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CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO

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Por:   •  29/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.700 Palavras (11 Páginas)  •  242 Visualizações

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INTRODUÇÃO:

Este trabalho tem como objetivo mostrar a noção de programação para o curso de engenharia, neste caso, o de engenharia mecânica. Os relatórios dirigidos como relatórios 1,2,3 e 4 são apresentados em formas de tópicos ao longo do trabalho, apresentando a proposta pedida na atividade pratica supervisionada. Ao fim deste, será possível conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos, assim como identificar, formular e resolver problemas de engenharia que envolvem programação. Com isso será possível desenvolver ou utilizar ferramentas e técnicas que serão vistas, a fim de atuar em grupo para a resolução de problemas. A programação efetuada neste trabalho foi simulado e compilada no programa DevC++, que auxilia na formação da programação e é uma ferramenta muito útil na vida acadêmica do engenheiro, principalmente nas áreas voltadas a computação e elétrica.

1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO

Um algoritmo pode ser definido como uma sequência finita de passos (instruções) para resolver um determinado problema. Sempre que desenvolvemos um algoritmo estamos estabelecendo um padrão de comportamento que deverá ser seguido (uma norma de execução de ações) para alcançar o resultado de um problema. São propriedades de algoritmos: ações simples e bem definidas (não ambíguas); sequência ordenada de ações; sequência finita de passos. Um algoritmo quando programado num computador é constituído pelo menos das 3 partes, sendo elas: 1. Entrada de dados; 2. Processamento de dados; 3. Saída de dados; Na parte de entrada, são fornecidas as informações necessárias para que o algoritmo possa ser executado. Estas informações podem ser fornecidas no momento em que o programa está sendo executado ou podem estar embutidas dentro do mesmo. Na parte do processamento são avaliadas todas as expressões algébricas, relacionais e lógicas, assim como todas as estruturas de controle existentes no algoritmo (condição e/ou repetição). Na parte de saída, todos os resultados do processamento (ou parte deles) são enviados para um ou mais dispositivos de saída, como: monitor, impressora, ou até mesmo a própria memória do computador. A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo)é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, a pseudo-linguagem não requer todo a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na medida que em se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação. Na área de programação usa-se operadores aritméticos, lógicos e relacionais. Operadores Aritméticos são utilizados na resolução de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores, sejam eles constantes ou variáveis. Retorna um inteiro se todos os valores são inteiros ou um real se um ou mais valores são reais. Exemplo de operadores aritméticos: + soma - subtração * multiplicação / divisão módulo: resto de uma divisão ^ potenciação Operadores Relacionais são utilizados para estabelecer uma relação entre operador e operando. Retorna sempre um booleano; true para uma relação verdadeira e falsa para uma relação falsa. Exemplo de operadores relacionais: > maior que < menor que <> ou != diferente de >= maior ou igual a <= menor ou igual a Operadores Lógicos são utilizados para estabelecer relação entre valores lógicos. Retornam sempre um booleano pois sua utilização é dada quase sempre pela combinação de operadores relacionais. Exemplo de operadores Lógicos: AND ou && "E" OR ou || "Ou" NOT ou ! "negação" 1.1. Peso Teórico Para o peso teórico, temos o seguinte calculo: Peso = Largura * Diâmetro Externo * Peso por metro Linear / 1000 Sabendo disso, e possível elaborar um modelo para o calculo do peso teórico, declarando os tipos de variáveis que utilizaremos no restante do programa. Com isso, temos:

#include <stdio.h>

int main ( ){

float pesoteorico,largura,diametroext;float pml;

printf("Largura da Bobina: "); scanf("%f",&largura);

printf("Diametro Externo da Bobina: );

scanf("%f",&diametroext);

printf("Peso por metro Linear da Bobina: ");

scanf("%f",&pml); pesoteorico=largura*diametroext*pml/1000;

printf("O Peso da Bobina e: %.2f kg \n",pesoteorico); getchar();getchar();

return 0; }

2. PROGRAMAÇÃO ESTRUTURADA C

é uma linguagem de programação compilada de propósito geral, estruturada, imperativa padronizada pela ISO, criada em 1972. C é uma das linguagens de programação mais populares e existem poucas arquiteturas para as quais não existem compiladores para C. C tem influenciado muitas outras linguagens de programação, mais notavelmente C++, que originalmente começou como uma extensão para C. C tem como ponto forte, a sua eficiência, e é a linguagem de programação preferida para o desenvolvimento de sistemas e softwares de base, apesar de também ser usada para desenvolver programas de computador. É também muito usada no ensino de ciência da computação, mesmo não tendo sido projetada para estudantes e apresentando algumas dificuldades no seu uso. Outra característica importante de C, é sua proximidade do código de máquina, que permite que um projetista seja capaz de fazer algumas previsões de como o software irá se comportar, ao ser executado. C tem como ponto fraco, a falta de proteção que dá ao programador. Praticamente tudo que se expressa em um programa em C, pode ser executado, como por exemplo, pedir o vigésimo membro de um vetor com apenas dez membros. Os resultados são muitas vezes totalmente inesperados, e os erros, difíceis de encontrar. A linguagem C é considerada de alto nível em vista de outros métodos para implementação de algoritmos no ramoda computação. A linguagem C, apesar de muito usada, necessita de um bom leiaute. Portanto alguns pontos são evitados pelos programadores, que buscam deixar o programa de forma limpa e clara para que esta lendo

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