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CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO

Relatório de pesquisa: CONCEITOS BÁSICOS DE PROGRAMAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Relatório de pesquisa  •  4.523 Palavras (19 Páginas)  •  234 Visualizações

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RELATÓRIO 1 – CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO.

Nesta primeira Etapa foi discutido diversos assuntos em grupo, através das leituras anteriores no qual, destacam-se:

Noção de Algoritmos

Algoritmos são soluções computacionais, que nos ajudam a solucionar os diversos problemas do dia a dia. Ou seja, é um conjunto de ações com propriedades especiais e específicas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. Temos que ter o mínimo de noção em algoritmos, porém os resultados finais ou ações dependem de um comando prático e que se faça entender para a sua realização.

Pseudolinguagem

A pseudolinguagem tenta aproximar os algoritmos da linguagem natural. Desta forma teremos uma linguagem simplificada aproximando a linguagem dos computadores da natural.

O Portugol é a pseudolinguagem que mais usaremos, pois ela permite ao programador pensar no problema em si e não no equipamento que irá executar o algoritmo.

Estrutura de um programa.

É uma coleção de diversas variáveis, com tipos possivelmente diferentes. Em C, os registros são declarados através da palavra reservada struct. Exemplo de uma estrutura em C:

1 struct aluno {

2 char nome [30];

3 int matricula;

4 char curso [30];

5 };Estruturas

Para acessar um campo específico de uma estrutura, deve-se compor o nome do campo que se deseja acessar com o nome da estrutura. Essa composição é feita utilizando-se do ponto

(.).Estruturas

1 struct aluno a 1, a2;

2 strcpy (a1.nome, “João”);

3 a1.matricula=123456;

4 strcpy (a1.curso, “Engenharia”);

5 a2=a1;6 if (a2==a1) {

7 printf(“São iguais.\n”);

8 } Estruturas

Tipos primitivos para representação de dados e variáveis:

Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente. Agora, vamos ver alguns exemplos como os numéricos, caractere e booleano.

Tipos Numéricos

Os tipos numéricos estão entre os primeiros implementados pelas linguagens de programação. A maioria das linguagens oferece tanto representações dos números inteiros, como representações dos números reais. As representações computacionais desses tipos são apenas aproximações desses conjuntos matemáticos, que são infinitos, não podendo ser representados na memória do computador, que é finita. No caso dos números reais, temos, também, apenas aproximações das dízimas infinitas não periódicas. A Tabela 1 mostra os principais operadores aritméticos, a forma como são representados e exemplos de como utilizá-los.

Tipo Caractere

O tipo caractere corresponde aos símbolos alfanuméricos armazenados como codificações numéricas. As codificações mais conhecidas são a ASCII (American Standard Code for Information Interchange) que utiliza os valores de 0 a 127 para codificar 128 diferentes caracteres, e a Unicode, uma tabela de codificação de 16 bits que inclui caracteres da maioria das linguagensnaturais. Em uma tabela de codificação, cada caractere é identificado com um código correspondente, conforme trecho da tabela ASCII apresentado na Tabela 6 a seguir:

Tabela 6 – Trecho da Tabela ASCII Binário | Decimal | Hexa | Caractere |

| | | |

0100 0000 | 64 | 40 | @ |

0100 0001 | 65 | 41 | A |

0100 0010 | 66 | 42 | B |

0100 0011 | 67 | 43 | C |

| | | |

Além dos símbolos visíveis, essas tabelas de codificação incluem caracteres não imprimíveis, utilizados para controle de impressão, como tabulação e quebra de linha.

Valores do tipo caractere são comumente definidos entre aspas simples nas linguagens de programação. Por exemplo, o valor caractere deve ser escrito como. Na escrita do pseudocódigo, o tipo caractere será identificado pela palavra reservada caractere e seus valores serão denotados entre aspas simples.

Tipo Booleano

O tipo booleano é certamente o tipo primitivo mais simples, pois possui apenas dois valores associados: true e false. Normalmente, o tipo booleano é empregado como sinalizador ou comutador para indicar a ocorrência de certas condições ou para desviar o fluxo de execução do programa. Ainda que algumas linguagens de programação utilizem outros tipos para essas funções, como acontece com a linguagem C, o uso do tipo booleano geralmente torna o programa mais compreensível. Como o tipo booleano apresenta apenas dois valores, somos tentados a pensar que esse tipo é representado por meio de um único bit. Contudo, devido a questões de eficiência, o tipo booleano costuma ser representado na menor célula de memória eficientemente endereçável,geralmente o byte.

Na escrita do algoritmo, o tipo primitivo booleano é identificado pela palavra especial booleano e, assim como nos outros tipos, não existe a preocupação com o tamanho necessário para armazenar esse tipo. Nesse contexto, o tipo booleano pode assumir um dos valores: “falso” ou “verdadeiro”.

Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais.

Operadores Aritméticos são utilizados na resolução de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores, sejam eles constantes ou variáveis. Retorna um inteiro se todos os valores são inteiros ou um real se um ou mais valores são reais.

Exemplo de operadores aritméticos:

* + soma

*

...

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