TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LINUX PASSO A PASSO

Artigo: LINUX PASSO A PASSO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  1.003 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

O Ubuntu é uma das mais populares e usadas distribuições Linux do mundo. Surgiu em 2004 num projeto da Canonical para criar a distribuição Linux que fosse boa para o uso doméstico e amigável ao usuário novato. Desde então, o Ubuntu vem sendo usado em larga escala por muitas pessoas, empresas e até corporações que procuram alternativas mais baratas e maleáveis em seus computadores.

Você pode instalar o Ubuntu de várias formas: Via pendrive, CD ou o WUBI. Se for escolher as duas primeiras opções, lembre-se de configurar sua BIOS (geralmente apertando Del na primeira tela de carregamento) para mudar a ordem para o drive de CD/USB iniciar antes do HD. Se optar pelo WUBI, vai obter vantagem adicional sobre esses dois métodos mais “complicados” mas terá leve queda no desempenho e a função hibernar fica desabilitada.

Passo 1: Obtendo o Ubuntu

Wubi

A última versão estavel do Ubuntu é a 11.04 que veio com o muito criticado Unity. Essa nova interface do Ubuntu 11.04 roda sobre a engine do GNOME 3 e serve tanto para desktops quanto netbooks devido a disposição de menus.

Para obter o Ubuntu, acesse o site da distribuição e baixe a imagem ISO ou o WUBI.

Se for usar o WUBI, baixe o instalador e execute-o. Você preenche o formulário com o espaço que vai ceder ao sistema, a conta com a sua senha e usuário. Depois disso o sistema vai baixar os dados do Ubuntu e instalar no seu HD um sistema básico para assim que você reiniciar, ele termine a instalação. Se você optou pelo Wubi, pule para o passo 4.

Passo 2: Queimar a imagem ISO

Se vai gravar num CD

Use seu gravador de CDs favorito (como por exemplo, o BurnAware Free) e escolha a opção para gravar imagem de disco. Aponte para a ISO do Ubuntu, inicie o processo de gravação e espere terminar.

Se vai gravar num pendrive

Use o software adequado (por exemplo, o Unetbootin) e marque a opção “Ubuntu”. Aponte para a .iso do Ubuntu e inicie o processo. Utilize um pendrive de 4 GB ou mais, para que todo o Ubuntu seja gravado no pendrive sem problemas.

Passo 3: Boot do live CD/USB

Insira o CD/Pendrive e reinicie o computador. Certifique-se de que colocou o boot por CD/USB. Caso não tenha certeza, consulte o manual do fabricante ou dê uma pesquisada no Google com o modelo da placa mãe.

Sequências de boot da placa-mãe. Deixe o CDROM em primeiro.

Depois de iniciar o Boot, você pode apertar uma tecla durante a tela roxa e escolher o idioma apertando F2. Depois selecione a primeira opção (Experimentar o Ubuntu sem instalar) para iniciar um teste com o Ubuntu: o Live CD.

Tela de boot do Ubuntu

O Live CD nada mais é o sistema rodando via Pendrive/CD. Ele oferece um sistema com um desempenho menor (devido a taxa de leitura das mídias ser inferior a de HDs). Serve para testes. Para instalar o Ubuntu no seu disco rígido, dê um duplo-clique no ícone Instalar o Ubuntu 11.04.

Área de trabalho do Ubuntu 11.04

Passo quatro: Instalação

Aberto o instalador, ele vai pedir algumas informações como seu nome, senha para usuário, mapa de teclas, fuso horário e outras configurações importantes. Seguindo o assistente, chega-se no particionamento. Se estiver usando o WUBI, ele vai adquirir essas informações das configurações do Windows.

Seleção de idioma

Antes de instalar…

Opções de particionamento

Como o WUBI monta uma partição virtual, você não precisa se preocupar com particionamento, se estiver usando o Live CD, preste muita atenção nessa parte. Você pode seguir as opções pré-definidas pelo Ubuntu ou se você entende de particionamentos, pode montar sua própria tabela de partições com sistema de arquivo a sua preferência. Só não esqueça de criar a partição swap (área de troca,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com