TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Referencias Bibliograficas

Exames: Referencias Bibliograficas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  670 Visualizações

Página 1 de 3

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Segundo a ABNT – Associação Brasileira de Norma Técnica (NBR 6023/89), refere-se: “é um conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material”.

Ordenação:

Sugere-se a adoção da ordem alfabética. Quando várias obras do mesmo autor, deve-se substituir o nome do autor por um traço equivalente a seis espaços.

Aspectos gráficos:

As referências devem digitadas, usando espaço simples entre linhas e espaço duplo para separá-las. Devem ser alinhadas somente à margem esquerda, com espaço simples entre linhas.

LIVROS:

Todas as referências bibliográficas devem começar pelo nome do respectivo autor (a menos que seja desconhecido): sobrenome EM LETRAS MAIÚSCULAS seguido de vírgula, e depois as iniciais ou nomes.

Não existe nenhum motivo para substituir o nome por iniciais, quando o nome é conhecido. Além disso, é útil conhecer-se o primeiro nome de cada autor, para evitar confusões (como, por exemplo, equívocos sobre o sexo do/a autor/a).

No caso em que sejam colocadas iniciais, cada inicial deve ser seguida por um ponto e um espaço. É costume, em algumas revistas, não utilizar espaços entre as iniciais, mas isso é contrário às normas gramaticais.

Quando há dois ou três autores os nomes devem ser separados por ponto-e-vírgula. Quando há mais de três autores, pode-se colocar todos os nomes, ou colocar apenas o nome do primeiro, seguido da expressão et al. (em itálico), que é uma abreviação de “et alii”, que significa “e outros” (ou seja, é um tipo de etc.). Evidentemente, não existe ponto depois do “et”, nessa expressão.

Depois do nome do autor (ou autores) coloca-se um ponto. Quando já existe um ponto (por exemplo, quando são utilizadas iniciais), não se coloca um segundo ponto, evidentemente.

Exemplos:

KITCHER, Philip.

BERNAL, J. D.

BOYER, Carl Benjamin.

BLAKE, Ralph; DUCASSE, Curt; MADDEN, Edward.

DEBUS, Allen G. et al.

AUTOR (ES). Título (itálico ou negrito) e subtítulo se importante. Número da edição (a partir da segunda). Local de publicação: Editor, Ano de publicação. Número de páginas e volumes.

Exemplo:

BASTOS, Leandro. Manual para elaboração de projetos e relatórios de pesquisas. 3º. ed. São Paulo: Nobel, 1984. 298p.

Entidades ou instituições

Em alguns casos uma obra é de responsabilidade de uma organização ou instituição, e não de uma pessoa. Nesse caso, no lugar do nome do autor deve aparecer o nome da instituição, em letras maiúsculas.

Exemplos:

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENFERMAGEM.

BIBLIOTECA NACIONAL (Brasil).

Observação: No caso de órgãos nacionais, estaduais ou municipais, o nome do país, Estado ou município deve aparecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com