TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps banco de dados

Por:   •  9/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.151 Palavras (9 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 9

Desafio

Realizar a análise orientada a objetos, especificação dos requisitos e projeto de uma solução computacional para administrar a Biblioteca da escola ‘BOM SABER_XY’, permitindo realizar o cadastro dos usuários do sistema, os funcionários e alunos da escola, assim como os livros, revistas, periódicos e jornais, administrando os empréstimos, devoluções e reservas. O desafio será entregue por meio de quatro relatórios que serão desenvolvidos ao longo das quatro etapas.Fonte (ATPS- Sistemas de Informação 3ª Série Fundamentos de Análise Orientada a Objetos- AUTORIA:Thiago Salhab Alves Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara).

Relatório 1 – Análise dos Requisitos.

  1. Resumo 1.1 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software.

A Engenharia de Software é um ramo da engenharia cujo foco é o desenvolvimento dentro de custos adequados de sistemas de software de alta qualidade. O conceito Engenharia de Software foi proposto inicialmente em 1968, em uma conferencia organizada para discutir o que foi chamado de crise de software. Software não é apenas o programa, mas todos os dados de documentação e configuração associados, necessários para que o programa opere. O processo de Software é um conjunto de atividades e resultados associados que produz um produto de software.

Conceitos gerais: Validação de software: na qual o software é verificado para garantir o que o cliente deseja. Engenharia de software baseada em componentes: esta é a técnica para que as partes do sistemas já existam. O processo de desenvolvimento concentra-se mais na integração dessas partes do que no seu desenvolvimento a partir do início. Um método de engenharia de software é uma abordagem estruturada para desenvolvimento de software cujo objetivo é facilitar a produção de software de alta qualidade dentro de custos adequados.

Atributos de um bom software Eficiência: o software não deve desperdiçar os recursos do sistema, como memória e ciclos do processador. A eficiência inclui tempo de resposta, tempo de processamento e utilização de memória. Desafio da heterogeneidade: cada vez mais é necessário que os sistemas operem como sistemas distribuídos, através de redes, que incluem diferentes tipos de computadores, com diferentes tipos de sistemas de apoio. Engenharia de Sistemas é a atividade de especificação, projeto, implementação validação implantação e manutenção do sistema.

Processos de Software é um conjunto de atividades que leva á produção de um produto de software. Modelos de processo de software seria um modelo em cascata: considera as atividades fundamentais do processo, compreendendo especificação, desenvolvimento, validação e evolução, e as representa como fases de processos separadas. Baseia-se na ideia de desenvolvimento de uma implementação inicial, expondo o resultado aos comentários do usuário e refinando esse resultado por meio de várias versasses até que seja desenvolvido um sistema adequado. Projeto e implementação de software é o processo de conversão de uma especificação de um sistema em um sistema executável. Projeto de estruturas de dados: as estruturas de dados usadas são projetadas. Projeto de algoritmo: os algoritmos usados são projetados.

2.  Resumo 1.2 – Engenharia de Requisitos.

Engenharia tem um papel muito importante no processo de software, sendo considerado um fator ao qual se aponte para o sucesso ou fracasso de um projeto de software. Onde processo de levantar, analisar, documentar, gerenciar e controlar a qualidade dos requisitos é chamado de Engenharia de Requisitos. Existem diversas definições para requisito de software na literatura, dentre elas: Requisitos de um sistema são descrições dos serviços que devem ser fornecidos por esse sistema e as suas restrições operacionais, Um requisito de um sistema é uma característica do sistema ou a descrição de algo que o sistema é capaz de realizar para atingir seus objetivos Um requisito é alguma coisa que o produto tem de fazer ou uma qualidade que ele precisa apresentar. Com base nessas e em outras definições, pode-se dizer que os requisitos de um sistema incluem especificações dos serviços que o sistema deve prover restrições sob as quais ele deve operar propriedades gerais do sistema e restrições que devem ser efetiva no seu processo de desenvolvimento.
Engenharia de Requisitos tem como objetivo, entender de onde surgem os problemas, esta situação ocorre principalmente se for implementado um novo sistema.
É uma área de conhecimento fundamental para o desenvolvimento de Software.
Esse é o momento que o desenvolvedor terá para interagir com os usuários ou futuros usuários do sistema, usando se necessárias técnicas de psicologia. É um processo repetitivo, porem necessário.
A partir do entendimento, temos o conhecimento de todo o processo do Software, antes, durante e depois de sua implantação.
Conhecendo todos os detalhes do Negócio, antes de iniciarmos o desenvolvimento e implantação, faz com que não corramos o risco de chegarmos a um determinado ponto do desenvolvimento do projeto e ter que abortar ou voltar a uma determinada parte para realizar correções, gerando custos extras para a empresa e retrabalhos, pois a mesma já foi realizada através de uma Engenharia de Requisitos detalhada.
Sendo assim, podemos definir que os Requisitos nada mais são do que a necessidade do usuário.
Os Requisitos Funcionais são todos os pontos que serão usados pelos usuários do Sistema, tudo o que o usuário precisa saber para exercer a boa prática de uso.
Requisitos Não Funcionais são detalhes tratados através do desenvolvedor, como backup das informações, escolha da linguagem que será desenvolvido o Sistema, etc.

  1. Listagem Informal dos Requisitos obtidos.

O software tem como objetivo efetuar o controle dos empréstimos efetuados, compreendendo o empréstimo, devolução e reserva. Ao efetuar o empréstimo, o sistema deve registrar o livro emprestado, através do ISBN, data e hora do empréstimo, prazo para devolução, o funcionário que efetuou o empréstimo, dados do aluno que efetua o empréstimo.

O sistema deve cadastrar funcionarios com os dados: nome, cpf, telefone,celular endereço, data de admissão, data de demissão; deve tambem cadastrar alunos com os dados: nome, cpf, telefone, celular, endereço, matricula. Para cadastro de livros, jornais, periodicos e revistas, o sistema deve registrar: titulo, autor, isbn, edição, ano lançamento. Para a ação de reserva, o sistema deve registrar: isbn do livro, data da reserva, matricula do aluno a fazer reserva, data da baixa da reserva e o funcionario que efetuou a reserva. No momento que o aluno solicitar o emprestimo do livro reservado, deve-se baixar a reserva e criar um novo emprestimo. No ato da devolução, o sistema deverá registrar, com data e hora, baixando o emprestimo do livro. Em caso de atraso na devolução, o sistema deve gerar uma multa diaria no valor de R$ 4,00 em nome do aluno. É necessario o sistema disponibilizar um relatorio para a consulta dos alunos, com os respectivos livros, em atraso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (295.6 Kb)   docx (114.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com