TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadastro Funcionário

Por:   •  27/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.213 Palavras (5 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E TADS

Júlia Rebeca Buarque (TADS- 8409155237)

Mailane Fernandes (TADS – 1299274012)

Michele Batista (SIS – 9902004606)

Robson Barreto (SIS – 9902009471)

Wander Bueno (TADS – 8208778553)

E-BUSINESS

Trabalho apresentado ao Curso de Sistemas de Informação e TADS, do Centro Universitário Anhanguera referente a Disciplina de Sistema de Informação.

Orientadora: Prof.ª Fernanda Pereira Caetano.

São Paulo, 24 de Setembro de 2015.

Júlia Rebeca Buarque

Mailane Fernandes

Michele Batista

Robson Barreto

Wander Bueno

E-BUSINESS

São Paulo, 24 de Setembro de 2015.

SUMÁRIO


        RESUMO        

Quando falamos de E-Business, se deparamos com diversas concepções sobre o assunto, porém neste trabalho nos focamos em abordar os temas que nos foram estabelecidos que são: Os Fundamentos do E-Business, Os Modelos de E-Business e Estratégias organizacionais para o e-business além de uma breve conceituação sobre o que é o negócio eletrônico.

Esperamos que o conteúdo apresentado seja satisfatório para a compreensão do assunto e que a execução desta obra embasada em pesquisas externas, assim como o debate sobre a temática nos proporcione conhecimento e maior aproveitamento da Disciplina.


INTRODUÇÃO

Nos últimos anos, podemos notar que o mercado está cada vez mais competitivo, e fatores como o relacionamento entre as empresas e seus clientes e fornecedores, a velocidade do atendimento ao cliente e a eficiência nos processos empresariais fazem a diferença para alcançar o sucesso.

Os Sistemas de Informação são peça fundamental para as empresas, pois auxiliam na integração dos processos organizacionais e tomada de decisão.

O E-Business como parte disto, também é uma solução que proporciona melhorias nas organizações e que vem sendo cada vez mais adota nos últimos tempos.

A seguir abordaremos alguns conceitos sobre este tipo de negocio e os impactos nas organizações.


Conceito de E-Business

Antes de nos aprofundarmos nos temas delimitados, primeiramente iremos apresentar a seguir o conceito de E-Business.

Segundo Alexandre Poseddon - Consultor de E-business e Planejamento Estratégico -, E-Business pode ser definido como "a utilização máxima do potencial tecnológico da informação, atualizando processos e aumentando a valorização do cliente para a empresa.".

O termo que é um acrónimo do inglês Electronic Business (negócio eletrônico) foi popularizado pela IBM em 1997 sendo associado a novas oportunidades em negócios altamente conectados, uma ligação diretamente a internet. Porém e-business vai muito além de vendas de produtos ou serviços pela internet, é um ramo muito amplo que oferece uma gama de serviços, dentre eles podemos citar os mais conhecidos que são: E-commerce, E-procurement, E-CRM (Costumer Relationship Management), E-ERP (Enterprise Resource Planning) e E-DSS (Decision Support System). Algumas das principais vantagens que o e-business oferece são: Integração, Agilidade e Transparência.


Fundamentos do E-Business

Com o conceito bem definido, podemos apresentar os fundamentos do E-Business nas organizações.

A ideia de um projeto e-business é que todas as informações devem estar disponíveis através de um meio eletrônico, pois na forma digital, “a informação torna-se viva”. Ela pode ser analisada criativamente, localizada rapidamente, atualizada facilmente e compartilhada amplamente.

Os principais objetivos são melhorar a satisfação do cliente e reduzir o custo operacional. A integração do processo permite que as empresas ganhem eficiência operacional, melhorem o fluxo de informações entre os vários departamentos e construam padrões dentro dos processos de negócio.

O e-business engloba uma forte componente de comunicação. Esta tem vindo a permitir que na nova economia surjam parcerias muito assentes em plataformas eletrônicas (Riemer, Klein e Selz 2001).

O verdadeiro desafio do e-Business é ter a tecnologia e o negócio alinhados de forma a obter reais vantagens competitivas.


Modelos de E-Business

Como já foi afirmado anteriormente, o E-Business tem uma grande abrangência e se estende a vários mercados sendo eles de Administração pública, Empresas ou Consumidores.

A seguir alguns exemplos de cada Modelo de E-Business.

• G2G (Government to Government) – Transações entre a administração pública, ou seja, comunicação sobre meios eletrônicos entre várias áreas, único modelo de negócio eletrônico não aplicável no Brasil, onde o cidadão (ou consumidor) disponibilizaria informações ou negócios ao governo.

• G2B (Government to Business) – Transações entre a administração pública e as empresas, como por exemplo: publicação de concursos públicos em meios eletrônicos;

• G2C (Government to Consumers) – Referente àquelas iniciativas no campo do governo eletrônico, voltadas para o provimento de informações e serviços aos cidadãos, bem como de interação direta entre o cidadão e o governo e inclusão digital, considerando tanto meios virtuais e/ou físicos. Ex.: Publicação de resultados de candidaturas ao ensino superior.

• B2G (Business to Government) – Transações entre as empresas e a administração

Pública. Ex.: Entrega de documentos referentes ao IRC;

• B2B (Business to Business) – Transações entre as empresas, um exemplo poderá ser o realizar de encomendas a fornecedores utilizando meios eletrônicos (nomeadamente através da comunicação direta entre os sistemas de informação de ambas as empresas);

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (126.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com