TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Profissões de Dados

Por:   •  24/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Com o aumento considerável no uso de dados no mundo da tecnologia, se faz necessário definir novas funções e reinventar algumas, tudo isso para que a empresa que tenha essa organização consiga uma vantagem sob as suas concorrentes, que não tem essa visão. Para essas novas tendências, podemos citar a do analista de Business Intelligence (BI) e Cientista de dados, ambas as funções tem muitas coisas em comum, os dois aplicam a analise dados, porem suas técnicas e tecnologias é distintas.

O analista de BI deve possuir três habilidades que são: conhecimento profundo em banco de dados e Data Warehouse (DW), organização e capacidade de análise criticam. Essas habilidades são necessárias, pois a função do analista de BI é obter dados históricos brutos, que lhe são fornecidos diariamente e pode ser adquirido através das redes sociais, histórico de pesquisa da internet, entre outras maneiras, realizar a analise desses dados com o intuito de saber o que aconteceu, para então montar sua analise e converter esses dados brutos em insights de negocio, para que seus lideres tomem as decisões com base nos dados obtidos.

Já o cientista de dados tem objetivos em comuns com o analista, o mesmo recebe uma enorme quantidade de dados, e tem que tratar, limpar e organizar os mesmos, utilizando-se de habilidades em matemática, estatística, ciências da computação, programação. Com os dados tratados, a função agora é alimentar programa que realizam a analise desses dados, e garantir que essa rotina esteja funcionando diariamente, para que os dados sejam entregues aos interessados.

Com base no analista que faz seu trabalho com base em dados históricos e o cientista de dados que tem a função de organizar os dados, surgiu a necessidade de se ter um profissional, que seja especialista no armazenamento e distribuição de dados, onde seria necessário criar uma arquitetura para desenvolver, construir e testar enormes reservatórios para o big data, assim surgiu o engenheiro de dados.  

O engenheiro de dados tem como objetivo a construção desses reservatórios de big data, tendo em vista que o cientista de dados possa utilizar do mesmo para realizar suas analises. Para desenvolver essas aplicações o engenheiro de dados  utiliza de ferramentas como Hadoop e Spark e linguagem como Scala e Python, para realizar a implemetação das suas aplicações.

        Em um mundo que cada informação é muito importante se saber como utiliza-la, sabendo que temos um volume enorme de dados, acredito que todas as funções desde analista, cientista e engenheiro tem como objetivo em comum, uma forma de fazer que seu trabalho de receber, analisar, tratar, limpar os dados sejam feitos da melhor maneira, e em conjunto com os demais profissionais em busca de uma analise preditiva e assertiva, por isso acredito que não podemos comparar esses profissionais, sendo que cada um exerce sua função, e ambas podem ate parecer semelhantes porem, cada um tem sua particularidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (33.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com