TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc 2 o impacto do certificado digital nas organizações

Por:   •  2/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.346 Palavras (26 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 26

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        

CERTIFICAÇÃO DIGITAL E SEUS OBJETIVOS        

ORIGENS DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL        

SEGURANÇA E FUNCIONAMENTO        

CERTIFICAÇÃO DIGITAL GOVERNAMENTAL        

     Governo federal........................................................................................................12

     Receita Federal.........................................................................................................13

     Governo Federal e Municipal...................................................................................14

TIPOS DE CERTIFICAÇÃO DA ICP-BRASIL        

PROCEDIMENTOS PARA SE OBTER O CERTIFICADO DIGITAL        

     Custos para se obter o Certificado Digital...............................................................15

AUTORIDADES CERTIFICADORAS (ACS)        

COMPARAÇÕES: ANTES E O DEPOIS DO CERTIFICADO DIGITAL        

SUSTENTABILIDADE ATRAVÉS DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL        

ENTENDENDO O ESOCIAL        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXO II        

OBRIGATORIEDADE DO USO DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL REFERENTE AS DECLARAÇÕES        


LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - ICP BRASIL        12

Figura 2 - SERPRO        13

Figura 3 - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL        13

Figura 4 - SERASA EXPERIAN        13

Figura 5 - RECEITA FEDERAL DO BRASIL        14

Figura 6 - CERTISIGN        14

Figura 7 - IMPRENSA OFICIAL        14

Figura 8 - JUSTIÇA        15

Figura 9 - PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA        15

Figura 10 - CASA DA MOEDA DO BRASIL        16

Figura 11 – SERASA EXPERIAN e e-CNPJ        19

Figura 12 – CERTISIGN e e-CNPJ        20

Figura 13 – SERPRO – RFB e e-CNPJ        20

Figura 14 – SISTEMA ESOCIAl..............................................................................................25


INTRODUÇÃO

A tecnologia é muito crescente em todo mundo, e cada vez mais o empresário tem que estar informado para se manter atualizado e competente no mercado, pois a tecnologia faz com que a vida se torne mais fácil e abre oportunidades para o ser humano ter mais conforto, praticidade em seus negócios.

Neste trabalho verificaremos tecnologias de sistemas que é uma excelente aliada em manter as empresas em excelência, demonstrando facilidade do relacionamento entre o governo, contribuinte, e o empresário, pois realiza as rotinas empresariais diárias considerando qualidade, praticidade, tempo e consequentemente aumenta os benefícios de todos, evitando assim erros, fraudes, e diminuindo os custos em geral.

Este estudo tem a intenção de abordar questões relacionadas ao certificado do Esocial que é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

CERTIFICAÇÃO DIGITAL E SEUS OBJETIVOS

É um documento de autenticidade, que assegura uma transação confiável eletronicamente, pois os indivíduos envolvidos devem apresentar suas credenciais, permitindo a troca de documentos de conteúdo sigiloso com integridade, excluindo a necessidade de assinatura em papel, pois o próprio documento tem a garantia do compromisso das partes.

O certificado digital atende as necessidades empresariais em rotinas diárias, que antes eram redundantes e cansativas, As empresas, visando estar na vanguarda da evolução proporcionada através dos avanços tecnológicos, optam por se modernizarem através da certificação digital, uma eficiente ferramenta no uso da total transparência e credibilidade que irão trazer inúmeros benefícios tais como: agilidade, redução de custos e segurança. São essas as principais vantagens da certificação digital. A certificação digital hoje permite que processos que tinham que ser realizados pessoalmente ou por meio de inúmeros documentos em papel, faça totalmente por via eletrônica. Com isso os processos tornam-se menos burocráticos, mais rápidos e, por conseguinte, mais baratos. A certificação digital garante autenticidade e integridade. O documento com assinatura digital ICP-Brasil tem a validade de um documento em papel assinado manualmente.


ORIGENS DA CERTIFICAÇÃO DIGITAL

Dar certificação a um documento é um processo muito antigo, pois há tempo cerca de 3500 A.C, faziam assinaturas com objetos de madeira ou de osso molhados em tinta vegetal, e durante a maior parte da idade média o instrumento mais usado para assinar era feito de uma simples pena de ganso, mas com o passar do tempo resolveram criar algo mais durável para assinatura, pois aqueles instrumentos antigos por ser orgânico se deterioravam muito rápido, então Lewis Edson inventou o instrumento que guarda tinta em seu interior, a chamada caneta- tinteiro, e com o passar dos anos criou-se a caneta de uso comum atual, que tem o preço mais acessível, e por isso fez muito sucesso, pois todas as classes econômicas podiam obter, para realização de manuscritos e assinaturas importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.9 Kb)   pdf (357.1 Kb)   docx (189.8 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com