TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arquitetura de Computadores - Exercicios Neander

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 6

Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquitetura de Computadores

Importante:

  • Trabalho em grupo de 2 ou 3 componentes, responda as questões na ordem proposta.
  • Não será aceito a entrega de trabalhos por e-mail.
  • Responda no próprio arquivo e imprima ou faça a mão (neste caso, as perguntas também deverão ser copiadas).
  • Atenção: trabalhos considerados cópias poderão receber nota zero e resultar em processo administrativo para a devida apuração dos fatos, no âmbito do regime disciplinar vigente.
  • Devido aos prazos impostos pela secretaria, após a data estipulada não será possível receber o trabalho. O trabalho deverá ser entregue impresso e os programas apresentados rodando no Laboratório.

Laboratório “Computador Neander”

Parte 1 - Responda as questões abaixo:

1.) Sabendo que no computador Neander a largura de dados e endereços é de oito bits (um Byte) e sabendo que a unidade endereçável do Neander é de um Byte, quantas unidades endereçáveis o Computador Neander pode endereçar? Demonstre o cálculo utilizado para chegar ao resultado.

Resp: Total de Endereços Possiveis = 28 = 256

2.) Transforme os números abaixo representados na base dez, para binários de cinco bits (incluindo o bit se sinal), representados na forma de “complemento de 2 “. Demonstre os cálculos efetuados.

a-)  6 (10) =  00110 (5)

4030211100  = 21 + 22 = 2+4 = 6

Negação

00111

01000

+1

01001

b-)  -7 (10)=  00111 (5)                                                         

4030211101 = 20 + 21 + 22 = 1+2+4 = 7                       

                

c-)  -4 (10)=  00100 (5)

Negação

00100

11011

+1

11100

4030211000 = 22 = 4

                 

d-)  3 (10)=  00011 (5)

4030201101 = 20 + 21 = 1 + 2 = 3

3.) Qual é o modo de endereçamento usado pelo Neander? Explique.

Resp.: O Neander possui somente 1 modo de endereçamento o modo direto. Este modo palavra que segue o código da instrução contém, nas instruções de manipulação de dados, o endereço de memória do operando.Nas instruções de desvio, esse endereço corresponde à posição de memória onde está a próxima instrução a ser executada.

4.) Pesquise pelo menos dois outros modos de endereçamento usados por processadores atuais e os explique com suas palavras.

Resp.:

Imediato

O segundo byte da instrução é o operando

Indireto

O segundo byte da instrução contém o endereço de memória onde está o endereço do

operando (ou seja, o segundo byte da instrução é o endereço do ponteiro para o

operando). Para indicar que um operando é indireto, deve-se precedê-lo pela letra "@"

(arrôba)

5.) Qual instrução do Neander é usada para realizar “complemento de 1” de um número?

NOT

AC   NOT AC

NOT

BUSCA

RI  MEM(PC)

PC PC+1

EXECUÇÃO

AC  not AC

Resp.:

Exemplo de Utilização do Computador Neander (para entregar o trabalho, apague esta parte!)

Área de Dados  12810 (80H) até 25510 (FFH)

                Área de Programa  010 (0H) até 12710 (7FH)

Exemplo: Faça um programa que realize a soma de 3 posições consecutivas da memória e armazene o resultado numa quarta posição.

Inicialmente, vamos definir a área de dados e a área de programa da forma mostrada acima.

 área de programa

           Início do Programa                 posição 010  (0H)

         área de dados

        primeira parcela                 posição 12810        (80H)

        segunda parcela                 posição 12910        (81H)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (205.6 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com