TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  22/3/2019  •  Monografia  •  750 Palavras (3 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1][pic 2]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LUIZ EDUARDO DINIZ DA SILVA ARAÚJO

Recife, 2019

[pic 3][pic 4]

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

CURSO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

LUIZ EDUARDO DINIZ DA SILVA ARAÚJO

Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado ao curso de Bacharelado em Ciências da Computação da Universidade Católica de Pernambuco, como pré-requisito para obtenção do grau de Bacharel em Ciências da Computação, sob orientação da Professora Msc. Gilka Barbosa.

Recife, 2019

RESUMO[pic 5]


SUMÁRIO[pic 6]

1. INTRODUÇÃO        5

1.1 Motivação        5

1.2 Objetivos        5

1.2.1 Objetivos gerais        5

1.2.2 Objetivos específicos        5

1.3 Metodologia        6

1.4 Estrutura do trabalho        6

2. REFERENCIAS        6

3. CRONOGRAMA        6


1. INTRODUÇÃO

Atualmente, as organizações dependem cada vez mais da Tecnologia da Informação (TI) para que possam executar e planejar suas atividades. Para as empresas de desenvolvimento, essa dependência torna-se ainda maior, sendo que é preciso fazer o correto gerenciamento de serviços de TI tanto interno quanto do software desenvolvido para garantir a satisfação dos clientes e usuários. Uma das formas de garantir o correto gerenciamento é através da adoção de boas práticas da Information Technology Infrastructure Library (ITIL), que é uma biblioteca de práticas para processos internos do setor de TI. Esse trabalho tem como objetivo organizar o processo de manutenção de software de uma equipe de desenvolvimento através da criação de um plano de gerenciamento de mudanças baseados nas melhores práticas da ITIL. Esse plano foi aplicado e avaliado através de vários indicadores com o intuito de identificar se o mesmo melhorou o cumprimento dos prazos acordados com os clientes

1.1 Motivação

Para realizar esse trabalho, além de apresentar definições e características da governança, ITIL e COBIT foram escolhidos para serem apresentados como frameworks, devido aos frequentes registros na literatura, sendo citados como os mais utilizados na implementação da governança de TI e por se enquadrar no intuito de fornecer melhores resultados para o mesmo.

1.2 Objetivos

1.2.1 Objetivos gerais

A elaboração desse trabalho consiste em definir os conceitos de governança e sua a evolução à governança de TI, além Identificar e analisar a implementação de dois frameworks mais utilizados atualmente pelas empresas: ITIL e COBIT, com base em informações extraídas por meio de uma pesquisa realizada em empresas do Nordeste brasileiro, buscando apresentar as vantagens, desvantagens nas implementações, além de suas características.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (167.5 Kb)   docx (131.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com