço para que o entrevistado exponha suas ideias fazendo perceber que e realmente importante, e suas informações serão utilizadas, com que a entrevista não fique muito longa e cansativa, e ter sempre um roteiro para que as discussões não o tirem do foco da entrevista.

Após a entrevista é necessário validar se o que foi documentado pelo analista está de acordo com a necessidade do usuário.

  • Prototipagem

Prototipagem significa elaborar um protótipo expondo ao usuário as partes mais criticas do sistema. Implementando de forma rápida pequenos subconjuntos de funcionalidade do produto.

É indicado para estudar as alternativas de interfaces do usuário, problemas de viabilidade, comunicação com outros produtos e requisitos de desempenho.

Alguns dos benefícios do protótipo são as reduções dos riscos na construção do sistema, pois o usuário chave já verificou o que o analista captou nos requisitos do produto. Para ter sucesso na elaboração dos protótipo é necessário, o entendimento dos objetivos do protótipo por parte de todos os interessados no projeto, e a focalização em áreas menos compreendidas.

  • Etinografia

E o estudo feito diretamente no campo de trabalho onde o sistema será implantado, e tem por objetivo a observação direta dos envolvidos no sistema e a forma como eles realmente trabalham. As tarefas mais importantes direcionadas a cada ambiente, com essa observação o analista tem como verificar como o trabalhador executa sua função no dia-dia, o que nem sempre é feito como o sistema diz que ele deveria fazer. E importante sempre documentar todo o processo como também a coleta de dado como, relatórios que são gerados e tempo de execução das tarefas praticas.

  • Workshops

Técnica que se assemelha com uma reunião, onde estão as pessoas que representam a impressa e conhecem todos seus interesses, uma equipe de analistas e um mediador (pessoa com ponto de vista neutro) que fará com as ideias se completem.

Como em toda técnica a documentação é o fator importante. Essas são algumas das técnicas de levantamento de dados que podem ser utilizadas no inicio de um projeto, as técnicas devem ser usadas uma completando a outra para que o produto final saia de acordo com que foi pedido pelo cliente.

A principal ferramenta que apoia os profissionais de analise de requisitos para resolução inicial do problema:

Em uma pesquisa descobri que as principais ferramentas para levantamentos de requisitos existentes no mercado têm vários pontos em comum,

IBM Rational RequisitePro. Ferramenta para gerenciamento de requisitos e casos de uso para equipes que desejam melhorar o entendimento e objetivos do projeto.

Pontos fortes:

  • Integração avançada com Microsoft Word para fornecer um ambiente familiar para atividades tais como definição de requisitos e organização;
  • Incorporação de uma poderosa infraestrutura de banco de dados com sincronização com documentos Word em tempo real para facilitar a organização de requisitos, integração e análise;
  • Visões de rastreabilidade detalhada que mostram relacionamentos entre requisitos e suas dependências quando mudanças ocorrem.

Principais métodos de comunicação usados por analistas para obtenção de informações sobre um projeto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (272.3 Kb)   docx (78.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com