TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade a distância Introdução a Informática

Por:   •  8/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso Licenciatura em Computação

2ºSemestre - 2013

Disciplina – Introdução à Informática

Prof. M.Sc Rodrigo Grassi Martins

Valor – 5 pontos.

Aluno:Tiago Baciotti Moreira

1 – Complete a tabela a seguir:

Hardware

Descrição

Mouse

Dispositivo de Entrada, que utiliza-se de botão para interagir com o usuário.

Teclado

Possui pouco mais de 100 teclas, entre letras, números, símbolos especiais e funções. Alguns possuem botões para controle de áudio, para acesso à Internet e, ainda, botões para ligar o PC. São chamados de “teclado multimídia”. Este dispositivo conecta-se à placa mãe através da porta mini DIM ou USB. Existem diferentes modelos de teclados que variam conforme a região do mundo, por exemplo, o teclado americano internacional não possui “ç”; o teclado espanhol possui o caracter “ñ”. Os teclados de computador são semelhantes aos das máquinas de escrever, porém com recursos especiais como o teclado numérico, que é semelhante ao de uma calculadora (à direita), o de edição (nocentro), muito útil para deslocar-se nos textos e editar documentos, e de função (parte superior) que servem de atalhos para realizar certas tarefas dentro das aplicações.

Monitor

É um dispositivo de saída, cuja função é mostrar o resultado do processamento ao usuário. O monitor contém a “tela” do computador. A maioria dos monitores utiliza a tecnologia TRC (tubo de raios catódicos), a mesma usada nos televisores. Existem também os monitores de cristal líquido (LCD) nos quais a tela é semelhante à de um computador portátil (notebook). Esse dispositivo conecta-se à placa mãe através da porta SVGA ou DIV.

Impressora

Placa-mãe

Na PLACA MÃE ficam localizados o processador, a memória RAM, a memória secundária e outros circuitos de grande importância. A ligação desses dispositivos à placa mãe dá-se através de encaixes chamados de slots, com formas diferentes de acordo com o tipo de dispositivo ao qual se destinam.

Impressora

Assim como o monitor de vídeo, a impressora é o periférico clássico de saída, em que as informações armazenadas, internamente, no computador sob a forma binária são de algum modo convertidas em símbolos impressos em um meio externo qualquer, e em um formato inteligível ao usuário. Esse dispositivo conecta-se à placa mãe através da porta paralela, firewire ou USB. Existem diferentes tipos de impressoras quanto à tecnologia de impressão

Processador

É o cérebro do computador. Interpreta e executa as funções contidas nos programas de computador tais como cálculos e decisões lógicas de desvio

Disco Rígido (HD)

O disco rígido (hard disk ou HD) é um sistema lacrado que contém discos de metal recobertos por material magnético. Nele os dados são gravados através de cabeças de leitura e de um processo eletrome cânico, e revestidos, externamente, por uma proteção metálica presa ao gabinete do computador por parafusos. É nele que, normalmente, gravamos dados (informações) e a partir dele lançamos e executamos nossos programas mais usados. O principal fator que deve ser obser-vado ao adquirir um disco rígido é sua capacidade de armazenamento, porém também devemos observar a velocidade de transferência que irá influenciar no desempenho geral do nosso computador. Essa velocidade, entre outros fatores, dependerá da tecnologia de conectorização utilizada, entre elas encontramos: IDE/ATA, Serial ATA e SCSI. As informações são armazenadas em trilhas concêntricas, divididas em setores nas superfícies do disco. O acionador movimenta os braços com as cabeças de leitura, que localizarão a informação a ser transferida ou gravada.

Memória RAM

A memória do computador é chamada de memória principal ou RAM (Random Access Memory – Memória de Acesso Aleatório). Esta memória é capaz de conter dados somente enquanto o computador está ligado, podemos dizer que é uma memória de trabalho.

Memória Cache

É um tipo de memória intermediária entre a CPU (registradores) e a memória principal, cujo objetivo é minimizar a diferença de velocidade entre a CPU e a resposta da memória principal. Esta memória é fabricada com tecnologia semelhante à da CPU, conseqüentemente, possui tempos de acesso compatíveis, resultando numa considerável redução da espera da CPU no recebimento de dados e de instruções da cache, ao contrário do que acontece em sistemas sem cache. É uma memória volátil, e sua capacidade de armazenamento varia entre 16KB a 2MB.

Placa de Som

É uma placa responsável por captar e gerar sons. Todos os PCs atuais utilizam sons, portanto a placa de som é obrigatória. Existem muitas placas de CPU com “som onboard”, que dispensam o uso de uma placa de som.

Em geral, as placas de som possuem três interfaces: uma entrada para microfone, uma saída para fone de ouvido e uma entrada auxiliar. Outras placas possuem, além dessas três, uma porta de saída amplifi cada. Esta placa liga-se à placa mãe através de um dos slots de expansão da placa mãe.

Placa de Video

É uma placa responsável por gerar as imagens que aparecem na tela do monitor. Hoje em dia, existem muitas placas de CPU que possuem embutidos os circuitos de vídeo (vídeo on-board). Esses PCs, portanto, dispensam o uso de uma placa de vídeo. Essa placa liga-se à placa mãe através de um dos slots de expansão da placa mãe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com