TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC de Marketing Eleitoral Digital

Por:   •  19/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.721 Palavras (11 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO

THAYNÁ DA SILVA AQUINO

WILLIAM DE CASTRO SILVA

CAINÃ DA SILVA GIUFRIDA

MARKETING ELEITORAL DIGITAL

SANTOS-SP

JUNHO / 2017

THAYNÁ DA SILVA AQUINO N°28

WILLIAM DE CASTRO SILVA N°32

CAINÃ DA SILVA GIUFRIDA N°04

3 A 3

MARKETING ELEITORAL DIGITAL

   Trabalho de Conclusão de Curso do

 Ensino Técnico de Administração da

       ETEC Dona Escolástica Rosa,

Realizado sob a orientação da

Professora Maria José Domingues

Santos-SP

2017

 

  1. O QUE É O MARKETING ELEITORAL?

O marketing eleitoral abrange todas as técnicas de comunicação disponíveis no mercado, iniciando-se por um trabalho de pesquisa e sondagem, que irá nortear a construção da comunicação eleitoral como um todo e do projeto de marketing político. Manhanelli (1992) cita que, o marketing eleitoral consiste em implantar técnicas de marketing político e comunicação social integrados, de forma a conquistar a aprovação e empatia da sociedade, construindo uma imagem do candidato que seja sólida e consiga transmitir confiabilidade e segurança à população elevando o seu conceito em nível de opinião pública.

No cenário político brasileiro, diversos candidatos utilizaram de técnicas de planejamento e marketing para determinar sua candidatura e permanência no poder. Cita Queiroz (2006) que na construção da imagem pública dos governantes brasileiros, do Imperador Pedro I ao presidente atual tem passado, invariavelmente, pelas mãos eximias de pintores, fotógrafos, redatores publicitários, roteiristas de vídeos e áudio, produtores e pesquisadores desde o final do século passado sob a designação marqueteiros.

Nesse sentindo, são muitos os debates sobre essa atividade que compreende desde uma análise do eleitor e do contexto social, político e econômico no qual ocorre a eleição, até a formulação e a divulgação de um discurso e de uma imagem que consiga envolver o eleitor, fazendo com que este se sinta motivado a votar em determinados candidatos.

Toda ação de marketing, seja ela, empresarial, política e eleitoral, sustenta-se no planejamento estratégico.

Para Ansoff (1990), muito se fala em planejamento estratégico, e nas organizações de maneira geral ainda se pode encontrar uma série de interpretações em relação a esta ferramenta da administração. Este se tornou o foco de atenção dos políticos, voltando-se para as medidas positivas que um candidato poderá tomar para enfrentar ameaças e aproveitar as oportunidades encontradas em seu ambiente, que praticamente são mutáveis.

Essas mudanças ocorrem nos ambientes econômico, social, tecnológico e político. O candidato somente poderá crescer e progredir se conseguir ajustar-se à conjuntura, e o planejamento estratégico é uma técnica comprovada para que tais ajustes sejam feitos com inteligência.

No campo político, o planejamento estratégico inicia com a definição do público-alvo e do posicionamento, o ponto de partida será o levantamento da identidade do candidato (suas características pessoais, história política, origem, valores, formação escolar etc.). A comunicação precisa conhecer detalhes do “produto” que irá oferecer. Segundo Vasconcellos (1970), a qualidade das informações que serão analisadas é determinante para a definição de uma estratégia adequada. Planejar com base em informações imprecisas ou erradas leva a consequências desastrosas.

Para entender de marketing político e eleitoral, se faz necessário conhecer a conceituação de marketing como um todo. Portanto, marketing é o processo usado para determinar que produtos ou serviços possam interessar aos consumidores, assim como a estratégia que se irá utilizar nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio. A finalidade do marketing é criar valor e satisfação no cliente, gerindo relacionamentos lucrativos para ambas as partes.

Segundo Kotler (1996) é a capacidade de identificar por meio de estudos científicos do mercado as necessidades e oportunidades de produtos e serviços gerados para um determinado público-alvo, trazendo benefícios financeiros e/ou administrativos aos clientes através de transações bilaterais.

O marketing eleitoral, mesmo na fase de elaboração das estratégicas de comunicação e sua segmentação, procura, essencialmente, ser eficaz. Baseia-se em técnicas e práticas geralmente conhecidas por todos, que tem evoluído muito e, sucessivamente, vindo a profissionalizar-se.

  1. A diferença entre marketing político e marketing eleitoral

Não estamos falando apenas de uma questão de nomenclatura. A diferença entre marketing político e marketing eleitoral envolve questões como estratégia, conteúdo e muito mais.

Marketing Político

O Marketing Político, ou marketing de governança, é composto por um conjunto de ações que visam divulgar as ações de um detentor de cargo eletivo durante a duração do seu mandato.

É composta de ações permanentes que é criada junto ao público, uma imagem que será usada tanto em futuras disputas eleitorais, como também em situações em que o apoio popular é necessário para se atingir um determinado objetivo político ou social, como na propositura de novas leis ou reforma da legislação existente, por exemplo.

Marketing Político é uma estratégia de longo prazo, que tem como objetivo principal a criação e divulgação de uma marca pessoal que será a base das futuras ações. A função desta estratégia é adequar o detentor de cargo eletivo ou postulante, ao seu eleitorado em potencial.

O objetivo em um primeiro momento compatibilizar os discursos com os anseios do eleitorado e tornar a pessoa conhecida de um número cada vez maior de eleitores na sua área de influência, de forma a conquistar o apoio destes eleitores para suas ações políticas e eleitorais.

O marketing político é preciso ser contínuo e por isso, principalmente nos dias de hoje, quando a informação domina a sociedade, é preciso ter uma equipe constantemente cuidando desse aspecto da vida pública.

Marketing eleitoral

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com