TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava desenvolvimento econômico

Por:   •  12/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.192 Palavras (5 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 5

ANHANGUERA EDUCACIONAL

FACULDADE DE NEGÓCIOS E TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO - FACNET

CURSO                Bacharelado em Sistemas de Informação - BSI

DISCIPLINA        Desenvolvimento Econômico

PERÍODO                7º Semestre - Noturno (B)

Atividade Colaborativa

(Desenvolvimento Econômico)

Michelle de Oliveira Paz Sousa        RA: 1299.107.560

TAGUATINGA-DF

2016[pic 2]

[pic 3]

Michelle de Oliveira Paz Sousa        RA: 1299.107.560

Atividade Colaborativa

(Desenvolvimento Econômico)

TAGUATINGA-DF

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.   ERA VARGAS _        5

3.        ERA JK        6

4. REGIME MILITAR        6

5.        ITAMAR FRANCO        7

6.        BILIOGRAFIA        8

        

  1. INTRODUÇÃO

A mais de setenta (70) anos atrás, Getúlio Vargas subiu ao poder, tomando o corpo do Brasil em grandes movimentos, conhecido como movimentos nacional-desenvolvimentismo, que o objetivo era tomar a economia nacional em algo sofisticado do que uma simples fornecedora de produtos primários para os grandes mercados internacionais.

O período de desenvolvimentista costumava ser dividido em industrialização restringida de 1933 a 1955 e industrialização pesada 1955 a 1980.

Na época da industrialização restringida, foi pouco relevante o capital estrangeiro onde atuou em ramos menos dinâmicos e passou por todo o período de Vargas.

O governo de JK – Juscelino Kubitschek teve início na industrialização pesada, onde teve poder do capital descido externo.

Os governantes da época para ter sucesso em seus processos abandonaram políticas econômicas ortodoxas, dentre outras que determinavam que o mercado era capaz de promover grandes desenvolvimentos.

Além de desenvolverem a ideia e de planejamento, na criação de muitas agências estatais, a fim de transformarem o estado em grande aliado na economia industrial, e no intermediário entre os capitais internacionais e estrangeiros.

A grande diferença entre o governo Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, está centrado exatamente no capital externo.

Vargas teve uma a administração onde procurou manter o controle e uma grande autonomia frente aos investidores estrangeiros, havia um certo nível de conflito entre autonomia nacional e capital externo.

Já o mesmo não se pode dizer da administração de Juscelino Kubitschek – JK, onde não encontrou nem um tipo de conflito e nem risco a soberania.

O dinamismo da indústria fica sob um grande controle externo. Onde condiciona o desenvolvimento posterior da economia brasileira, onde as grandes estratégias desenvolvidas de acumulação em centros de decisões fora do Brasil.

Não devemos ver de forma esquemática os dois governos. Para os planos de Vargas de implementar industrializantes, não foi necessário utilizar o capital externo, e nem poderia, dado a índice baixo da poupança nacional, e uma grande dependência tecnológica no Brasil em relação a países centrais.

  1. era vargas

O nome Era Vargas foi dado, pois foi o período em que Getúlio Vargas governou o Brasil, seu governo durou mais de 15 anos, de uma forma continua (1930 a 1945).

Foi um grande período para o Brasil, pois sua história ficou marcada por inúmeras razões, tanto sociais quanto econômicas.

Vargas começou o seu governo no início da revolução de 1930, onde conseguiu expulsar o poder oligarquia cafeeira, onde se dividiu em três (3) grandes momentos;

        Governo provisório – 1930 a 1934;

Governo constitucional – 1934 a 1937;

Estado novo – 1937 a 1945.

Vargas iniciou o seu governo de forma provisório, onde teve o objetivo de reorganizar a vida política do País dando início um processo de centralização do poder, começando pela eliminação dos órgãos legislativos (federal estadual e municipal).

Os militares tiveram grande importância na estabilização da Revolução de 30, os “tenentes” marcaram os primeiros anos da era de Vargas, onde atuaram nos principais cargos do governo, e por esse motivo foram designados representantes do governo, onde puderam assumir o controle dos estados, essa medida veio com a finalidade de anular as antigas ações dos coronéis e as influências políticas regionais.

A Era de Vargas foi finalizada pelo golpe militar em 29 de outubro de 1945, onde ocorreram varias mudanças, onde o povo brasileiro elegeu Vargas por ser o presidente que mais fez mudanças no país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (179.7 Kb)   docx (40.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com