TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Linux - Primeiros Passos 20022015

Por:   •  7/4/2015  •  Resenha  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 4

ATIVIDADE DE SISTEMAS OPERACIONAIS DE REDES

AULA DE SEXTA-FEIRA, 20/02/2014

TURMAS RC2P30, RC3Q30 E RC3P30

  1. Roteiro de uso do sistema Operacional GNU/Linux – Primeiros Passos.
  2. Elaborar as atividades e realizar “print” das telas principais, resultado das atividades.  
  3. A Atividade deve ser feita individualmente.
  4. Não há a necessidade de entregar o trabalho.
  5. Cada um deve ter o seu, seja impresso ou digital para consulta.
  6. *É para fazer instalação de um sistema GNU/Linux. O Windows  Server  não precisa ser instalado  neste trabalho.
  7. Está atividade será tratada em grupos na aula de segunda, dia 23/02/2015.
  8. Relate qualquer tipo de ocorrência que você considere incomum, que aconteça durante as atividades.

Roteiro:

  1. Pesquise sobre os principais Sistemas Operacionais de Redes e faça um breve resumo sobre os que você considera mais importantes.
  2. Instalar uma máquina virtual ou utilizar uma máquina física.
  3. Escolha uma distribuição GNU/Linux que mais tenha afinidade.
  4. Quando for instalar o Linux, estruture as partições do disco para que acomode o sistema da seguinte forma:
  1. Crie uma partição lógica para o “ / “;
  2. Crie uma partição lógica para o “ /boot “;
  3. Crie uma partição lógica para o “ /usr  “ ;
  4. Crie uma partição lógica para o “ /home  “;
  5. Crie uma partição lógica para o “ /var  “;
  6. Crie uma partição lógica para o “ /tmp “;
  7. Crie uma partição lógica para o swap;
  1. Qual sua percepção entre a instalação de um sistema GNU/Linux em comparação a disponibilização de um sistema Windows Server instalado na mesma plataforma?
  2. Instale o sistema operacional sem interface gráfica. Deve ficar disponível apenas a Interface de Linha de Comando – CLI. Para interagir com o sistema Linux. É possível fazer este tipo de instalação com o Windows Server? Comente sobre o assunto.
  3. Crie um usuário e senha para seu uso. Crie também uma senha para usuário administrador do sistema, o usuário ROOT. Esta ação será diferente, conforme o Linux que você está usando! Lembre-se que para efeito deste trabalho o usuário padrão é o seu usuário comum, sem privilégios e usuário administrador (Root) é quem possui prerrogativa de super usuário. O windows Server permite criar um usuário sem senha?
  4. Quando abrir o terminal solicitando Login entre com seu usuário e senha de usuário (usuário padrão).
  5. Depois do sistema instalado faça uma atualização dos pacotes, para que o sistema fique com todos os pacotes atualizados e alguma possível correção de segurança seja realizada. Para esta atividade você deve mudar do usuário comum para o administrador. Utilize o comando adequado. Esta ação será diferente, conforme o Linux que você está usando!
  6. Após ter realizado a operação descrita no item 7 volte ao usuário padrão. Use um comando que confirme qual o usuário você está usando agora. Verifique em qual diretório você se encontra no momento. Faça um lista completa da pasta em que você está no momento.
  7. Verifique se os sistemas de arquivos foram montados conforme a instalação. Podem ser usados dois comandos diferentes para obter este resultado.
  8.  Verifique o que o comando “ mount “ e o arquivo “ fstab “ fazem e verifique seus principais parâmetros.  Pesquise a string “lspci” nas páginas de manual.
  9. Vá para o seu diretório Home (diretório padrão do usuário). Crie um arquivo vazio chamado “ Tarefa “. Liste apenas o arquivo e verifique quais os atributos do arquivo são criados por padrão.
  10. Crie os diretório “ Hotel “, “ Casa “,  “ Universidade “dentro de sua pasta Home, os diretórios devem ficar no mesmo nível.
  11. Dê um comando para listar o diretório Home (diretório padrão do usuário) e verifique se os diretórios foram criados.
  12.  Agora crie uma árvore de diretórios utilizando apenas um comando e seu parâmetro especifico.  “ Hotel/Entrada/Hall/Recepcao/Apartamento.
  13. Entre no diretório “ Universidade “ e crie o diretório “ Secretaria “. Agora entre no diretório  “ Secretaria “ e crie o diretório “ Sala “. Volte para o diretório Home (diretório padrão do usuário).
  14. Agora entre no diretório “ Apartamento “, dentro deste diretório crie um arquivo chamado “ Cama.txt ” e “ Sofa.txt ”. Volte para o diretório Home (diretório padrão do usuário).
  15. Agora entre no diretório “ Universidade “, dentro deste diretório, utilizando o caminho absoluto, crie um arquivo chamado “ Professor.txt ”.
  16. Copie o diretório “ Sala “ para o diretório “ Casa “. Na sequência copie o arquivo “ Sofa.txt ” para o diretório “ Casa/Sala “.
  17. Verifique se a criação dos arquivos e as cópias foram realizadas conforme solicitado.
  18. Mova o diretório “Recepcao “ com o seu conteúdo para o diretório “ Secretaria “.  Usando o caminho absoluto, apague o diretório “ Apartamento “. Verifique se o diretório foi removido.
  19. Mova o diretório “ Hall “ para o diretório “ Universidade “. Mude o nome do diretório “ Hall “ para “ Patio “. Na sequência mude o nome do arquivo   “ Cama.txt ” para “ Beliche. Txt “. Confirme se a estrutura dos diretórios e dos arquivos estão conforme solicitado.
  20. Identifique se existem outros usuários utilizando o sistema.
  21.  Reinicie o  sistema operacional utilizando o comando “ shutdown “
  22. Quando o sistema retornar, entre no terminal usando Login e senha do usuário padrão.
  23. Apague todos os diretórios e arquivos criados. Verifique se os arquivos forma realmente apagados.
  24. Agora utilize o comando “ init 1 “ e veja o que acontece. Comente o que aconteceu.
  25. Agora utilize o comando “ init 6 “ e veja o que acontece. Comente o que aconteceu.
  26. Quando o sistema retornar, entre no terminal usando Login e senha do usuário padrão. Agora mude para o usuário administrador. Apague o diretório do usuário padrão. Retorne ao usuário comum.  O  que acontece? Veja o conteúdo do arquivo de log que fica no caminho “ /var/log/syslog “.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com