TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) - Criptografia

Por:   •  6/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  6.949 Palavras (28 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 28

Atividades Práticas Supervisionadas (APS) - Criptografia

Curso: Ciências da Computação

Turma: Cc2a68 / Cc2b68 / Cc1b

Grupo: André Bigatto de Menezes Bittencourt             RA: D424EG-8

            Keven Gomes Torres                                        RA: N206CH-7

            Lucas Mesquita Alves                                       RA: N190FE-0

            Gustavo Pizzolito                                              RA: D274AH-5

  Índice

- Objetivo do trabalho

- Introdução

- Criptografia

- Técnicas criptográficas mais utilizadas e mais conhecidas

- Dissertação AES

- Estrutura do Programa

- Relatório

- Bibliografia

Objetivo do trabalho

O objetivo proposto pelo trabalho das Atividades Práticas Supervisionadas (APS) é bem simples, explicar por meios práticos e teóricos, os conteúdos escolhidos que foram fornecidos pelo manual da APS, mas como seriam esses meios utilizados para o trabalho? E que seria exatamente o conteúdo a ser explicado? Bom, essas duas respostas estão logo abaixo desse parágrafo.

A parte teórica é dividida em duas partes: A primeira é fazer uma pesquisa explicando o que exatamente é a criptografia, seus conceitos gerais, sua história e fundamentos, e pesquisar sobre as técnicas mais utilizadas existentes atualmente e explicar suas características. A segunda parte é escolher uma dessas técnicas (com a exceção da cifra de César) e fazer uma dissertação sobre tal técnica criptográfica. Ainda na parte da dissertação, será feita uma discussão e também uma proposta de solução para um problema envolvendo um navio sendo apreendido por transportar lixo tóxico, e de como, usando a criptografia, o problema poderá ser impedido.

As próximas partes da pesquisa estão interligadas com a parte prática em si, que seria fazer um programa que consiga criptografar uma mensagem e que ao mesmo tempo descriptograsse a mensagem depois. Na pesquisa irá ser explicada a estrutura do programa e também um relatório contendo as linhas de código utilizadas.

E com essa explicação sobre o trabalho da APS já dita, nós, alunos da Unip localizada na Paraíso esperamos que pra todos aqueles que lerem nosso trabalho, poderá aprender bastante coisas e ampliar seus conhecimentos com todas as informações que conseguimos obter durante o segundo semestre do nosso ano letivo, como é ainda nosso primeiro ano ainda estamos aprendendo, mas como qualquer outro estudante por ai, sempre buscamos aprender mais e mais, e por meio de trabalhos ensinar e interessar nossa matéria para outras pessoas.

Então sem mais delongas, depois desse parágrafo, se preparem para aprender vários fatos sobre a criptografia, tanto pela teoria quanto pela prática e que obtenham cada vez mais conhecimento não só para os estudos, mas também pra vida.

Introdução

Nos dias de hoje, grande parte das pessoas no mundo tem um computador, celular, notebook, ou qualquer outro dispositivo para poder se comunicar com pessoas do mundo inteiro, e tem crescido de uma forma tão grande que as pessoas praticamente não conseguem viver sem algum tipo de dispositivo perto delas 24 horas por dia, fazendo elas se sentirem seguras enquanto tiverem essa tecnologia do lado delas, mas o que essas pessoas não sabem é que na realidade a segurança delas poderia estar mais comprometida do que elas pensam se não fosse pela criação da criptografia.

Para as pessoas que usam o whatsapp, vocês já devem ter visto essa mensagem sempre que começam uma conversa com alguém “As mensagens e chamadas desta conversa estão agora seguras com criptografia de ponta – a – ponta. Toque para obter mais informações.” Esse é um dos exemplos do que a criptografia pode fazer, o que a criptografia essencialmente faz é impedir que certas pessoas consigam ver certas mensagens e no geral proteger informações confidenciais serem vistas por pessoas não autorizadas.

A criptografia pode ser usada de várias maneiras, e tem várias técnicas fazendo com que ela tenha uma diversidade de uso extremamente vasta, e já era utilizada há muitos anos antes de nossa atualidade, um dos exemplos disso seria entre 600 a.C. e 500 a.C., quando os hebreus utilizavam a cifra de substituição simples (de fácil reversão e fazendo uso de cifragem dupla para obter o texto original), sendo monoalfabético e monogrâmica (os caracteres são trocados um a um por outros), e com ela escreveram o Livro de Jeremias.

Sua terminologia também é bastante vasta, o termo criptografia é comumente usado para se referir a área de estudo de forma abrangente Outros termos relacionados são: CriptoanáliseEsteganografiaEsteganáliseCódigo, e Criptologia. Alguns autores cunharam o termo Criptovirologia para se referir a vírus que contém e usam chaves públicas. O estudo das formas de esconder o significado de uma mensagem usando técnicas de cifragem tem sido acompanhado pelo estudo das formas de conseguir ler a mensagem quando não se é o destinatário; este campo de estudo é chamado criptoanálise.

As pessoas envolvidas neste trabalho, e na criptografia em geral, são chamadas criptógrafos, criptólogos ou cripto analistas, dependendo de suas funções específicas.

Esses são alguns fatos sobre a criptografia, mais a baixo do trabalho mais aspectos sobre a criptografia serão explicados, incluindo as várias técnicas existentes, com uma delas sendo explicada com mais detalhes, uma explicação mais abrangente sobre sua história e seus conceitos e usos gerais, e explicar como a criptografia pode ser usada em situações de emergências como, por exemplo, uma situação que envolve um navio com lixo tóxico se aproximando em áreas não permitidas. Isso é tudo pra introdução, agora aproveite o conhecimento que será adquirido ao ler as próximas partes do trabalho.

Criptografia

A criptografia, considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet.

A primeira vista ela até pode parecer complicada, mas para usufruir dos benefícios que proporciona você não precisa estudá-la profundamente e nem ser nenhum matemático experiente. Atualmente, a criptografia já está integrada ou pode ser facilmente adicionada à grande maioria dos sistemas operacionais e aplicativos e para usá-la, muitas vezes, basta a realização de algumas configurações ou cliques de mouse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (42.9 Kb)   pdf (353.8 Kb)   docx (777 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com