TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Equipamentos de Redes

Por:   •  9/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.237 Palavras (9 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 9

Equipamentos ativos e passivos

  1. Introdução

Hoje não faz muito sentido criar uma LAN isolada do resto do mundo.  A necessidade de transferência de dados, fruto da redução de custos e da dinamicidade do mundo moderno praticamente impõe esta conexão.

Mas para que uma rede de computadores possa funcionar é necessário que existam, além do cabeamento propriamente dito, dispositivos de hardware e software cuja função seja controlar a comunicação entre os diversos componentes da rede.

E dentro dessa rede, para que essa comunicação funcione, cada componente possui funções específicas. Como exemplos de equipamentos que podemos encontrar em uma rede estão: as placas de rede, os hubs, switches, bridges, routers, etc, que tem a finalidade de interpretar os sinais digitais processados na rede e encaminhá-los ao seu destino, obedecendo a um determinado padrão e protocolo.

Essa interação entre dispositivos permite e é essencial para o compartilhamento das informações entre todos os usuários da rede. E embora as aplicações sejam cada vez mais voltadas para os utilizadores e dispense cada vez mais o conhecimento sobre os princípios de funcionamento, a existência destes conhecimentos tem um papel fundamental numa utilização segura e eficaz das redes.

  1. Equipamentos de rede

Os equipamentos de uma rede dividem-se em dois grandes grupos, os equipamentos ativos e os equipamentos passivos. Todo o equipamento que apenas funciona com sinais elétricos e não procede a uma análise dos dados, chama-se equipamento passivo. Todo o equipamento que, pelo contrário, analisa e decide sobre o modo como a informação atravessa o dispositivo, e afeta o funcionamento do sistema, chama-se ativo. Em termos de material, os equipamentos ativos caracterizam-se pelo fato de ter memória e processador próprios.

  1. Componentes Ativos:

 Considera-se equipamento ativo, todo o equipamento gerador, receptor de código ou conversor de sinais elétricos ou óticos. São equipamentos que têm capacidade de processamento de dados, ou seja, são dispositivos que fazem escolhas a partir de regras previamente definidas, gerando o trafego que irá passar pelos equipamentos passivos. São elementos que possuem um certo tipo de “inteligência

            Exemplos:

  • Firewall
  •  Routers
  • Hubs e switch
  • Servidores
  • Placa de redes
  • Cabeamento.

  1. Firewall

 Assim como a metáfora por trás do nome sugere, firewall é uma barreira de                               proteção que ajuda a bloquear o acesso de conteúdo malicioso, mas sem impedir que os dados que precisam transitar continuem fluindo. Em inglês, “firewall” é o nome daquelas portas antichamas usadas nas passagens para as escadarias em prédios. Na informática, os firewalls são aplicativos ou equipamentos que ficam entre um link de comunicação e um computador, checando e filtrando todo o fluxo de dados. Esse tipo de solução serve tanto para aplicações empresariais quanto para domiciliar, protegendo não só a integridade dos dados na rede mas também a confidencialidade deles. Boa parte dos roteadores de rede domiciliar disponíveis hoje também conta com algum tipo de aplicação de firewall. Uma das mais básicas é o controle sobre os computadores que estejam habilitados a se conectar na rede, impedindo que as “sanguessugas” de plantão usem a sua Wi-Fi sem permissão.

                                                                                       [pic 1]

      3.2 Routers

Um router é um equipamento de interligação entre redes distintas, estas redes podem ser uma empresa, ou numa organização, mesmo que estas estejam em países diferentes. O equipamento uma vez ligado pode tomar decisões inteligentes de como fazer chegar os dados ao seu destino, procurar o melhor caminho, ou o caminho mais curto, mas se durante este caminho houver um router com excesso de tráfego então será procurado um caminho mais longo, mas que permita uma transmissão em menos tempo, sempre baseado nas informações que ele obtém da própria rede. Os routers também possuem maior capacidade do que as Bridges, pois só lêem os pacotes que se destinam a outra rede, e para isso devem ser usados protocolos que sejam “roteáveis”(TCP/IP, IPX/SPS). Resumindo, é o dispositivo responsável por ligar a rede interna à rede externa, isto é à internet.                                                                                                                                                                                

[pic 2]

   

     3.3 Hub e Switches

Hub ou concentrador é um equipamento que liga vários computadores entre si. Numa rede com topologia de estrela, o Hub funciona como a peça central, que recebe os sinais transmitidos pelos nós da rede e os retransmite para os restantes nós. Como se fosse um tipo especial de repeater que tem várias portas, e quando um bit chega por uma de suas portas, o hub simplesmente copia-o em todas as restantes portas. Um hub então nada mais é do que um repetidor que, promove um ponto de conexão física entre os equipamentos de uma rede. São equipamentos usados para conferir uma maior flexibilidade e são utilizados para conectar os equipamentos que compõem esta LAN. Sendo basicamente um pólo concentrador de fiação e cada equipamento conectado a ele fica em um seguimento próprio. Por isso, isoladamente um hub não pode ser considerado como um equipamento de interconexão de redes, ao menos que tenha sua função associada a outros equipamentos, como repetidores. 

[pic 3]

 

Um switch ou comutador é um dispositivo utilizado em redes de computadores para

 reencaminhar frames entre os varios nós. Possuem diversas portas, assim como os concentradores (hubs) e a principal diferença entre o comutador (switch) e o concentrador(HUB) é que o comutador segmenta a rede internamente, sendo que a cada porta corresponde um domínio de colisão diferente, o que significa que não haverá colisões entre pacotes de segmentos diferentes — ao contrário dos

concentradores

, cujas portas partilham o mesmo domínio de colisão.Outra importante diferença está relacionada com a gestão da rede, com um Switch, podemos criar VLANS, deste modo a rede será divida em segmentos menores .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (190.5 Kb)   docx (52.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com