TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Banco de dados

Por:   •  14/6/2015  •  Artigo  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  520 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório 4

Normalização.

Para construirmos um banco de dados eficaz, é necessário seguirmos as regras de normalizações dos modelos relacionais.

A normalização é uma forma objetiva de eliminar redundâncias e inconsistências para ter maior facilidade de manipulação e manutenção do sistema, e existem cinco formas de normalização, sendo elas: 1ª forma normal (1FN), 2ª forma normal (2FN), 3ª forma normal (3FN), 4ª forma normal (4FN) e 5ª forma normal (5FN). Na maioria dos sistemas só é necessário utilizar as: 1ª, 2ª, e 3ª forma normal, assim, o modelo já estará pronto para ser implementado. As 4ª e 5ª forma normal, só vai ser utilizada se houver necessidade, por isso, só iremos utilizar até a 3ª formal normal.

1ª forma normal (1FN)

Podemos afirmar que é a primeira etapa da normalização, através da (1FN) será construída a (2FN) 2ª forma normal, ou seja, é a base para todas as outras formas de normalização. Quando uma tabela está na sua 1ª forma normal (1FN), nela não haverá atributos multivalorados ou valores atômicos, somente haverá valores escalares, assim, não terá campos com repetições e com valores repetidos.

Seguindo o que foi proposto no enunciado sobre o sistema de estacionamento, utilizamos a tabela cadastro para aplicar a 1ª forma normal (1FN), nela usamos os atributos: Nro_ficha, Nome_proprietario, Telefone e Endereco.

Veja a tabela a seguir:

Na tabela à cima, existem redundâncias nos campos telefone e endereço, podemos afirmar que a mesma não se encontra na 1ª forma normal (1FN). Para normalizar esta tabela na (1FN), teremos que eliminar o campo endereço e criar novos campos com os atributos: Rua, Municipio, Estado, e Cep. Eliminamos também o campo Telefone e criamos uma tabela associativa com o nome Telefone para se relacionar com a tabela Cadastro com o atributo chave Nro_ficha.

Assim concluímos a 1ª forma normal, eliminando as inconsistências existentes, para darmos continuidade nas outras formas normais.

2ª forma normal (2FN)

Para uma relação (tabela) estar na 2ª forma normal (2FN), é necessário que a 1FN esteja implantada, e todos os atributos não chave sejam totalmente dependente da chave primária e depende não apenas por parte dela. Dessa forma eliminamos as redundâncias e inconsistências dos registros.

Devemos analisar cada atributo e as dependências dos mesmos com a chave primária, e remover os atributos da relação (tabela) e criar uma nova relação (tabela) para os atributos dependentes parcialmente da chave primária, para poder relacionar-se com a entidade.

Usando como exemplo do enunciado desta ATPS, a entidade Estacionamento contem os seguintes atributos: Nro_icha, Cod_vaga, Vaga, Quantidade, Valor_unitario, Subtotal.

Conforme a tabela a cima, o atributo Vaga que representa o tipo de vaga é dependente apenas da chave Cod_vaga e não da chave primária Nro_ficha. Dessa forma a tabela não esta na 2FN, pois se eventualmente mudarmos o nome do tipo da vaga, teremos que mudar em todos os registros da relação (tabela). Para essa relação (tabela) ficar na 2ª forma normal, será necessário criar outra entidade ou relação (tabela) associativa com apenas a chave Cod_vaga e o atributo Vaga.

Veja as tabelas a seguir:

Dessa forma normalizamos a relação (tabela) em sua 2ª forma normal (2FN) a chave Cod_vaga é dependente da chave primária Nro_ficha e o atributo Vaga terá apenas uma chave primária que é a chave Cod_vaga.

Assim concluímos as duas primeiras fases de normalização que são: 1ª forma normal e a 2ª forma normal (2FN).

3ª forma normal (3FN)

Para uma relação (tabela) estar na 3ª forma normal (3FN), será preciso estar na 2FN.

Não estará na 3ª forma normal (3FN) quando um campo não chave for relativo com outro campo não chave.

Veja a tabela a seguir

A relação (tabela) a cima não se encontra na 3FN, repare que o campo Subtotal é a multiplicação dos campos Quantidade e Valor_unitario, assim, o campo Subtotal é o resultado dos outros dois campos. Depois de ser realizada esta análise, devemos excluir o campo Subtotal normalizando a relação (tabela) na sua 3FN.

Veja como ficou a tabela a seguir:

E assim concluímos a 3ª forma normal (3FN), consequentemente após ter realizado as outras formas de normalização que são: 1FN e 2FN, assim, não existirá inconsistências e redundâncias na relação (tabela).

Relatório 5

Álgebra Relacional.

Criando 10 tuplas para cada relação (tabela), seguindo os conceitos tratados anteriormente (chave primária/estrangeira, relacionamento, redundância e integridade).

Criando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com