TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONSULTA E AGENDAMENTO DE HORÁRIOS DAS SALAS DE INFORMÁTICA

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  1.560 Palavras (7 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 7

CONSULTA E AGENDAMENTO DE HORÁRIOS DAS SALAS DE INFORMÁTICA, AUDITÓRIOS E GINÁSIO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATOS DE MINAS – UNIPAM.

Brenno Samuel Mota Veloso ¹ (UNIPAM)

Brenno.mg@gmail.com

Bruna Cardozo Gabriel ² (UNIPAM)

Brunagabriel.eng@hotmail.com

Resumo

A tecnologia está presente em todo o mundo e no dia a dia de todas as pessoas, no qual ela auxilia uma maior velocidade na comunicação e na solução de processos, logo é necessário que as empresas se adaptem à essa evolução, redefinindo a sua organização interna. Partindo desse pressuposto este estudo apresenta uma proposta de informatização no processo de consulta de horários e agendamento de aulas no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), com o objetivo de melhorar a organização desse processo, onde os alunos encontrem laboratórios de informática disponíveis para uso comum no menor tempo possível. Essa mesma plataforma informatizada, teria acesso para o professor realizar agendamentos de aulas nas salas de informática, auditórios e ginásio ou até desmarcações dos mesmos, deixando o local disponível para outro usuário, a fim de tornar o sistema mais eficiente e eficaz. A proposta foi apresentada para o Reitor e Pró-Reitor da instituição em estudo, obtendo-se resultado positivo para a execução do projeto ao analisarem que são processos que precisam de melhorias, onde todas as partes serão beneficiadas, alunos, professores e a instituição.

Palavras-chave: melhorias, tempo, tecnologia, laboratório, disponíveis.

  1. Introdução

Os avanços tecnológicos ocorridos nas ultimas décadas geraram impactos, como tentar compreender as transformações do mundo, produzir o conhecimento pedagógico sobre ele e auxiliar o homem a ser sujeito da tecnologia e, no entanto as empresas são obrigadas a ser mais ágeis para acompanhar esse processo. Neste sentido há uma enorme busca principalmente no setor da educação exigindo uma flexibilização e integração como um todo.

Assim, as entidades buscam a reconfiguração dos seus sistemas visando facilitar o acesso às informações. O local em estudo, o Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), apresenta um sistema no qual os alunos tem uma grande dificuldade para encontrar um laboratório de informática disponível de uso comum e, buscando diminuir o tempo verificou- se a necessidade da utilização de um mapeamento informatizado das salas de informática.

Segundo Luiz (2014), é necessário buscar atingir resultados em tempos cada vez menores, de modo que as empresas adotem metas progressivas, assim melhorando as performances e os níveis de satisfação junto aos clientes e consumidores, como também é imprescindível estabelecer metas para o atingimento dos resultados.

O objetivo da gestão organizacional é propiciar ao empreendimento os melhores resultados possíveis. Isso é claramente possível graças à sistematização de atividades, que visa aumentar o rendimento da empresa, levando em consideração a potencialidade de todas as partes envolvidas e a capacidade que possuem para alavancar resultados na empresa. No entanto, para uma boa Gestão organizacional, deve se levar em conta alguns fatores como, planejamento, organização, liderança e controle de recursos.

Uma empresa que não desenvolve uma gestão organizacional estruturada em planejamento, estratégias, revisão dos processos e avaliação constante dos resultados alcançados em comparação com os esperados, fica em desvantagem diante das constantes mudanças no cenário dinâmico, pois é por meio dela que são elaborados novos métodos e técnicas de atuação que garantem a sobrevivência e a adaptação em meio ao mercado.

Verificou-se que o sistema atual da instituição em estudo é ineficiente em relação ao tempo que os alunos gastam para encontrar um laboratório de uso comum disponível, logo, com o auxílio de um mapeamento online, o tempo gasto para realizar a mesma tarefa será menor. A informatização desse processo, tem objetivos paralelos, são eles:

  • Melhoria no setor organizacional;
  • Diminuir o tempo de procura pelo laboratório;
  • Maior agilidade;
  • Maior flexibilidade;
  • Disponibilizar o mapa da instituição, com indicação para chegar no laboratório livre;
  • Disponibilizar acesso ao professor para agendar e/ou desmarcar horários nas salas de informática, auditórios e ginásio.

  1. Metodologia

A instituição de ensino em estudo, conta com um serviço impresso para verificação de laboratórios de informática disponíveis para uso comum dos alunos, disponibilizados apenas em um local de cada prédio, o que dificulta e faz com que o tempo de procura por uma sala livre seja muito grande. Na figura 1, é possível ver um demonstrativo de funcionamento desse processo de horários no Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), observe:

Figura 1. Tabela de Horários do Laboratório de Informática Platina, 4º piso do Bloco G.

[pic 1]Fonte: os autores.

Segundo Miranda (1985, p.15) “Como arte e como Técnica a Organização utiliza e elabora recursos (meios, métodos ou instrumentos) para facilitar o desenvolvimento e o rendimento das entidades, assegurando-lhes as melhores condições operacionais”.

Simplificar o trabalho é racionalizar a estrutura da entidade; é empregar ou utilizar meios, instrumentos, máquinas e ferramentas de formar a tonar as tarefas mais fáceis, mais econômicas, mais proveitosas, visando obter maior comodidade e produtividade; é, enfim, empregar a menor quantidade possível de pessoal, material e recursos financeiros, na menor área, atendendo a maior clientela no menor tempo. (MIRANDA, 1985, p.142)

Com o objetivo então de melhorar, informatizar e simplificar esse processo, foi feito um protótipo com funções limitadas, afim de verificar a utilidade e a eficácia que o mesmo teria, apresentando o projeto para os responsáveis das áreas em estudo da instituição. A figura 2 que segue abaixo, mostra um exemplo da proposta realizada por meio da consulta online dos horários da instituição, veja:

Figura 2:  Modelo do processo de consulta online.

[pic 2]

Fonte: os autores.

Para verificar quais laboratórios e os horários que estão disponíveis, o usuário acessaria normalmente o “Portal” oferecido pela instituição e neste teria uma ferramenta de acesso às informações necessárias, sendo que o professor teria acesso exclusivo podendo solicitar agendamentos de aulas nos laboratórios, auditórios e ginásio, e da mesma maneira, podendo desmarcar aulas, deixando aquele local previamente reservado, livre para a utilização de usuários e/ou professores, com alteração simultaneamente no site.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (132.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com