TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BACHAREL EM AGRONOMIA REVISÃO BIBLIOGRAFICA

Por:   •  31/1/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 6


[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO E GRADUAÇAO

CURSO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

BACHAREL EM AGRONOMIA

REVISÃO BIBLIOGRAFICA

BOA VISTA – RR

2016[pic 3]

SAMUEL DOS SANTOS BARROS

JOÃO VITOR GARCIA DE LIMA

REVISÃO BIBLIOGRAFICA

[pic 4]

BOA VISTA – RR

2016[pic 5]

Introdução

          O manejo do solo consiste num conjunto de operações realizadas com objetivos de propiciar condições favoráveis à semeadura, ao desenvolvimento e à produção das plantas cultivadas, por tempo ilimitado.

          A produtividade de solos é função, também, de alguns atributos que promove o crescimento de raízes, infiltração e movimento de água no perfil do solo, trocas gasosas, atividade biológica e mineralização de carbono. Todos esses atributos são, em parte, relacionados a propriedades e processos físicos do solo (BURGER & KELTING, 1999).

         As compactações do solo pelo uso de práticas inadequadas de manejo resultam diretamente em aumento na densidade do solo (Ds) e, por consequência, em alterações detrimentais em outras propriedades físicas, tais como: a porosidade do solo, a retenção de água, a aeração e a resistência do solo a penetração das raízes (LETEY, 1985). Hill et al. (1985) mencionam que, mesmo com o aumento da Ds, os preparos com o mínimo revolvimento podem proporcionar maior quantidade de água disponível as plantas quando comparados ao preparo convencional, apesar de tais efeitos variarem com a textura e com o teor de matéria orgânica dos solos. Outros autores argumentam que, nestes sistemas, a compactação ocasionada pelo tráfego de máquinas resulta em maiores valores de Ds e resistência do solo à penetração e em menores valores de macroporosidade (WATANABE et al., 2002), com impactos negativos na produtividade das culturas.

         Diante do exposto, esta revisão objetivou explorar os dados disponíveis sobre o tema, contribuindo para uma análise mais complexa acerca dos trabalhos existentes na sobre à qualidade física do solo e sua relação com os impactos gerados pelo seu manejo.

Importância de Estudos de Resistência à Penetração no Manejo Adequado do Solo

        A ausência de planejamento no manejo de áreas florestadas ou cultivadas faz com que o uso de técnicas inadequadas gere um ciclo de consequências negativas. Entre elas estão a má conservação do solo e da água, a erosão, a baixa produtividade e as perdas econômicas e ambientais. As modificações estruturais causadas no solo pelos diferentes sistemas de manejo podem resultar em maior ou menor compactação, o que poderá interferir na densidade do solo, na porosidade, na infiltração de água no solo e no desenvolvimento radicular das culturas (TAVARES FILHO et al., 2001).

        A compactação do solo é um processo resultante de tensões recebidas em uma área, em destaque a áreas mecanizadas ou submetidas ao pisoteio de animais. A distribuição da compactação no perfil do solo é variável de acordo com a intensidade das pressões externas aplicadas ao solo, tipo de solo e teor de umidade (RAPER; ERBACH, 1990).

        O uso do penetrômetro de impacto, aparelho que mede a resistência mecânica do solo à penetração, permite identificar a profundidade em que se encontram as camadas naturalmente adensadas ou compactadas devido ao manejo inadequado do solo. O penetrômetro de impacto tem como princípio de funcionamento a penetração de uma haste com ponteira com área de projeção no solo através do impacto de um êmbolo de massa conhecida a uma altura constante. No Brasil, penetrômetros de impacto têm sido bastante utilizados em estudos de ciência do solo para avaliar o efeito de manejo sobre a compactação do solo (STOLF et al., 1998).

        De acordo com Benghough e Mullins (1990), os penetrômetros fornecem boas estimativas da resistência mecânica do solo à penetração, uma vez que apresentam como principais vantagens a facilidade e rapidez na obtenção dos resultados. Mas o uso do penetrômetro também apresenta desvantagens devido à influência da presença de raízes e rochas no solo que aumentam os valores da resistência mecânica e também os efeitos do teor de água do solo nas leituras, cuja diminuição geralmente implica aumento da resistência ao penetrômetro (SEIXAS; SOUZA, 2007).

Variabilidade Espacial de Atributos Físico-Hídricos

        O solo apresenta heterogeneidade e sua variabilidade espacial, horizontal e vertical é dependente dos fatores de formação, bioma local e manejo de culturas (SOUZA et al., 2001). A heterogeneidade é uma característica intrínseca dos solos, porém o cultivo resulta em alterações aumentando ainda mais a variabilidade nos seus atributos (SANTOS et al., 2006).

        Assim, o conhecimento da variabilidade dos atributos do solo, no espaço e no tempo, é considerado o princípio básico para o manejo localizado das áreas agrícolas, qualquer que seja sua escala (GREGO; VIEIRA, 2005). Nesse sentido, Simões et al. (2006) ressaltam que os atributos físicos do solo influenciam diretamente o crescimento e desenvolvimento das culturas. Desta maneira, a avaliação da variabilidade espacial desses atributos é importante ferramenta na determinação de estratégias de manejo do solo que procuram aumentar a produtividade agrícola e diminuir a degradação destas áreas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (152.9 Kb)   docx (29.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com