TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução a Equipamentos de rede

Por:   •  6/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.743 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DO NOROESTE FLUMINENSE DE EDUCAÇÃO SUPERIOR

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, BIÓLÓGICAS E DA TERRA

CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

DISCIPLINA: INFORMÁTICA EDUCATIVA II

[pic 2]

VICTOR TADEU SILVA DE OLIVEIRA

INTRODUÇÃO A REDES

INTRODUÇÃO AOS EQUIPAMENTOS DE REDES

“Material elaborado por Victor Tadeu Silva de Oliveira, acadêmico de Computação do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES), da Universidade Federal Fluminense (UFF), sob a orientação da Prof.ª Drª.Georgia Gomes “Informática Educativa II”.

Santo Antônio de Pádua

Novembro/2014

Sumário

Introdução        

Cabos de Rede        

Tipos de Cabos de Redes        

Placa de Rede        

Tipos de placas  de redes        

Repetidor        

Hub / Swith        

Qual a diferença entre um hub e um switch?        

Roteador        

Bibiografia        

Introdução

Atualmente o processo de globalização tem evoluído fazendo com que a área da computação ganhe uma larga escala no cotidiano dos seres humanos, visto que a quantidade maior de pessoas possui acesso a tecnologia e a internet.

É possível afirmar que o avanço da internet foi fundamentado  e impulsionado mediante a este “modelo computacional” (computadores interligados em rede), e é por este motivo que diversos equipamentos vem se atualizando com objetivo de se tornar mais ágil para troca de informação e possibilitando um maior volume de dados trafegando em rede. Estes equipamentos deve ser utilizado como facilidador na vida de seus usuários.

De acordo com as informação citadas acima fui motivado a elaborar este material para apoio aos usuários que almejam saber e/ou tirar dúvidas sobre alguns dos equipamentos mais utilizado neste processo.  São equipamentos de extrema importância e agilidade em todo processo de transporte e da troca de informação em uma rede. Lembrando que são inúmeros e iremos tratar neste material apenas os mais utilizados.

Cabos de Rede

Atualmente o cabo de par trançado é o mais utilizado para montar uma rede de computadores, pois o mesmo tem como objetivo fazer a comunicação entre os computadores e equipamentos que estão interligados. É necessário explicitar que cabos maiores de 90 metros perdem o sinal o que dificulta  o trafego na rede. Para sanar esse problema existe os repetidores de sinal, não sendo recomendado utilizar mais de 3 repetidores. Caso queira fazer uma rede com mais de 300 metros é indicado utilizar outros 2 tipos de cabos existentes: Coaxial e Fibra Óptica.

Tipos de Cabos de Redes

Cabo Coaxial

        [pic 3]

O cabo coaxial é composto por um material isolante envolvido por um condutor cilindro que tem a forma de uma malha entrelaçada. Este tipo de cabo foi o 1º disponível no mercado e até alguns anos atrás foi o meio mais moderno de transmissão existente entre redes. O mesmo caiu em desuso pela sua dificuldade de manutenção.

Par Trançado [pic 4]

        

A maior qualidade do par trançado é a sua flexibilidade com  velocidade e transmissão. O mesmo veio necessariamente para substituir o cabo coaxial pela sua facilidade de manutenção.

Fibras Ópticas

        As fibras Ópticas é um filamento de vidro, material dielétrico, que é constituído de elementos que possuem índices de refração diferentes que são conhecidos como núcleo e casca, juntos “trabalham” de forma que a mesma luz pecora o núcleo e reflita na fronteira com a casca. [pic 5]

Placa de Rede

A placa de rede é conhecida, também como adaptadores de rede ou NIC. Tendo como objetivo central, a responsabilidade da comunicação entre vários computadores em uma só rede. A função principal desse dispositivo é o controle de todo envio e recebimento de dados mediante a rede.

A placa Ethernet é a mais comum existente nos dias de hoje. Ela funciona com 2 (dois) encaixes, sendo 1(um) para cabos de par trançado e outros para cabos coaxiais. Já as placas combo têm encaixes para mais de um tipo de cabo.

É importante ressaltar que: A partir da utilização de vários cabos diferentes é necessário usar 2 (dois) ou 3 (três) conectores para assegurar a compatibilidade da placa.

Tipos de placas  de redes

[pic 6]

Placa 10/10 single ethernet

Esse tipo de placas não são recomendadas para redes nos dias de hoje. São placas meramente  antigas e com uma taxa de transferência muito baixa, de 10Mbps (Mega bit por segundo). Elas apenas são fáceis de reconhecer por ter um conector para cabo coaxial.

Placa 10/100 fast ethernet[pic 7]

Já as Placas 10/100 fast ethernet são placas um pouco mais rápidas e são bastante utilizadas nos dias de hoje. Operam com uma taxa de transferência de 10 à 100 Mbps. Só ocorre dessa maneira, caso tenha algum outro computador na rede usando 10/10, para tornar-lo compatível, a taxa cai para 10Mbps.

[pic 8]

Placa 10/100/1000 Gigabit ethernet

Essa Placa opera de 10 à 1000 Mbps e com dois básicos padrões (PCI e PCI express). Atualmente são placas mais rápidas.

 

[pic 9]

Placa Fibra-optica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (435.4 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com