TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CMMI (Capability Maturity Model Integration)

Por:   •  22/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 10

CMMI

 

Cursando: Analise e Desenvolvimento de Sistemas 

Tuma: APS 

Professor: Luiz Santana 

Aluno: Stefano Matheus 

 

CMMI:   O CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um conjunto de prática onde tem a orientação e a implementação de uma grande série de testes, com o objetivo de alcançar uma certa melhoria, aumentando o desempenho em relação organizacional, onde de forma os processos da empresa fique melhor e obtenha um resultado melhor.

No ano de 1930 o engenheiro Watts Humphrey começou a trabalhar para obter melhoria de processos com princípios estatísticos de qualidade, esses princípios foram ajustados por William Edwards Deming, Joseph Moses Juran, Philip Crosby e entre outros começaram a estender cada vez mais os princípios e começaram a aplicar aos softwares na empresa que trabalhavam na IBM e do SEI. A primeira versão do CMMI foi lançada no ano de 1980 como um modelo de avaliação e foi obtido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos onde tinha o interesse de avaliar os processos.

Em 1989 Watts Humphrey publicou um livro gerenciando todo o processo do Software onde fornece descrições dos princípios e conceitos básicos sobre os CMMs se baseiam. A partir do ano de 1991, foram feitos diversos CMMs para diversas disciplinas (Engenharia de Software, Gerência e Desenvolvimento da força de trabalho e Desenvolvimento Integrado do Processo e do Produto) estes modelos mostraram suas utilidades mas com o passar do tempo, usar vários modelos começou a demonstrar vários problemas, então logo após surgiu o CMMI que veio para amenizar os problemas de utilização de outros modelos de CMM e o resultado de evolução.

Resumo do CMMI

O CMMI é aplicado em empresas de médio/grande porte, pois são aquelas que desejam conquistar o mercado de atuação, e importante que, para a ferramenta seja eficiente, é necessário que a organização evolua junto com os processos. Essa ação só pode ser feita através de um treinador (Coaching), pois a metodologia usada, ao ser trabalhada com todo um quadro de profissionais, pretende evidenciar as modificações, modificações são necessárias para o alcance de resultados de boa qualidade.

Quem foi Watts Humphrey:

Humphrey foi um grande Engenheiro de Software americano e tinha um grande conhecimento na área de Engenharia de Software e conhecido também como “Pai da qualidade de Softwares”.

Quem foi William Edwards Deming:

Edwards foi um estatístico, professor universitário, palestrante, Edwards foi bastante reconhecido pelo seu grande desempenho em melhorar os processos dos Estados Unidos durante a 2º Guerra mundial, porém ele ganhou um reconhecimento melhor quando foi para o Japão demonstrar seu trabalho.

Quem foi Joseph Moses Juran:

Joseph foi um grande consultor de negócios onde ganhou fama pelo seu trabalho de qualidade.

Quem foi Philip Crosby:

Philip ou também conhecido como “Phil” foi um empresário e escritor estadunidense, ele contribuiu para a teoria da gestão e de métodos de gestão com qualidade.

Níveis do CMMI

Este modelo de CMMI propõe que a empresa que deseja fazer a implantação do modelo deverá evoluir graduadamente, e para obter sucesso em seus processos ela deverá passar por 5 testes.

⦁ Nível 1 - Inicial: No primeiro nível, o processo da empresa normalmente está em um caos por completo, onde ele não possui práticas definidas e as ações corresponde de maneira improvisada, onde fica a amostra uma desorganização, nessa fase tem uma grande chance de atrasamento e os custos saem mais caros, não existe planejamento e é necessário um nível de esforço alto da equipe.

⦁ Nível 2 – Gerenciado: Nessa etapa existem normalmente os processos em fase final, além disso, nesse sentido, a empresa consegue monitorar o gerenciamento dos projetos e com essa ação, a equipe consegue uma organização onde é capaz de otimizar as atividades e adquirir experiencia.

⦁ Nível 3 – Definido: No terceiro nível os processos já estão definido e proativos, pois fazem o uso de documentações e padronizações onde os processos não dependem única e exclusivamente de esforços dos colaboradores, pois pertencem a empresa.

⦁ Nível 4 – Gerenciado Quantitativamente: Os dados dos projetos são mais detalhados e ocorre um aumento da previsibilidade do desempenho de diferentes processos, a empresa coleta as informações e analisa para assimilar melhor, através dessa ação, a empresa consegue gerar objetivos, metas, melhorar a qualidade de seu produto e ter um bom desempenho no andamento dos processos.

⦁ Nível 5 – Otimizado: No último nível, a empresa, por ter coletado os dados suficientes dos seus projetos, aplica as ações adquiridas para resolver eventuais problemas, entre melhorias continuas.

Benefícios de aplicar o CMMI

⦁ Maximiza o foco;

⦁ Proporciona vantagem competitiva;

⦁ Oferece dados confiáveis e realistas;

⦁ Promove conhecimento técnico à organização e não apenas aos profissionais;

⦁ profissionais;

⦁ Diminui o retrabalho;

⦁ Melhora a qualidade dos produtos/serviços;

⦁ Permite que a empresa cumpra com maior segurança seus prazos;

⦁ Minimiza incongruências;

⦁ Viabiliza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (64.9 Kb)   docx (559.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com