TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Por:   •  15/12/2018  •  Monografia  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

BACHARELADO EM CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO

Carlos Vinícius da Silva de Souza*

Pequena analise sobre a Espionagem Digital

Sobral – CE

24 de Abril de 2014

Carlos Vinícius da Silva de Souza*

Pequena analise sobre a Espionagem Digital

Artigo científico apresentado a disciplina de Metodologia do Trabalho Científico do Curso de Bacharelado em Ciências da Computação, como primeira avaliação da disciplina.

Orientador: Prof. Francisco Raylson Gondim.

Sobral – CE

24 de Abril de 2014

RESUMO:

Este trabalho apresenta uma breve exposição sobre minha opinião sobre a espionagem digital, desde os primeiros momentos do surgimento do rádio e do código Morse até as recentes notícias amplamente divulgas acusando os Estados Unidos de espionagem e o que eles fazem com os dados das pessoas espionadas e até onde isso vai nos levar.

Palavras-chave: Espionagem digital. Computador. Hackers.

  1. INTRODUÇÃO

        

A finalidade desse artigo é discorrer a cerca da espionagem digital, de como ela vem influenciando nossas vidas e o modo como nossa intimidade estão sendo devastados por “hackers”, governos estrangeiros, bandidos e demais.

O Jornal Nacional e vários sites na internet fizeram denúncias aos Estados Unidos da América de espionar milhares de pessoas em todo o mundo, inclusive no Brasil, utilizando a internet e até mesmo aparelhos celulares.

Como fala em um artigo da Revista Veja, Carlos Grajeb1: “A internet tornou mais difícil manter a privacidade...”. Sem falar que fazemos isso inocentemente, sem nos preocuparmos com o que pessoas más podem fazer com nossos dados.

A espionagem digital é o assunto do momento, em todas as rodas de conversas, bares, jornais, escolas se debate as conseqüências de termos nossas vidas desvendadas por pessoas e governos. Mas esse assunto não deveria ter sido pensando antes?

Mas se você parar um pouco e pensar por um instante sobre isso, desde o começo da computação, existe a espionagem digital. Muitas são as maneiras encontradas por pessoas inescrupulosas para espionar nossas vidas há décadas atrás.

Começou quando se fazia uso das ondas de rádio para interceptar a mensagem do inimigo nas guerras, por exemplo, as mensagens em Código Morse. Outra coisa que surgiu após o início da computação, foi os chamados “hackers”, pessoas com alto nível em programação que tem capacidade de descriptografar códigos altamente complexos.

Os melhores “hackers” conseguem invadir muitos sistemas de segurança como, por exemplo, os sistemas de vigilância de uma empresa ou, até mesmo, do governo, sem ser pegos pela segurança, ou no seu computador, vendo todos os seus arquivos ou ligar sua web sem você saber, podem rastrear o seu celular, identificando todas as chamadas feitas pelo mesmo, mensagens enviadas, recebidas, etc. E se você estiver falando com alguém enquanto eles rastreiam seu celular, eles também ouvem as suas conversas. Eles conseguem até saber da sua vida inteira, como lugares onde costuma frequentar e o que você costuma comprar, e “clonar” as suas contas bancárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (125.4 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com