TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Banco de Dados

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.452 Palavras (6 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 6

 

SUMÁRIO

ATPS1

2. Arquivos Convencionais e Sistema de Banco de Dados.........................................1

3. Modelo de Dados.....................................................................................................1

3.1 Modelo Relacional..................................................................................................2

3.2 Modelo de Rede.....................................................................................................2

3.3 Modelo Hierárquico................................................................................................2

4. Modelo Utilizado.......................................................................................................2

5. Esquema e Instancia................................................................................................3

ATPS2

6. Modelo Conceitual....................................................................................................4

7. Modelo Lógico…………………………………………………………………………….4  

8. Estrutura do Modelo Relacional

2. Arquivos Convencionais e Sistema de Banco de Dados

Arquivos Convencionais

Nesse tipo de sistema os arquivos são gravados em lugar diferente, sem nenhum tipo de organização, podendo acontecer varias duplicidades de arquivos, sendo difícil de modificar e controlar ela.

Banco de Dados

Nesse sistema os dados são organizados de forma correta, facilitando a vida do usuário, sendo mais pratico localizar um cadastro tendo como vantagem a consistência e menor redundância de dados, facilidade de acesso aos dados e muito mais segurança.

 

3. Modelo de Dados

  É uma técnica de modelagem de dados usada para especificar as regras do negócio e as estruturas de dados de um banco de dados, fazendo parte do desenvolvimento de um sistema, sendo de grande importância para um ótimo projeto. Com a modelagem de dados você desenha seu sistema de informação, concentrando-se nas entidades lógicas, ela envolve uma série de aplicações teóricas e praticas, tendo como objetivo construir um modelo de dados consistente.

 

Existem cinco modelos de modelagem de dados, mais os mais conhecidos são: Modelo Relacional, Modelo de Rede e Modelo Hierárquico.

3.1 Modelo Relacional

É um modelo bem simples, que não apresenta problemas, sendo composto por um conjunto de relações. Os quadros são registrados em tabelas.

3.2 Modelo de Rede

Ele surgiu através do modelo hierárquico, mais permitindo que um registro estivesse envolvido em varias associações. Ele utiliza apontadores para os registros.

3.3 Modelo Hierárquico

Os dados São classificador hierarquicamente, ele conecta os registros em uma estrutura de dados em arvore, utilizando apontadores entres os diferentes registros.

3.4 Modelo Utilizado

Neste passo, escolhemos o modelo relacional, por ser um modelo simples que não apresenta problemas e o mais usado e o mais funcional, Ele foi desenvolvidos para facilitar o acesso aos dados, ele também possibilita aos usuários que eles utilizem uma grande variedade de abordagens. Neste modelo também o usuário pode fazer perguntas relacionadas aos negócios através de vários pontos.

3.5 Esquema e Instancia

Esquema: É representado por uma coleção de vários objetos de um ou mais usuário de banco de dados como exemplo: tabelas, seqüências, índices, etc. São associados a um banco de dados na razão de vários esquemas para um BD. O esquema pode ser Físico (nível mais baixo), Lógico (nível intermediário) e Sub-esquema (nível mais alto).

http://aprenderoracle.com/2011/03/13bancodedados/

Instancia: É a combinação da memória e dos processos que são parte de uma instalação em funcionamento ou a instância é usada para a gerência e acesso ao banco de dados. Podemos ter a mesma estrutura aplicada em vários locais, cada uma com seu conjunto de dados.

http://aprenderoracle.com/2011/03/13bancodedados/

 

6. Modelo Conceitual

[pic 1]

7. Modelo Lógico[pic 2]

                                   

8. Estrutura do Modelo Relacional

Tabelas

É um conjunto organizado por colunas com número infinito de linhas e com número finito de colunas, as tabelas interagem entre si por regras de relacionamentos (relacionamentos:travar conhecimento com pessoas, fazer amizades, manter relações). Tabelas no desafio: A tabela estacionamento se relaciona com a tabela vaga.

Tuplas

Pela matemática é um seqüência finita, em banco de dados é um registro formado por linhas e uma lista ordenada de colunas. Uma função que mapeia qualquer nome a valores respectivos sem interessar a ordem dos elementos (as ordens não interferem no produto), pois os nomes estão em interação aos elementos.

Tuplas no desafio: Nome_proprietario é um registro da tabela estacionamento, e a placa_veículo é o registro da tabela vaga.

Colunas        

As colunas são tipicamente os campos da tabela, os atributos.É um item de dado com um nome e um domínio.

Chave

São as que fazem a interação das tabelas. Chave é o conjunto de atributos que determinam cada registro. Os dois tipos de chaves que temos são: chave primaria é a chave que da unicidade ao registro, nunca se repetindo, já a chave estrangeira é formada da interação com a chave primaria de outra entidade, pode repetir varias vezes. Tendo a chave primária composta na origem a chave estrangeira também será.

 Etapa 4 - Passo 1

1. Normalização de dados

 

É um processo do qual uma tabela relacional não normalizada é transformada em um conjunto de tabelas normalizadas, causando a simplificação dos atributos de uma tabela, reduzindo as necessidades de manutenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (233.3 Kb)   docx (63.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com