TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  1/11/2018  •  Relatório de pesquisa  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: FSI0002 – 2017/1

Professora Avanilde Kemczinski

Exercício de Fixação: Tecnologias para apoio a decisão

Equipe (em pares):

Questionário

Observação: Para cada resposta descreva as referências bibliográficas utilizadas!

  1. O que é Big Data?

R: É uma forma de nomear quantidades imensas de dados na informática. Essa área tem o desafio de conseguir sintetizar todos estes dados e transformá-los em informação. Em resumo o termo “Big Data” trata dos amontoados de dados “nos servidores de bancos de dados, por exemplo”.

  1. 2a. O que é Business Intelligence (BI)?

R: Ferramenta facilitadora que oferece suporte a gestão de negócios que se constitui de um aglomerado de teorias metodologias, processos e tecnologias que transformam uma quantidade enorme de dados brutos em uma informação útil.

 2b. Segundo Carvalho e Ferreira (2001) os sistemas de BI compreendem as camadas/processos: a) Front-end systems e b) Back-end systems. Quais os sistemas que compõem a camada/processo Front-end systems e quais as ferramentas que compõem a camada/processo Back-end system?

CARVALHO, R. B. e FERREIRA, M. A. T. “Using information technology to support knowledge conversion processes”. 2001. [Disponível on-line: http://InformationR.net/ir/7-1/paper118.html]

R: Os sistemas front-end são DSS (Decision Support Systems), EIS (Executive Information Systems) e OLAP (On-Line Analytical Processing), segundo a fonte mencionada à cima e os back- end são data warehouse, data mart e data mining.

  1. 3a. Quais as diferenças entre o sistema de Business Intelligence e outros sistemas?

R:O sistema BI tem a característica de comparar  dados, e apresentar de forma organizada ao usuário com o fim de reduzir a incerteza na tomada de decisão.

3b. Qual o objetivo de um BI?

R: O objetivo desse sistema é a coleta de dados internos e externos comparando-os e sintetizando-os para a redução da incerteza na tomada de decisão.

3c. O que o BI permite fazer?

R: o BI á partir de sua sintetização de informação permite uma tomada de decisão mais confiável, uma vez que o sistema organiza, cataloga e exibe quantidades imensas de informação de forma organizada e de forma compreensível.

  1. 4a. O que é um datawarehouse (DW)?

R: O datawarehouse é a ferramenta do Business Inteligence que tem como função armazenar  todas as informações que se classificam como cruciais para um melhor controle de gestão para a administração e na tomada de decisão.

4b. Como é o armazenamento de dados em um DW?

R: Primeiramente passam pela Staging Area que modela e regulariza as informações de acordo com os quesitos preestabelecidos no sistema, passando para a etapa de carga e só posteriormente mostrado no Data Warehouse.

  1. O que é um data mart?

R: Data mart é como um subsistema de uma datawarehouse, que consiste em um maior aprofundamento de pesquisa abordado pelo gerenciamento resultando em uma pesquisa mais complexa e detalhada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com