TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO UNIDADE EM BETIM

Por:   •  13/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.220 Palavras (25 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 25

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

ICEI – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

UNIDADE EM BETIM

Claudio da Silva Pena

Fabrício Sávio Mateus

Lucas Lourenço De Lima

Pablo Henrique de Abreu Costa

BITCOIN: UMA POSSÍVEL ALTERNATIVA PARA A MOEDA DO FUTURO

Betim-MG

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.2 Objetivos        4

1.2.1 Objetivo geral        5

1.2.2 Objetivos específicos        5

1.3 Justificativa        5

1.4 Metodologia        6

1.5 Trabalhos Relacionados        6

1.6 Estrutura do trabalho        6

2 REFERENCIAL TEÓRICO        7

3 CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA        7

3.1 Problemas encontrados        7

3.2 Propostas e Soluções        8

3.3 Resultados esperados        8

4  A MOEDA        9

4.1 Contexto histórico e o surgimento da moeda        9

4.2 Sistema computacional e a internet        10

4.2.1 Digitalização dos mercados e financeiros        10

4.2.2 Conexão peer-to-peer ou P2P        11

4.3 Bitcoin        12

4.3.1 Origem        12

4.3.2 Como funciona        13

5 VANTAGENS E DESVANTAGENS        15

5.1 Vantagens        15

5.1.1 Custos menores        15

5.1.2 Liberdade de pagamento        16

5.1.3 Transparente e neutro        16

5.2 Desvantagens        16

5.2.1 Volatilidade        16

6 SEGURANÇA        16

6.1 Segurança nas carteiras        17

6..2 Roubo de bitcoins        17

7 CONCLUSÃO        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        21

ANEXO A – Exemplo de formulário de pesquisa        22

ANEXO B – Empresas pesquisadas através do formulário de pesquisa bitcoin        23


1 INTRODUÇÃO

Após algumas tentativas sem sucesso de introduzir na economia uma moeda que utilizasse toda a tecnologia computacional e facilitasse diversos diários das pessoas como pagamentos e transações diversas, conseguiu-se criar o bitcoin.  É uma moeda virtual para transações financeiras sem que haja intermediação de bancos ou autoridades financeiras. Não há um “dono” e o sistema é aberto a qualquer um. A moeda foi introduzida ao mundo de uma forma menos promissora, mas sobre grandes expectativas.

Inicialmente, a compreensão de bitcoin não é uma missão tão simples. Uma tecnologia inovadora que carrega conceitos de diferentes campos do conhecimento humano e, além disso, rompe inúmeros preceitos. Explicar o fenômeno pode ser uma missão ingrata. O dinheiro como meio de troca, reserva de valor e unidade de conta está presente desde muito tempo nas relações comerciais da sociedade. A ideia de que o Estado é o detentor do poder legítimo de emitir moeda e controlar as relações de troca é algo que foi culturalmente criado, parecendo muitas vezes um fato natural.

O presente trabalho tem a finalidade de apresentar como uma moeda descentralizada funcionaria na sociedade contemporânea. Com o avanço tecnológico, muitos fatores que anos atrás pareciam fantasiosos agora já são passíveis de ocorrer, como é o caso do uso de moedas virtuais. Anteriormente, existiam diversos elementos considerados críticos pra uma efetivação do projeto desejado de um sistema monetário descentralizado. Essas dificuldades, altos custos e precariedade da engenharia matemática computacional, foram suplantados com o progresso tecnológico e mais diretamente com o aumento da agilidade das trocas de informações.

Bitcoin é uma rede que funciona de forma consensual onde é possível criar uma nova forma de pagamento e também uma nova moeda completamente digital. É a primeira rede de pagamento descentralizada (ponto-a-ponto) onde os usuários é que gerenciam o sistema, sem necessidade de intermediador ou autoridade central. Da perspectiva do usuário, ela funciona como dinheiro para a Internet.

Nos bastidores, a rede compartilha um registro público chamado de cadeia de bloco ou "block chain". Este registro contém todas as transações já processadas​​, permitindo que o computador do usuário verifique a validade de cada transação. A autenticidade de cada transação é protegida por assinaturas digitais correspondentes aos endereços enviados, permitindo que todos os usuários tenham controle total sobre o envio de bitcoins de seus próprios endereços bitcoin. Além disso, qualquer um pode processar transações, usando o poder de computação de hardware especializado e ganhar uma recompensa em bitcoins por este serviço. Isso é muitas vezes chamado de mineração.

Existe um número crescente de empresas e indivíduos usando bitcoin. Isso incluindo estabelecimentos tradicionais como restaurantes, apartamentos, escritórios de advocacia e serviços populares on-line como Namecheap, WordPress, Reddit e Flattr. Enquanto bitcoin continua a ser um fenômeno relativamente novo, ele está crescendo rapidamente. No final de agosto de 2013, o valor de todos os bitcoins em circulação excediam 1.5 bilhões de dólares americanos, sendo que 1.5 milhões de dólares em bitcoins são usados diariamente (https/:bitcoin.org).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.2 Kb)   pdf (512.8 Kb)   docx (409.4 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com