TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Universidade Federal do Acre Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Por:   •  21/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  884 Palavras (4 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2] 

Universidade Federal do Acre
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento de Software e Infraestrutura para Internet

Redes de Computadores: Laboratório 7 – DHCP

Neste laboratório, vamos dar uma olhada rápida no DHCP. DHCP é coberto na Seção  4.2 do texto. Lembre-se que o DHCP é usado extensivamente no ambiente corporativo, universitários e wireless LANs para atribuir dinamicamente endereços IP para os anfitriões (bem como para configurar outras informações de configuração de rede).

 

Este laboratório é breve, já que só vais examinar os pacotes DHCP capturados por um host. Se você também tem acesso administrativo ao seu servidor DHCP, você pode querer repetir este laboratório depois de fazer algumas alterações de configuração (como o tempo de concessão). Se você tem um roteador em casa, muito provavelmente você pode configurar o servidor DHCP. Muitas máquinas Unix/Linux (especialmente aqueles que servem a muitos usuários) têm um endereço IP estático e a manipulação DHCP nessas máquinas tipicamente requer privilégios de super-usuário. Vamos apenas apresentar uma versão do Windows neste laboratório.

 

Experimento DHCP

 

A fim de observar o DHCP em ação, vamos executar vários comandos relacionados com o DHCP e capturar as mensagens DHCP trocadas. Faça o seguinte:

 

  • Comece abrindo o aplicativo Prompt de Comando do Windows (que pode ser encontrado na pasta Acessórios). Como mostrado na Figura 1, introduzir "Ipconfig / release". O executável para ipconfig está em C: \ windows \ system32. Este comando libera o seu endereço IP atual, para que o endereço IP do seu anfitrião se torna 0.0.0.0.
  • Inicie o Wireshark.
  • Agora volte para o Prompt de Comando do Windows e digite "ipconfig / renew". Isso instrui seu host para obter uma configuração de rede, incluindo um novo endereço IP. Na Figura 1, o hospedeiro obtém o endereço IP 192.168.1.108
  • Aguarde até que o "ipconfig / renew" seja finalizado. Em seguida, digite o mesmo comando "ipconfig / renew" novamente.
  • Quando o segundo "ipconfig / renew" terminar, digite o comando "ipconfig / release" para liberar o endereço IP previamente alocado para o seu computador.
  • Por fim, digite "ipconfig / renew" para voltar a ser atribuído um endereço IP para o computador.
  • Pare a captura de pacotes.

[pic 3]

Figura 1 – Seqüência de comandos que mostram a janela do prompt de comandos ipconfig.


Agora vamos dar uma olhada na janela Wireshark resultante. Para ver apenas os pacotes DHCP, digite no campo de filtro "bootp". (O DHCP deriva de um protocolo mais antigo chamado BOOTP. Ambos BOOTP e DHCP usam os mesmos números de portas, 67 e 68. Para ver pacotes DHCP na versão atual do Wireshark, você precisa digitar "bootp" e não "dhcp" no filtro).

Vemos na Figura 2 que o primeiro comando ipconfig gerou quatro pacotes DHCP: um pacote DHCP Discover, um pacote de oferta DHCP, um pacote de solicitação DHCP e um pacote DHCP ACK.

[pic 4]

Figura 2 - O pacote DHCP Discover expandido.


O que entregar:

 

Você deve entregar uma captura de tela da janela do prompt de comando similar à Figura 1 acima. Sempre que possível, ao responder uma pergunta abaixo, você deve entregar uma cópia impressa do pacote(s) dentro do traço que você usou para responder a pergunta. Anotar a impressão para explicar a sua resposta. Para imprimir um pacote, use File-> Imprimir, escolha pacote selecionado apenas, depois linha de resumo, e selecione a quantidade mínima de detalhe do pacote que você precisa para responder à pergunta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (511.6 Kb)   docx (120.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com