TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho apresentado ao Curso de Direito, Unidade de Aprendizagem Universidade e Ciência

Por:   •  26/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.464 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

aline marcolino cardoso valim

abecê da fotografia

Içara

2017


aline marcolino cardoso valim

abecê da fotografia

Trabalho apresentado ao Curso de Direito, Unidade de Aprendizagem Universidade e Ciência,da Universidade do Sul de Santa Catarina,como requisito parcial à aprovação na Unidade.

Orientador: Prof. Dr. Gilson Rocha Reynaldo.

Içara

2017


sumário

1        a fascinante história da fotografia        3

1.1        o avanço das máquinas fotográficas        4

1.2        CONCLUSÃO        5

REFERÊNCIAS        6



  1. a fascinante história da fotografia

A descoberta da fotografia foi uma grande evolução para o ser humano, ela tornou possível transferir a realidade para um papel de forma jamais vista. A primeira imagem reconhecida pelo mundo foi realizada por um francês acirrado em seus experimentos, que logo depois com a ajuda de outros apreciadores da fotografia, ele foi se aproximando ainda mais da realidade, ou seja, tornando a fotografia cada vez mais próxima do mundo.

Depois de vários outros experimentos elaborados, em 1826 Nièpce criou a primeira fotografia real – uma paisagem fora de seu estúdio. Ele levou oito horas para tirar a foto, utilizando um tipo especial de verniz de asfalto. Em 1835, William Fox Talbot inventou o procedimento positivo-negativo. E, em 1883, a primeira foto “rasterizada”, uma invenção de Georg Meisenbach, foi impressa no jornalIllustrierteZeitung, de Leipzig.(ANDERSONRECKHENRICH; KUPP, 2013, p.19)

A fotografia foi a ferramenta chave para trazer vida as historias, agora contadas com mais emoção e realismo. Com a presença dela tudo era registrado, pois lá na frente ela teria seu uso, tanto para recordar como para contar à aqueles que não podiam estar presentes, talvez por ainda não pertencerem a este mundo. “O mundo tornou-se de certa forma “familiar” após o advento da fotografia; o homem passou a ter um conhecimento mais preciso e amplo de outras realidades que lhe eram, até aquele momento, transmitidas unicamente pela tradição escrita, verbal e pictórica.” (KOSSOY, 2001, p.26). Por exemplo, nos dias de hoje a fotografia é usada em momentos históricos e que são únicos, como casamentos e nascimentos.

MAUAD (2005) nos permite dizer que a fotografia veio para nos comover, trazer sentido as coisas, mostrar a realidade em um formato mais instigante em que cative as pessoas, ou seja, a fotografia tem um jeito mágico de mostrar além daquilo que se pode enxergar a olho nu, pois ela faz com que as pessoas busquem a essência que existe por trás, ou até mesmo ser usada como prova de algum acontecimento que afete outra pessoa que não estava no momento desses registros.

Hoje em dia tudo está em constante mudança e transformação e com a fotografia consegue-se registrar tudo isso com realidade exata. Daqui a alguns anos talvez nos esqueçamos de como as coisas do nosso mundo são bonitas e vívidas e talvez não consiga passar as informações para as próximas gerações. Assim a fotografia cada dia mais se torna indispensável e sem limites na vida das pessoas.

“Torna-se claro que a tarefa de captura fotográfica do espaço não tem fim, um limite possível, como que explode por sendas antes não imaginadas. As paisagens, o olhar, as tecnologias de registro da realidade, tudo se transforma, sem nunca sabermos, previamente, a sua direção. O desejo de captar o universo visível, as faces da matéria, das coisas e dos seres, desaparece, por fugir a qualquer objetivação, por se esconder quando sobre essa imprecisão repousamos o nosso olhar.”(BELO, 2015, P.41-54).

  1. o avanço das máquinas fotográficas

Desde o surgimento da primeira câmera fotográfica, houve grandes evoluções na sua parte técnica, pois era do interesse de muitos acelerarem a tecnologia dessas máquinas “mágicas” para facilitar o seu comercio, pois a busca por elas era cada vez mais acirrada. A partir do ano de 1877, foi quando elas ficaram mais acessíveis para amadores, e com decorrer dos anos foram crescendo.

“A Eastman lançou, por exemplo, em 1900, a câmera Brownie, que custava apenas 1 dólar, e que transformou radicalmente a fotografia em uma arte popular, legando outras empresas a supremacia por uma qualidade técnica profissional. Neste quesito, dois fabricantes de lentes se destacaram no mercado pela excelência da construção óptica, a Carl Zeiss e a Schneider, ambas alemãs, e que contribuíram largamente para o aumento da capacidade luminosa e qualidade da imagem formada.”(SALLES, 2004, P.12).

Nos dias de hoje ela continua sendo muito cobiçada, e podemos dizer que a sua evolução foi inquestionável, isso tudo pela ambição do ser humano, que nunca está satisfeitocom o que lhes é apresentado, logo o comercio também não pode ficar para trás, pois, a melhoria continua faz parte da essência do comercio.

“A fotografia expandida existe graças ao arrojo dos artistas mais inquietos, que desde as vanguardas históricas, deram início a esse percurso de superação dos paradigmas fortemente impostos pelos fabricantes de equipamentos e materiais, para, aos poucos, fazer surgir exuberante uma outra fotografia, que não só questionava os padrões impostos pelos sistemas de produção fotográficos, como também transgredia a gramática do fazer fotográfico.”( JÚNIOR, Rubens Fernandes, 2006, p. 11).

Esta grande invenção dos dias atuais pode ser vista em qualquer parte do mundo nas mãos dos amantes da fotografia, pois sua evolução foi tão grande que hoje está presente em computadores e notebooks, através de minicâmeraschamadas webcam, em celulares e tabletes, onde ficam acopladas aos aparelhos eletrônicos e da onde estiver pode-se registrar o momento, que ficara armazenado por tempo indeterminado.

FELIZARDO; SAMAIN(2007) nos mostram o fenômeno que a fotografia foi, pois revolucionou a memória, os pensamentos mudaram e até mesmo a vida social mudou. Após a sua criação as visões sobre tudo mudou. Ela com sua chamada visão imparcial, precisa, teve uma grande participação no avanço tecnológico, um deles foi à informação, nos contos históricos, o mundo social e entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (209.6 Kb)   docx (74.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com