TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Equipamentos de Redes

Por:   •  18/11/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.684 Palavras (15 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 15

1 EQUIPAMENTOS DE REDES

1.1 CABO COAXIAL

O cabo coaxial ´e um tipo de cabo usado para transmitir sinais. Este tipo de cabo ´e constitu´ıdo por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante e rodeado de uma blindagem. Recebe o nome de coaxial pelo fato de que todos os seus elementos constituintes (nu´cleo interno, isolador, escudo exterior e cobertura) esta˜o dispostos em camadas concˆentricas de condutores e isolantes que compartilham o mesmo eixo (axis) geom´etrico. Os principais conectores utilizados nesse tipo de cabo sa˜o o BNC e RCA entre outros conectores de a´udio. Sistemas de circuito fechado de TV (CFTV) e TVs por assinatura a cabo tamb´em utilizam esse cabo para conectar caˆmeras e TVs ou o decodificador dom´estico atrav´es de conector F. Isso ´e poss´ıvel, pois este meio permite transmisso˜es at´e frequˆencias muito elevadas e tamb´em para longas distaˆncias. A principal raza˜o da sua utiliza¸ca˜o deve-se ao fato de poder reduzir os efeitos e sinais externos sobre os sinais a transmitir, por fenˆomenos de IEM (Interferˆencia Electromagn´etica). Os cabos coaxiais geralmente sa˜o usados em mu´ltiplas aplica¸co˜es desde ´audio at´e as linhas de transmissa˜o de frequˆencias da ordem dos gigahertz . A velocidade de transmissa˜o ´e bastante elevada devido a toleraˆncia aos ru´ıdos gra¸cas a` malha de prote¸ca˜o desses cabos. O cabo coaxial ´e dividido em dois tipos: cabo coaxial fino (thinnet) ou cabo coaxial 10Base2, e cabo coaxial grosso (thick net) ou cabo coaxial 10Base5. Atualmente existe uma utiliza¸c˜ao para este tipo de cabos n˜ao muito falada que tem como uso de impressoras ´ımpares. Foi utilizado at´e meados dos anos 90 em redes de computadores. Ainda ´e usado em - [Circuito E1]. Na norma DOCSIS3.1, pode ir at´e aos 10Gb/s com uma largura de banda de 200 MHz, normalmente usado por operadores de cabo dentro de cidades.

1.2 CABOS DE FIBRA ´OPTICA Cabo de Fibra ´Optica ´e um filamento flex´ıvel e transparente fabricado a partir de vidro ou pla´stico extrudido e que ´e utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Tˆem diˆametro de alguns micrometros, ligeiramente superior ao de um fio de cabelo humano. Por ser um material que n˜ao sofre interferˆencias eletromagn´eticas, a fibra ´optica possui uma grande importˆancia em sistemas de comunica¸ca˜o de dados. Ha´ dois tipos de denominac¸˜ao recorrentes a`s fibras o´pticas, os quais possuem caracter´ısticas e finalidades pr´oprias. Um deles ´e a fibra ´optica monomodo. Esta apresenta um u´nico caminho poss´ıvel de propaga¸ca˜o e ´e a mais utilizada em transmissa˜o a longas distaˆncias (devido a baixas perdas de informac¸˜ao). Ja´ a fibra multimodo permite a propaga¸ca˜o da luz em diversos modos e ´e a mais utilizada em redes locais (LAN), devido ao seu custo moderado. As fibras o´pticas consistem, geralmente, de um nu´cleo central cil´ındrico e transparente de vidro puro, o qual ´e envolvido por uma camada de material com menor ´ındice de refra¸ca˜o (fator que viabiliza a reflex˜ao total). Ou seja, a fibra o´ptica ´e composta por um material com maior ´ındice de refra¸c˜ao (nu´cleo) envolto por um material com menor ´ındice de refrac¸˜ao (casca). Ao redor da casca ainda ha´ uma capa feita de material pl´astico necessa´ria para proteger o interior contra danos mecaˆnicos.

1

Os cabos de fibra ´optica atravessam oceanos ligando os continentes atrav´es dos cabos submarinos. A utiliza¸ca˜o desses cabos para conectar o mundo ´e um projeto incr´ıvel. Existem milhares de quiloˆmetros de extensa˜o de cabos sob o mar, atravessando fossas e montanhas submarinas. Os milhares de quiloˆmetros de fibra o´tica presentes nos cabos submarinos representam aproximadamente 99% das conex˜oes existentes em nosso planeta. Desse modo, a internet coberta pelos sat´elites tem uma atua¸ca˜o secund´aria em compara¸ca˜o a tais cabos. Existem cabos de tamanhos exorbitantes. Um grande exemplo disso ´e o SeaMeWe 3, o qual conecta 32 pa´ıses e possui em torno de 39 mil quiloˆmetros de extens˜ao. Os cabos possuem uma estrutura composta de 8 camadas com um diˆametro total de cerca de 7 cent´ımetros. As fibras ´oticas sa˜o amplamente utilizadas em redes telefoˆnicas. Em compara¸ca˜o com os cabos convencionais de metal, permitem a transmissa˜o de dados a distaˆncias muito superiores e com maior largura de banda, de modo que economizam custos em rela¸ca˜o aos demais cabos utilizados para os mesmos fins. As fibras ´oticas podem ainda ser utilizadas para diversas aplica¸co˜es, como ilumina¸ca˜o, sensores, lasers ou em instrumentos m´edicos para examinar as cavidades interiores do corpo. Terminologias importantes para quem trabalha com cabo de fibra o´ptica. S˜ao elas:

• CFOI: cabo de fibra ´optica para uso interno; • SM (Single Mode): fibra monomodo; • MM (Multi Mode): fibra multimodo; • BLI-A/B (Bending Loss Insensitive): especifica¸c˜ao da norma G.657 que se refere a fibras insens´ıveis a curvaturas. Isso significa que, mesmo que haja uma curvatura acentuada na fibra, a mesma se comporta igualmente a` fibra sem curvatura. conteu´do...

1.3 REPETIDORES

Repetidor ´e um equipamento eletroˆnico utilizado para a interliga¸ca˜o de redes idˆenticas, pois eles absorvem eletricamente os sinais e os retransmite pelo mesmo segmento no meio f´ısico. Um repetidor atua na camada f´ısica do Modelo OSI (2). N˜ao reconhece as informa¸co˜es recebidas e na˜o realiza qualquer tipo de verificac¸˜ao, apenas recebe todos os sinais de cada uma das redes que interliga e os repete nas demais redes, sem realizar qualquer tipo de tratamento. A utiliza¸ca˜o deste dispositivo em uma rede local degenera o sinal no dom´ınio digital e causa problemas de sincronismo entre as interfaces de rede. Repetidores sa˜o utilizados para estender a transmiss˜ao de ondas de ra´dio, por exemplo, redes wireless, WiMAX e telefonia mo´vel. O repetidor serve como ponte do sinal wireless. Sua melhor caracter´ıstica ´e o pre¸co: ´e poss´ıvel adquiri-lo por cerca de R$40. Al´em de ser um produto compacto de fa´cil instala¸ca˜o. Ele ´e indicado para locais espa¸cosos onde o roteador na˜o da´ conta de cobrir inteiramente.

2

1.4 BRIDGES

Bridge ´e um dispositivo de rede que cria uma rede agregada a partir de v´arias redes de comunica¸co˜es ou va´rios segmentos de rede. Um dispositivo com esta fun¸ca˜o ´e chamada de ponte de rede, ou network bridge. A opera¸c˜ao de uma ponte ou bridge ´e diferente daquela de um roteador, que permite que v´arias redes diferentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com