TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de Fob

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.085 Palavras (5 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 5

Sumário

INTRODUÇÃO: 4

RESUMO 1.1 – CONCEITOS GERAIS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE 5

RESUMO 1.2 - ENGENHARIA DE REQUISITOS 6

LISTAGEM INFORMAL DOS REQUISITOS OBTIDOS 7

TABELA DOS REQUISITOS FUNCIONAIS DO SISTEMA 8

TABELA DOS REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS DO SISTEMA 9

RESUMO 2.1 – CASO DE USO 10

RESUMO 2.2 – DIAGRAMA DE CASO DE USO 11

RESUMO 2.3 – DIAGRAMA DE CLASSE UML 12

DIAGRAMA DE CASO DE USO E CLASSE DO SISTEMA 13

CONCLUSÃO 14

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICA 15

INTRODUÇÃO:

Neste trabalho tem como finalidade trazer reflexões tais como apresentar pesquisa elaborada, a partir dos assuntos e do conhecimento que mostrará a evolução década etapa descrita. A metodologia utilizada foi através de pesquisas elaboradas através de sites que este descrito na bibliografia. A importância deste trabalho e a forma de aprendizado para cada parte elaborada por grupo assim podemos conhecer mais sobre cada caso descrito . Esta organizado em 2 (Partes) partes em relatórios (1 e 2). Nos quais podemos descrever os seguintes relatórios Introdução ao Levantamento e Análise de Requisitos Orientados a objetos; Apresentação da UML. Abordagem resumida dos diagramas UML. Apresentação de Ferramenta para modelagem de dados. Já no segundo relatórios podemos descrever o seguinte relatório: Diagramas de Casos de Uso. Documentação dos Casos de Uso. Atores, Associações (Inclusão, Extensão); Diagramas de Classes e Objetos da UML.

Neste trabalho abordamos os seguintes assuntos: Analise de requisitos, Introdução ao Levantamento e Análise de Requisitos Orientados a Objetos, Apresentação da UML. Abordagem resumida dos diagramas UML, apresentação de Ferramenta para modelagem de dado, Introdução ao Levantamento e Análise de Requisitos Orientados a Objetos Conceitos Gerais de Engenharia de Software Concepção de Requisitos.

1 – Analise dos Requisitos

1. Resumo 1.1 – Conceitos Gerais de Engenharia de Software

Ao passar do tempo, ninguém imaginava que o software tornaria um elemento muito importante para o mundo e teria a capacidade de manipular a informação. Com muitos elementos computacionais tiveram mudanças até hoje e continuam tendo. Com este crescimento computacional, levam a criação de sistemas perfeitos e problemas para quem desenvolvem softwares complexos. As preocupações dos engenheiros de software para desenvolverem os softwares sem defeitos e entregarem estes produtos no tempo marcado, assim leva a aplicação da disciplina de engenharia de software.

Com o crescimento desse segmento muitas empresas possuem mais especialistas em TI em que cada um tem sua responsabilidade no desenvolvimento de software e é diferente de antigamente que era um único profissional de software que trabalhava sozinho numa sala (PRESSMAN, 2006).

2. Resumo 1.2 – Engenharia de Requisitos

A Engenharia de Requisitos é o processo de construção dos requisitos do sistema, sustentada nos seguintes elementos:

Interação entre usuários e desenvolvedores

Aplicação de princípios científicos (indo da psicologia à matemática)

O uso do termo engenharia implica na adoção de métodos e técnicas sistemáticas, de tal forma que o processo seja passível de repetição e garanta a definição de requisitos não-redundantes, completos, corretos, de fácil entendimento etc.

Pesquisas têm comprovado que muitos projetos de implementação de software têm falhado por problemas de requisitos, ou seja, os requisitos obtidos muitas vezes são incompletos, mal entendidos e ambíguos.Requisitos incorretos acarretam em custo para o projeto.

Este processo deve ser precedido de estudos de viabilidade que, a partir das restrições do projeto, determinam se este é ou não viável e se deve prosseguir para a identificação dos requisitos. Outra atividade que se pode considerar que faz também parte deste processo, se incluirmos a fase posterior à produção do documento, é a gestão dos requisitos (change management, sendo que as alterações podem ser causadas pelos mais diversos fatores desde inovações tecnológicas a mudanças na natureza do negócio (e conseqüentemente nos requisitos), entre outras.

O uso de prototipagem é feito em diversas fases do processo de engenharia de requisitos (por exemplo na identificação, análise e validação). Trata-se de uma versão inicial do sistema, baseada em requisitos ainda pouco definidos, mas que pode ajudar a encontrar desde cedo falhas que através da comunicação verbal não são tão facilmente identificáveis. Neste tipo de abordagem apenas são desenvolvidas algumas funcionalidades sendo normalmente desenvolvidas primeiro aquelas que são mais fáceis de compreender por parte do utilizador e que lhe podem trazer maior valor acrescentado (principalmente na prototipagem evolutiva, isto é, aquela que mais tarde é evoluída para a fase de desenvolvimento). O uso de protótipos deve ser considerado apenas mediante uma análise custo-benefício, já que os custos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (52.3 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com