TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da Interface do Aplicativo Ifood

Por:   •  20/3/2024  •  Pesquisas Acadêmicas  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  22 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho Análise de Pontos Positivos ou Negativos de um Aplicativo

Vantagens

O aplicativo iFood apresenta uma tela inicial onde as cores harmonizam com sua logo vermelha que se estende até pelas seções de restaurantes, mercados, farmácias e outros serviços. Uma característica inteligente é a detecção automática do horário em que você está utilizando o aplicativo, que por sua vez sugere restaurantes adequados para aquela refeição específica. Por exemplo, se forem 10 horas da manhã, o iFood exibirá uma variedade de opções de café da manhã, incluindo padarias, bolos e frutas. A função de pesquisa é boa, oferecendo categorias diversificadas de alimentos, como salgados, doces, cafeterias, culinária italiana, asiática, entre outras. As funcionalidades básicas do iFood são intuitivas, simples e claras. No pedido, é oferecido aos restaurantes as opções de modificar o pedido, o que facilita muito o usuário que tenha alguma restrição alimentar. Também é possível deixar observações aos pedidos, porém, infelizmente isso fica restrito ao restaurante e não ao iFood, o local que escolherá se irá levar as observações em conta ou não. O processo de pagamento é ágil, com opções tanto online quanto presenciais. Além disso, após concluir um pedido e recebê-lo, há a possibilidade de poder repetir exatamente o mesmo pedido com apenas um clique, evitando perda de tempo ao selecionar novamente cada item. E, se o usuário pede com frequência naquele determinado lugar, existe uma função de fidelidade, onde oferece descontos exclusivos àquele restaurante. A maioria das entregas é rastreável, proporcionando aos usuários uma experiência mais transparente e segura, contém também a opção de programar a entrega, o que é bem útil. Em alguns edifícios ou condomínios, o iFood oferece a solução da iFood Box, armários trancados por senha nos quais os entregadores podem depositar os pedidos, permitindo-lhes partir sem a necessidade de esperar pela retirada, o que é especialmente benéfico para os entregadores e para pessoas com dificuldades de interação social. Após a entrega, você tem a oportunidade de relatar qualquer problema encontrado, simplificando a comunicação caso algo não tenha ocorrido conforme esperado. Inicialmente, é oferecida a opção de entrar em contato diretamente com a loja. Se não houver resposta por parte da loja, o caso é encaminhado ao iFood, que se encarrega de resolver a questão, oferecendo opções como reembolso ou depósito do valor na sua carteira iFood.

Desvantagens

Só conseguimos verificar se a entrega é rastreável após a compra. Durante a navegação no aplicativo, é comum sermos bombardeados por vários pop-ups de descontos, aparecendo a cada nova página aberta. Muitos desses descontos só estão disponíveis para assinantes do Clube iFood, uma modalidade de assinatura mensal que oferece cupons de desconto, mas, ironicamente, mesmo para os assinantes, alguns descontos exigem pagamentos adicionais. Uma questão incômoda é o layout da tela inicial, onde precisamos rolar bastante para acessar a seção de restaurantes, já que passamos por propagandas, cupons (que às vezes não podemos resgatar), mercados e só então os restaurantes para fazer os pedidos.

Na seção de pesquisa, que possui sessões individuais para cada categoria de comida, não podemos procurar restaurantes dentro dessas categorias, ficando “restritos” aos pré-selecionados. Um problema recorrente é a ocorrência de entregadores que simplesmente desaparecem com os pedidos, gerando uma preocupação com possíveis roubos, e muitas vezes é difícil provar que o pedido não foi entregue, especialmente devido à existência da iFood Box, além de também ser muito difícil de cancelar um pedido, por qualquer motivo. Uma desvantagem significativa, principalmente para quem faz pedidos para várias pessoas, é a falta de um carrinho de compras que permita pedir de vários restaurantes ao mesmo tempo, como ocorre em outras plataformas de compras online, por exemplo a Shein que podemos comprar de várias lojas ao mesmo tempo. A seção de ajuda e o atendimento humano são difíceis de encontrar, poderiam ser mais visíveis na tela inicial, talvez com um ícone de ponto de interrogação ao lado do sino de notificações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (47.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com