TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação de Gestão de Riscos

Por:   •  11/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.552 Palavras (11 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 11

AVALIAÇÃO DO MÓDULO GESTÃO DE RISCOS

ALUNO(A): RENATO MARTINS DE SOUZA

CURSO: PÓS EM GESTÃO E GERENCIAMENTO DE PROJETOS

 

1. O que são riscos?

        O risco, no contexto da Gestão de Projetos, é um evento ou condição incerta que, se ocorrer, provocará um efeito positivo ou negativo em um ou mais objetivos do projeto tais como escopo, cronograma, custo e qualidade. Um risco pode ter uma ou mais causas e, se ocorrer, pode ter um ou mais impactos.

        O risco do projeto tem origem na incerteza existente em todos os projetos. Os riscos conhecidos são aqueles que foram identificados e analisados, possibilitando o planejamento de respostas. Deve ser designada uma reserva de contingência para os riscos conhecidos que não podem ser gerenciados de forma proativa. Já os riscos desconhecidos não podem ser gerenciados de forma proativa e, assim sendo, podem receber uma reserva de gerenciamento. Um risco negativo do projeto que já ocorreu também é considerado uma questão de projeto (problema).

        As organizações entendem o risco como o efeito da incerteza nos projetos e objetivos organizacionais. Portanto, as organizações e as partes interessadas estão dispostas a aceitar vários graus de riscos, a depender de suas atitudes em relação aos riscos.

2. Qual é a diferença entre risco e incerteza?

        O Risco é quando todas as variáveis de uma situação são conhecidas e você consegue calcular as probabilidades de cada uma delas acontecerem. Depois, ao combinar os resultados, você tem uma medida precisa das chances de aquilo resultar em algo bom ou ruim.

        Entretanto, quando uma ou mais variáveis são desconhecidas, ou quando não se sabe o impacto real que cada uma delas pode ter, então estamos tratando de uma situação de Incerteza.

        Num cenário de incerteza, parece que ninguém sabe o que está fazendo. A falta de certeza não sugere um ambiente complexo demais ou um problema matematicamente intratável.

        Já o risco é visto como algo controlado e previsível, como de fato é. Mas quando você tem uma visão de risco sobre algo que é incerto, será levado ao erro de trocar o quase certo pelo totalmente duvidoso.

3. Quais são os componentes do risco?

        A natureza de qualquer risco é composta por três elementos fundamentais e podem ser caracterizados da seguinte forma:

  • Evento: é exatamente o que pode acontecer em detrimento do projeto. É onde deve ser identificada a fonte do risco, bem como seu efeito (ou consequência). Descrever os eventos é importante para facilitar a busca por alternativas. Deste modo, gerentes de risco devem explorar a natureza dos eventos de risco antes de avaliar a probabilidade e impacto da ocorrência do risco. Sem uma definição clara do evento esta avaliação torna-se mais difícil. Exemplo: ocorrer um incêndio na turbina de um avião.
  • Probabilidade do Risco: é o grau de possibilidade do evento ocorrer. Uma vez que o evento de risco tenha sido determinado, a probabilidade de sua ocorrência deve ser considerada. Dados estatísticos e a teoria das probabilidades têm um papel importante e decisivo neste processo, pois auxiliam a determinar o grau de impacto após as chances de ocorrência ter sido identificada.
  • Impacto do Risco: é a extensão da perda ou ganho que pode resultar a probabilidade de ocorrer um evento.

4. O que é gerenciamento de riscos?

        O Gerenciamento dos Riscos do Projeto é a atividade que inclui os processos de planejamento, identificação, análise, planejamento de respostas e controle de riscos de um projeto. Os objetivos do gerenciamento dos riscos do projeto são aumentar a probabilidade e o impacto dos eventos positivos e reduzir a probabilidade e o impacto dos eventos negativos no projeto.


5. Defina risco puro.

        Riscos Puros são aqueles que envolvem somente uma chance de perda, não existindo nenhuma possibilidade de ganho ou de lucro quanto ao seu impacto. Exemplo: o risco de um proprietário de um veículo colidir seu carro (no mínimo teremos uma perda financeira).

        O pressuposto é que não é necessário gerenciar ativamente o risco puro, caso se segure contra ele. O seguro é um tipo de transferência de risco.

6. Os riscos só trazem ameaças. (Verdadeiro ou Falso)

        Falso. Pois os riscos do projeto trazem tanto ameaças quanto oportunidades aos requisitos e objetivos do projeto.

7. De acordo com o DSMC identifique os cinco aspectos (facet) de risco.

  • Técnico e qualidade;
  • Desempenho;
  • Gerenciamento do projeto;
  • Organizacional;
  • Externo.

8. Quando os riscos são maiores, ao início ou no término do projeto? Justifique sua resposta.

        No início do projeto, pois a probabilidade de terminá-lo com sucesso é baixa e, portanto, o risco e a incerteza são mais altos. Normalmente, a probabilidade de sucesso vai aumentando à medida que o projeto caminha em direção ao seu término. Agora seu impacto é menor ao início do projeto e vai ampliando na medida em que o projeto caminha para seu final.

9. Por que os riscos são interdependentes?

        Os riscos são interdependentes pelos seguintes motivos:

  • Um evento de risco pode afetar outros;
  • Um risco pode causar outros;
  • A quantidade de riscos afeta as percepções.


10. Dê um exemplo de riscos da categoria gerenciamento de projetos.

        Ao examinar um terreno contaminado, o gerente de projetos e sua equipe poderão detectar que o nível de concentração de uma determinada substância tóxica atingiu índices que comprometem a situação de uma população próxima. Nesse sentido, é possível fazer ser executado o plano de resposta ao risco. Assim, uma das medidas pode ser a evacuação imediata da área. A execução das ações planejadas no plano de resposta ao risco deve dar ao projeto condições de continuar sua própria execução.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (132.2 Kb)   docx (659.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com