TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade: Java Micro Edition - Fundamentos e Terminologia

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  520 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

De acordo com o conteúdo estudado na Unidade 2, responda as questões a seguir e envie os resultados no Portfólio para seu tutor.

1) Explique os principais componentes da plataforma Java Micro Edition: configurações; perfis; máquina virtual e pacotes opcionais.

a) -> Configurações: Define os recursos da linguagem Java e as bibliotecas básicas da Máquina Virtual para uma configuração em particular. Tal configuração é baseada na memória, vídeo, conectividade de rede, e no poder de processamento do dispositivo.

Assim, dependendo do poder do dispositivo, bibliotecas são adicionadas ou não à configuração, com vistas a permitir um melhor funcionamento.

As duas principais configurações são: CDC e CLDC.

-> Configuração de Dispositivo Conectado (CDC) -> Refere a dispositivo que possuem no mínimo: 512 kb de memória para executar o Java; 256 kb de memória para alocação em tempo de execução; Conectividade de rede.

-> Configuração de Dispositivo Conectado Limitado (CLDC) -> Refere-se a dispositivo que possuem: 128 kb de memória para executar o Java; 32 kb de memória para alocação de recursos em tempo de execução; Interface restrita com o usuário; Baixo poder, sendo normalmente alimentado por bateria; Conectividade de rede.

b) -> Perfis: Funciona como uma extensão da configuração, fornecendo bibliotecas para o desenvolvedor escrever aplicativos para os tipos específicos de dispositivo. Um exemplo de Perfil é o MIDP (Perfil de Dispositivo de Informação Móvel). Tal perfil define APIs para componentes, entrada e tratamento de eventos de interface com o usuário, armazenamento persistente, cronômetros e interligação com rede, levando em conta, sempre, as limitações de memória e tela dos dispositivos.

c) -> A Máquina virtual Java (JVM), está por trás de todo aplicativo java, e com os dispositivos móveis não é diferente. A máquina virtual é responsável por transformar os arquivos de classe no código de máquina para a plataforma que está executando a a máquina virtual. É também conhecida como sandbox (caixa de areia), pois todo aplicativo é executado em cima dela.

d) Os Pacotes opcionais são utilizados como forma de adicionar recursos de desenvolvimento ao desenvolvedor, sendo que, em geral, são fornecidos pelo próprio fabricante do hardware.

2) Considerando o ciclo de vida de uma MIDlet, explique os estados: pausado, ativo e destruído.

O ciclo de vida de um MidLet é composto de 3 estados.

a) pausado: É o estado inicial de um MIDlet após a sua construção. Se alguma excessão for disparada, o Midlet é destruído. Neste estado, o MIDlet não tem acesso ao display.

b) ativo: O MIDlet está ativo, em execução. Tipicamente, startApp() é o procedimento que efetua as inicializações necessárias, criando as threads e apresenta a interface com o usuário. Se algum problema for encontrado, impedindo o prosseguimento, a MIDlet pode retornar para o estado pausado (MIDletStateChangeException), ou ser destruída através do método notifyDestroyed().

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (44.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com