TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Armazenamento de Dados SSD

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 3

Armazenamento de Dados

Armazenamento através da unidade SSD (Unidade de estado sólido – Solid-State Drive) é realizado de forma não volátil, ou seja, os dados não são perdidos com a retirada da fonte de energia que alimenta a unidade, por exemplo, podemos salvar fotos, músicas, vídeos, documentos e ao desliga-lo os dados permanecem salvos.

A unidade SSD é uma nova tecnologia, sendo considerada uma evolução do HD (Disco Rígido – Hard Disk) que utilizava um sistema magnético, já o SSD é construído através de circuitos integrados semicondutores, nos quais são os responsáveis pelo armazenamento. As unidades SSD trazem diversas vantagens e desvantagens em relação a seu antecessor HD (Sendo IDE ou SATA).

Com a eliminação das partes mecânicas houve uma redução nas vibrações apresentadas anteriormente pelos HDs, tornando assim os SSDs mais silenciosos. Outra vantagem e também uma das maiores, seria a redução de tempo de acesso aos dados, sendo de uma velocidade muito superior a utilizada no acesso através de meios magnéticos, sua velocidade chegando por volta de 250 MB/s nas gravações de dados e 700 MB/s nas leituras. Como dito anteriormente, como houve a remoção de certas partes mecânicas, tendo também uma diminuição em seu peso. Possibilidade de se trabalhar em temperaturas maiores que os HDs comuns, temperatura média de 70ºC.

Para ter uma ideia da diferença na transferência de arquivos utilizando um HD e um SSD para copiar um arquivo de mesmo tamanho 2GB, o SSD levou cerca de apenas 25 segundos, já o HD cerca de 65 segundos.

Infelizmente o SSD possui duas grandes desvantagens, sendo uma delas o alto custo do equipamento, por exemplo, um SSD de 256GB SATA III Corsair custa em média R$ 1.100,00 já um HD de 1TB, ou seja, com capacidade 4x superior custa em média R$ 320,00, valor bem abaixo em comparação ao SSD, outra desvantagem seria a diferença em capacidade de armazenamento, onde hoje em dia ainda não possuímos grandes capacidades de armazenamento para o SSD como temos para o HD.

O seu custo / benefício ainda não vale a pena para pessoas mais leigas em computadores, mas já temos várias empresas que avaliam a ideia do SSD como sendo “A tecnologia do Futuro”, assim como dos Disquetes passamos a utilizar DVDs, em breve deixaremos de usar os HDs comuns e passaremos para a era dos SSDs. Porém se algumas pessoas preferem ter muito mais velocidade, vale e muito a pena ter um SSD, mesmo que seja um de apenas 32GB para armazenamento do S.O (Sistema Operacional), aumentando assim a velocidade de acesso aos arquivos, abertura de imagens, fotos e vídeos, e carregamento bem superior na inicialização do S.O.

Entretanto a empresa INTEL vem revelando nos últimos meses que está em desenvolvimento uma tecnologia 1 mil vezes mais rápida que o SSD, tal tecnologia se chamaria 3D Xpoit, no entanto ainda pode levar vários anos para que tal unidade seja usual ao público, até então o 3D Xpoint está em produção para análise de dados em tempo real, em empresas onde o acesso ao um grande conjunto de dados em tempo real é extremamente importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (77.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com