TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade (Banco de Dados)

Por:   •  19/3/2016  •  Exam  •  447 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade (Banco de Dados)

  1. Introdução

De acordo com o desafio proposto nesse projeto, iremos desenvolver um software que utiliza a linguagem SQL para a movimentação do Banco de Dados. Além da utilização de conceito de bando de dados relacional, triggers (é um tipo especial de procedimento armazenado, que é executado sempre que há uma tentativa de modificar os dados de uma tabela que é protegida por ele) e stored procedure (coleção de comandos em SQL para otimização de Banco de dados). O Banco De Dados do software será composto por: Produto, Entrada, Saída, Caixa e Movimentação e os módulos Compra de Produtos, Venda de Produtos, Frente de Caixa, Estoque e Movimentação Gerencial.

Na etapa 3, Stored procedures e triggers são recursos importantes a serem aplicados na implementação de um banco de dados, pois simplificam diversas operações a serem realizadas pelo banco de dados, assim como torna mais simples a codificação do sistema, definindo uma camada intermediária de controle entre o banco de dados físico e o código fonte da aplicação.

  1. Etapa 03: Relatório 3: Códigos do Banco de Dados

           
[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

  1. Conclusão

Como podemos apresentar nos tópicos desse projeto, a utilização de uma linguagem padrão para movimentarmos um banco de dados, é muito importante. A linguagem SQL sendo aplicada, proporciona uma interface para acessarmos o banco de dados, incluindo todos os Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados Relacionais, mesmo com algumas variações.

Sendo assim, fica evidente que, a Linguagem SQL é usada para comunicarmos com o SGBD e desenvolvermos funções como inserir e modificar registros, instanciar objetos, gerenciar usuários, controlar operações, consultar informações/dados, entre outras operações de armazenamento e pesquisa. Resumindo, ter conhecimento sobre essa linguagem e realmente saber como usá-la é imprescindível para os desenvolvedores de softwares. Referente aos comandos aplicados, podemos defini-los como, o comando “INSERT” é usado para inserir dados; o comando “UPDATE” é aplicado para atualização dos registros; o “DELETE” é utilizado para remoção de dados; e o comando “SELECT” é chamado para a exibição de dados.

Em relação a stored procedure, a classificamos como um repositório para um conjunto de declarações SQL. Ou seja, podem conter declarações condicionais e processamento lógico que normalmente estaria indisponível em uma declaração SQL tradicional gerada dinamicamente. Aplicando códigos SQL em forma de stored procedures permite à inserção de minimizar a quantidade de código SQL que aparece no código fonte da aplicação e coloca estes códigos sob o controle da camada do banco de dados. Isso faz com que o projeto da aplicação fique mais claro e deixa as páginas de código fonte da aplicação livres de códigos SQL dinâmicos, que seriam desnecessários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (214.8 Kb)   docx (109.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com