TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Praticas Supervisionadas

Por:   •  13/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.088 Palavras (17 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – SI

Especificação de Requisitos de Software

Atividades Práticas Supervisionadas

6º/7º Semestre de 2016

Murilo Bruno Benedetti                     B716CJ-1            

David Manoel Mendes Cavalcante   B84674-7

Michel Dias Pinheiro de Andrade     B652FE-4                                                                                                                                                              

Sumário

Objetivo        

1.        Introdução        

2.        Requisitos de Software        

2.1 Tipos de Requisitos        

3.        Engenharia de Requisitos        

4.        Modelagem Gráfica        

5.        Prototipação        

5.1        Descrição do Problema        

5.2        Descrição da estrutura dos servidores        

5.3        Descrição dos softwares        

6.        Documento de Requisitos        

6.1 Requisitos funcionais        

6.2 Requisitos não funcionais        

7.        Modelagem        

7.1 Diagramas de Casos de Usos        

7.2 Diagramas de Classes        

7.3 Protótipos        

8.        Métodos de comunicação        

9.        Prototipagem        

10.        Cenários        

11.        Workshops de requisitos        

12.        Conclusão        

13.        Bibliografia        

Objetivo

Esse trabalho tem como foco criar um sistema que facilite no gerenciamento de controle financeiro, produtos e serviços prestados pela ONG (Organização não Governamental), “Jovens Ambientalistas” que organize todas as informações da instituição oferecendo cursos e oportunidades profissionalizantes para jovens e moradores de rua de regiões carentes a trabalhar na própria instituição, participando da criação de brinquedos através de materiais reciclados. O sistema terá fundamentos e conceitos de Engenharia de Software e desenvolvimento em diagramas de caso de uso em UML.

  1. Introdução

No trabalho será desenvolvido um escopo de um projeto de criação de software, que buscará automatizar os processos financeiros e serviços de uma ONG que oferece cursos técnicos de fabricação de brinquedos ambientais.

O desenvolvimento de um software não é uma tarefa simples, é necessário uma organização e planejamento para que seja alcançado o objetivo para satisfazer o problema a ser resolvido.

 O projeto de desenvolvimento de um software é uma atividade complexa que exige desempenho e dedicação precisando ser administrada e estruturada por pessoas capacitadas. A criação de software é dividida em algumas partes, tais como: Análise de Requisitos, documentação, processos, modelos, implementação e testes. Estes procedimentos servem para refinar o software e melhorar os processos para que o desenvolvedor siga um roteiro para adequar melhor seu trabalho.

A ONG disponibiliza cursos e treinamentos profissionalizantes gratuitos para crianças e adolescentes de fabricação e manutenção de brinquedos ambientais, entre outros que variam de acordo com tempo, podendo ter cursos de: pintura, artesanato, informática, meio ambiente, inglês e etc... Sua sede principal está localizada no Distrito Federal e abrange todos os estados do Brasil. Hoje ela conta com mais de 500 professores que são ex-alunos da mesma e mais de 15000 alunos. Sua estrutura é composta por 1 presidente que é responsável por toda a ONG ou seja tanto pela sede principal quanto suas filiais espalhadas por todos os estados do Brasil. Cada filial conta com 1 diretor, e 25 funcionários, sendo que desses 25 funcionários: 5 trabalham na parte de TI, 5 na parte de venda dos brinquedos, 5 no estoque, 5 na parte financeira e 5 na parte de RH. O diretor é responsável por , os professores e alunos são variados dependendo do estado, cada estado contra com uma filial.

A ONG tem parceria com várias empresas, sendo elas de tecnologia, logística (transporte), reciclagem ou empresas que somente ajudam com doações, dando destacar algumas dessas empresas: Dell e Google, que doam computadores que embora não se enquadrem mais nos padrões das mesmas, ainda sim são bons e atendem as necessidades da ONG, Risso e rapidão Cometa que são empresas de transporte e logística que ajudam a enviar os brinquedos prontos para o exterior, e o Correios que é responsável por entregar os brinquedos para clientes pequenos, ou pessoas físicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (474.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com