TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Por:   •  17/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

   

   

   

   

   

carla durval da silva oliveira

     

     

     

     

     

OS DIAGRAMAS DA UML

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

   

Cabo Frio – RJ

2020


carla durval da silva oliveira

   

   

   

   

   

   

OS DIAGRAMAS DA UML

   

   

   

   

   

   

Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, disciplina Análise e projeto de sistemas de informação I da Universidade Veiga de Almeida como pré-requisito para a obtenção de nota

   

   

   

   

   

   

Orientador: Vitor da Mata Quintella

 

   

   

   

   

Cabo Frio - RJ

2020


Sumário

1        FASES DE LEVANTAMENTO, PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E IMPLANTAÇÃO        3

2        OS DIAGRAMAS DA UML        4

2.1        DIAGRAMAS ESTRUTURAIS        4

2.2        DIAGRAMAS COMPORTAMENTAIS        4

2.2.1        DIAGRAMAS DE INTERAÇÃO        5

3        CONCLUSÃO        6

REFERÊNCIAS        7

  1. FASES DE LEVANTAMENTO, PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E IMPLANTAÇÃO

O processo de desenvolvimento de software pode ser visto como um conjunto de atividades organizadas, usadas para definir, desenvolver, testar e manter um software. Para tal devemos definir seu cronograma para não termos impactos e nem surpresas no seu desenvolvimento.  

De início é primordial fazer o levantamento de requisitos, buscando compreender o problema, dando aos desenvolvedores e usuários a mesma visão do que deve ser construído. De posse do levantamento é feita a análise, definindo o que o sistema deve fazer, antes de definir como irá fazer. Com a análise é feita a diferenciação dos requisitos funcionais, não funcionais e as regras de negócio, pois os funcionais são tudo aquilo que o sistema precisa fazer, os não funcionais são os que não estão diretamente relacionados à funcionalidade de um sistema e as regras do negócio são as particularidades da empresa que pode ser igual a uma outra do mesmo ramo ou não.

Na fase de projeto é considerado como será o funcionamento interno do sistema. É considerado a arquitetura do sistema, a linguagem, o sistema que irá gerenciar o banco de dados e o padrão gráfico, etc. É nessa fase que visa distribuir as classes de objetos relacionados do sistema em subsistemas e seus componentes, distribuindo também esses componentes pelos recursos de hardware disponíveis.

Na fase de implementação a partir da descrição computacional, o sistema é codificado, sendo possível a geração de um executável para o desenvolvimento do software. No desenvolvimento orientado a objetos a implementação se dá, definindo as classes de objetos do sistema em questão, fazendo uso de linguagens de programação.

Na fase de testes é feita a validação das funcionalidades de cada módulo especificadas na fase de projeto, na busca da identificação de erros encontrados no sistema e seu comportamento em vários aspectos. Resultando daí a integração dos diversos módulos do sistema, vindo a “nascer” o software.

Para finalizar, a implantação, fase essa destinada para a instalação do software, importação dos dados, migrações dos dados de um sistema anterior, manuais do sistema e treinamento aos usuários para uso correto do sistema.


  1. OS DIAGRAMAS DA UML

De modo geral, os diagramas UML - Unified Modeling Language (Linguagem de Modelagem Unificada) servem para transformar o que se pede numa única linguagem, de forma clara e de fácil entendimento por qualquer um dos desenvolvedores. Cada diagrama é composto por elementos (formas gráficas usadas para os desenhos) que possuem relação entre si. Os diagramas da UML se dividem em dois grandes grupos: diagramas estruturais e comportamentais.

  1. DIAGRAMAS ESTRUTURAIS

Representam a estrutura do sistema priorizando a descrição estática, como classes, atributos e operações. Abaixo alguns deles, com o seu resumo e aplicação.

O diagrama de classe é fundamental na UML, pois mostra o conjunto de classes com seus atributos e métodos e os relacionamentos entre classes. É o mais utilizado por servir de apoio aos outros diagramas. Os diagramas de classes em paralelo com o diagrama de interação podem ser usados na fase de projeto pois traz todo o entendimento do funcionamento do sistema.

O diagrama de objetos está relacionado com o diagrama de classes, é como se fosse um complemento dele porque fornece uma visão dos valores armazenados pelos objetos em um determinado momento da execução do processo do software.

O diagrama de componentes em conjunto com os diagramas de interação, podem ser usados na fase de implementação pois tem por finalidade indicar uma coleção de componentes do software e seus inter-relacionamentos mostrando toda a estrutura do sistema.

O diagrama de implantação determina as necessidades de hardware e características físicas do Sistema, por esse motivo ele é usado na fase de implantação do sistema junto com o diagrama de instalação, que demonstra a estrutura de hardware adotada para a implantação de uma aplicação em um ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com