TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Balanceamento de Games - Jogo da Velha

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.153 Palavras (5 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 5

Jogo escolhido:​ Jogo da velha

Descrição do jogo: ​É um jogo de mesa, onde você precisa apenas de papel e caneta para jogar, ou qualquer lugar onde você possa desenhar o tabuleiro do jogo. O tabuleiro é simples, composto por duas linhas horizontais e duas linhas verticais, com 9 lacunas para o jogo, como na imagem:

O jogo deve ser jogado com duas pessoas. Cada pessoa escolhe um símbolo, normalmente as letras ‘X’ e ‘O’. Em turnos, cada jogador escolhe em que lacuna colocar seu símbolo. Vence quem tiver seus três dos seus símbolos alinhados na vertical, horizontal ou diagonal primeiro. Caso nenhum dos jogadores consiga, é anunciado empate, comumente conhecido como “dar velha”.

O desbalanceamento:Apesar de ser um jogo muito popular, comumente jogado em momentos de ócio e sem muitas opções de entretenimento, o jogo da velha apresenta um pequeno grau de desbalanceamento. Caso o primeiro jogador faça uma determinada jogada, normalmente colocando seu símbolo em uma das quinas do tabuleiro, isso impossibilita completamente as chances de vitória do jogador seguinte, sendo possível apenas um empate. Isso e a enorme quantidade de vezes onde um empate é possível no jogo da velha fazem com que ele acabe se tornando repetitivo e, muitas vezes, cansativo.

Possíveis soluções: Para solucionar o problema, serão levantadas duas possíveis soluções para balancear o jogo, uma mais simples, envolvendo apenas uma leve mudança nas regras, e outra mais complexa, que cria uma versão alternativa do jogo. ● Alteração nasregras:Uma forma de tornar o jogo mais balanceado é alterar as regras, de forma que não seja permitido que o primeiro jogador coloque seu símbolo nas quinas do tabuleiro, apenas nas casas do meio. Essa regra foi testada e, apesar de funcionar, impossibilitando que um jogador “trave” a

vitória do outro, torna o jogo mais difícil de vencer, dando empate com uma frequência muito maior. ● Formas alternativas: Outra maneira de tornar o jogo balanceado seria criar algumas formas alternativas de jogá-lo, porém sem alterar sua essência. Dentre as diversas possibilidades, uma delas seria criar um sistema de pontuação, onde seria necessário jogar mais de uma partida, preferencialmente 4, onde os jogadores alternam a primeira jogada e a quantidade de “primeiras jogadas” seja igual para ambos. Então, depois da quantidade de partidas determinadas, são contados os pontos (um para cada partida ganha) e o vencedor é definido. Com essa pequena variação ambos os jogadores terão a mesma possibilidade de usar o movimento que define a vitória, porém ainda existirão muitos empates. Outra forma de alterar o jogo é o que chamo de Jogo da Velha Supremo. Nele é montado um grande tabuleiro de Jogo da Velha com as mesmas proporções: duas linhas na horizontal e duas linhas na vertical, porém, dentro de cada uma das nove lacunas é montado um novo tabuleiro da mesma forma, duas linhas horizontais, duas linhas verticais e 9

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (38.8 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com