TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencia Bibliografica

Artigos Científicos: Referencia Bibliografica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  1.910 Palavras (8 Páginas)  •  641 Visualizações

Página 1 de 8

FUNDAÇÃO EDUCACIONAL JAIME DE ALTAVILLA – FEJAL

CENTRO DE ESTUDO SUPERIORES DE MACEIÓ – CESMAC

CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAS DE ADMINISTRAÇÃO – CCSA

DISCIPLINA : METODOLOGIA DA PESQUISA .

TÉCNICAS DE APLICAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .

Maceió, Novembro de 2000

TECNICAS DE APLICAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Trabalho acadêmico destinado a cumprimento das exigências da Disciplina: Metodologia da Pesquisa do 1º Período de Administração do CESMAC / CCSA sob a orientação do Prof. Gláucio.

Maceió, 2000

RESUMO

A importância das Referências Bibliográficas em uma monografia, suas técnicas e aplicações são ressaltadas neste trabalho pelo autor. Deve ser redigida de forma a identificar e despertar a atenção do leitor na compreensão dos textos na monografia.

ÍNDICE

1. INTRODUÇÃO

2. PRINCÍPIOS BÁSICOS

2.1. ELEMENTOS ESSENCIAIS

2.2. TÍLULO

2.3. FOLHA DE REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

2.4. CITAÇÕES

2.5. OBRAS E AUTORES

2.6. RELAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

3. CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. INTODUCÃO

As técnicas de referencias bibliográficas realizadas no contexto monográfico, justifica- se pela importância de índices referênciais aos textos citados pelos autores na formulação do tema.

Sua utilização possibilita a clarear termos e aprofundar a evolução do objetivo em estudo.

As indicações bibliográficas para trabalho de graduação ou mesmo para monografias devem obedecer as normas técnicas da ABNT NBR ( 1989 ), amplamente divulgadas.

As indicações de elementos essenciais que as compõem são ressaltadas por MECEDO ( 1994.55 ) com princípios e recomendações para atender a boa redação científica, com clareza e exatidão .

2.PRINCÍPIOS BÁSICOS

ABNT ( 1989 ) afirmam que as citações bibliográficas relacionada as fontes no texto, que servem para dar maior clareza ou maior autoridade as referências de autores.

A consistência das referências é que seja compreendida facilmente, e que estejam relacionadas ao texto, adotado para monografia e publicações científicas.

2.1. ELEMENTOS ESSENCIAIS:

As referencias bibliográficas são indicadas na realização da monografia ou pesquisa científica após os capítulos, sem a numeração em algarismos romanos com início junto à margem esquerda.

2.2. TÍTULO:

O título REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS é escrito em caixa alta, centralizado a seis espaços simples da margem superior e a três do início da bibliográfica. As referências são separadas por dois espaços. Quando a referência ocupa mais de uma linha, o espaço entre elas é simples e a segunda linha se inicia na altura da Quarta letra da primeira.

2.3.FOLHA DE REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Abre-se com uma folha de apresentação numerada embaixo; no centro com o título “ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, em caixa alta.

2.4. CITAÇÕES:

Servem para enriquecer um texto, dando –lhe maior clareza ou uma maior autoridade.

A extensão de uma citação ( transcrição ) determinará sua localização no trabalho. Até três linhas deverá ser incorporada ao parágrafo. Entre aspas duplas. Exemplo : EBEL ( 1995 ) expressa idéia semelhante a de THOMPSON (1999 ), quando afirma “ testes não são alternativas para observação ( p. 35 ).

2.4.1. CITAÇÃO LONGA :

Com mais de três linhas, ficará abaixo do texto, em blocos como no início sobre a Quinta linha anterior e determinado, igualmente em cinco batidas da margem direita, em espaço simples (um) e sem aspas. Exemplo :

Consoante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com