TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biblioteca digital tcc1

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.443 Palavras (10 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 10

FACULDADES DA INDUSTRIA

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

EVANDRO NOVAK

 BIBLIOTECA DIGITAL

SÃO JOSE DOS PINHAIS

MAR/2014


FACULDADES DA INDUSTRIA

CURSO DE BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

EVANDRO NOVAK

BIBLIOTECA DIGITAL

Trabalho de Análise e Projeto de Sistemas apresentado como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação no Curso de Sistemas de Informação da Faculdade das Indústrias. Orientador Profº Mauricio Antonio Ferste.

SÃO JOSE DOS PINHAIS

MAR/2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2. DESCRIÇÃO DO PROJETO        5

2.1 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL        5

3. OBJETIVOS        6

3.1 OBJETIVO GERAL        6

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        6

4. JUSTIFICATIVA        7

5. REQUISITOS DO PRODUTO        8

5.1 REQUISITOS FUNCIONAIS        8

5.1 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS        9

6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO        10

6.1 JAVA        10

6.2 ECLIPSE        11

6.3 MYSQL        12

6.4 ADOBE ACROBAT READER        13

6.5 IREPORTS        13

7. CONCLUSÃO        14

8. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA        15

9. ANEXOS        17

         


  1. 1  INTRODUÇÃO

Podemos afirmar que a utilização da tecnologia da informação nas organizações se tornou essencial para melhoria em seus processos de gerenciamento para que seus principais objetivos sejam atingidos e consequentemente, tentando ao máximo impulsionar o crescimento da empresa. Desta maneira tentando garantir que a empresa obtenha seu melhor aproveitamento dos recursos disponíveis e esteja preparada para novas tecnologias aplicadas no mercado.

As bibliotecas vêm num crescente uso da tecnologia da informação para automatização dos processos desenvolvidos dentro da mesma, desde a mudança dos papéis impressos para controle para a mudança para bases de dados com todos os dados de uma biblioteca armazenado dentro de um banco de dados, nos tempos de hoje profissionais bibliotecários em especial não podem mais ignorar computadores e as tecnologias que a tecnologia da informação a proporciona aumentando desta forma a qualidade e velocidade nos serviços prestados.

Desta forma bibliotecas vêm investindo na tecnologia da informação para aprimorar seus serviços.

 

2.  DESCRIÇÃO DO PROJETO

  1. 2.1 DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL

O sistema biblioteca digital busca a diminuição de trabalho com papéis dentro da biblioteca visando à diminuição de tempo nos processos da biblioteca. Os acervos na maioria das vezes são muito obsoletos ou antigos, com o projeto e seus relatórios pretende ter um maior controle sobre os livros que mais ficam fora da biblioteca em dias, desta forma baseando em algo concentro para solicitação de compra de novos livros.

Desta forma a implantação do sistema MARC 21 ao sistema busca ser seu diferencial.

  1. 3. OBJETIVOS
  1. 3.1 OBJETIVO GERAL

Automatizar os processos gerenciáveis de biblioteca

  1. 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar onde há processos gerenciáveis;
  • Viabilizar o melhor atendimento;
  • Gerar Relatórios de livros emprestados.
  • Verificar quais livros ficam fora por mais tempo.

  1. 4. JUSTIFICATIVA

O sistema ficará responsável por realizar o gerenciamento dos processos de uma biblioteca, visando a diminuição de problemas que acontecem ao trabalhar com manuseio de papeis no processo de gerenciamento da biblioteca. Nesse processo, envolvendo armazenamento, organização, alterações e consultas. 

  1. 5. REQUISITOS DO PRODUTO
  1. 5.1 REQUISITOS FUNCIONAIS
  1. Incluir, alterar de usuários da biblioteca, contendo as seguintes informações: nome, endereço, CPF, telefone, data de nascimento e código do usuário.
  2. Incluir, alterar de livros da biblioteca, contendo as seguintes informações: código do livro, código da categoria do livro, autor, titulo do livro, editora, quantidade de copias.
  3. Incluir, alterar e excluir de funcionário da biblioteca, contendo as seguintes informações nome, endereço, CPF, telefone, data de nascimento.
  4. Emprestar livros por usuário, contendo as seguintes informações: data do empréstimo, data da devolução, funcionário responsável pelo empréstimo, identificação do livro emprestado.
  5. Devolver livros por usuário, contendo as seguintes informações: identificação do livro emprestado, data de devolução da obra, calcular multa se a data da devolução for maior que a data prevista pra entrega.
  1. Gerar relatório de uma listagem de obras emprestadas no momento, contendo as seguintes informações: nome do usuário, titulo do livro, data do empréstimo, data de devolução.
  2. Gerar relatório que estão em atraso, contendo as seguintes informações: nome do usuário, telefone, email, data do empréstimo e data prevista para devolução.
  3. Gerar relatório de livros que fica mais fora da biblioteca, contendo as seguintes informações: nome do livro, quantidades de empréstimo no período, dias indisponível na biblioteca.
  1. 5.1 REQUISITOS NÃO FUNCIONAIS
  1. O sistema deve possuir senhas de acesso e identificação para diferentes usuários, contendo as seguintes informações: administrador do sistema, funcionário da biblioteca e leitores.
  2. O sistema necessita dos seguintes requisitos de software: Java SE Development Kit 7 Update 65, Java7 Update 65, iReports 5.6.0, MySQL Server 5.6 e Adobe Reader XI (11.0.10).
  3. Implantação do sistema MARC 21.
  1. 6. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO AMBIENTE DE DESENVOLVIMENTO

O sistema rodará em plataforma Windows com a versão Nome do Sistema Operacional        Microsoft Windows 7 Ultimate build 6.1.7600.16385 (Win7 RTM), sendo executado em 32bits, com um processador Mobile DualCore Intel Celeron B800 @1500 MHz  e utilizando uma memória Smart DDR3 2GB e um HardDisk ST98823AS ATA de 80GB.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)   pdf (235 Kb)   docx (29.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com